10 Vilões da Marvel que passaram a ser heróis!

Capa da Publicação

10 Vilões da Marvel que passaram a ser heróis!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Venom

Encabeçando essa lista está um dos maiores inimigos do Homem-Aranha. Venom. Porém, não estou falando de Eddie Brock, o hospedeiro original - ainda que ele tenha mudado seu comportamento nos últimos anos, agindo como um anti-herói, e agora adotando o manto de Anti-Venom.

Falo do simbionte. Tendo passado de mãos em mãos - ou hospedeiros em hospedeiros - ao longo dos anos, ele finalmente se estabeleceu no corpo de Flash Thompson, e passou a ser controlado por ele, se tornando praticamente a arma principal de um herói... Na maior parte do tempo.

Imagem de capa do item

Mulher-Aranha

Assustada com a recém descoberta de seus poderes, Jessica Drew procurou refúgio e encontrou em uma base da HIDRA disfarçada. Ela foi treinada e aprendeu a controlar seus dons, e logo foi subindo nos rankings da organização, se tornando uma assassina profissional.

Sua primeira missão foi a de encontrar e matar o líder da SHIELD na época, Nick Fury. Contudo, ela se rebelou no meio da missão, abandonando o grupo terrorista e passando para o lado dos heróis.

Imagem de capa do item

Vampira

Outra que logo perdeu o controle de seus poderes e, consequentemente, fugiu desesperada foi a Vampira. Ela passou a se cobrir para evitar contato com outras pessoas, e logo conheceu a vilã Mística, que a criou como sua própria filha. Mística transformou toda solidão, desespero e repressão de Vampira em raiva, e logo fez com que ela fizesse parte de sua Irmandade dos Mutantes.

Depois de um contato com a heroína Miss Marvel (Carol Danvers, na época), a Vampira absorveu seus poderes e memórias por um tempo indeterminado, o que a fez entrar em uma grande confusão mental, e levou-a a pedir ajuda de Charles Xavier. Futuramente, ela entraria para os X-Men.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro

Clinton Barton foi criado por seu pai abusivo, que logo morreu, deixando-o junto de seu irmão. Os dois se juntaram a uma trupe itinerante. Uma vez, encantado pelos atos heroicos do Homem de Ferro, Clint resolveu se tornar um herói também, contudo, foi confundido com um criminoso e acabou tomando raiva dos heróis num modo geral.

Ele se tornou parceiro de uma outra vilã - que se tornaria heroína - dessa lista, e os dois entraram em inúmeros conflitos com o Homem de Ferro. Ainda assim, ele mesmo nunca gostou da vida de criminoso, e logo se redimiu, entrando para a segunda formação dos Vingadores.

Imagem de capa do item

Visão

Criado por Ultron para destruir os Vingadores um a um, a carreira de vilão do Visão durou tanto quanto sua primeira missão. Ele confrontou a Vespa e o Homem-Formiga, seus "avós", a mando de seu criador, mas acabou confuso pelas memórias implantadas em seu subconsciente.

Ele ajudou os Vingadores a invadirem a base secreta e derrotarem Ultron, e então foi convocado para a equipe do Capitão América, recebendo o aval de outros membros fundadores como o Thor e o Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Surfista Prateado

Norrin Radd era um homem de coração bom que vivia no pacífico planeta Zenn-La. Tudo em sua vida mudou quando Galactus estava prestes a devorar seu planeta. Ele se ofereceu como arauto, na esperança de poder encontrar planetas inabitados que pudessem saciar a fome do Devorador de Mundos.

Porém, quando Galactus o transformou no Surfista Prateado, fez questão de apagar todas as suas memórias, o que fez com que ele fosse o porta-voz de trilhões de mortes pelo universo. Depois de seu primeiro conflito com o Quarteto Fantástico, ele passou a recobrar sua consciência aos poucos, o que o levou a se separar de Galactus e encontrar as respostas para seu passado.

Imagem de capa do item

Doutor Octopus

Em uma reviravolta inesperada, prestes a morrer de câncer, o doutor Otto Octavius criou uma armadilha para Peter Parker, trocando de corpo com o herói. A partir dali, ele seria superior. Contudo, Otto não esperava que a consciência residual de Peter reverberasse tanto em seus atos, o que lhe fez prometer que tentaria ser um herói.

Ainda que moralmente ambíguo, Otto conseguiu desenvolver e aprimorar várias das capacidades do Homem-Aranha, se tornando um herói superior. Porém, ao ver que não tinha mais condições de empreender sua luta, ele fez questão de morrer como um herói, deixando Peter assumir novamente completo controle de seu corpo físico.

Imagem de capa do item

Emma Frost

Inicialmente uma aterrorizante vilã dos X-Men, Emma Frost era a Rainha Branca do Clube do Inferno, uma organização oculta de mutantes dispostos a comandar o mundo dos bastidores. Ela foi responsável por inúmeras caçadas e ataques a mutantes do Instituto Xavier para Jovens Superdotados, principalmente Kitty Pryde.

Porém, com os anos, ela se revoltou contra o líder do Clube do Inferno, Sebastian Shaw, e passou a agir de modo mais heroico, ainda que seu jeito áspero e malicioso não tenha a abandonado completamente.

Imagem de capa do item

Viúva Negra

Natalia Romanova era uma menina dotada de extremas qualidades físicas, sendo bem treinada pela KGB, tornando-se uma espiã e assassina implacável. Ela foi para os Estados Unidos, onde se deparou com a missão de atacar o milionário Tony Stark e recuperar os segredos de sua empresa.

Ela se tornou uma das maiores inimigas do herói blindado, e foi quando conheceu o Gavião Arqueiro. Os dois entraram em uma parceria, e logo ela percebeu o quanto o amava, de modo que não desejava mais trabalhar para os russos. Ela então foi desligada de sua missão e passou a procurar os Vingadores, associando-se a eles.

Imagem de capa do item

Magneto

O maior inimigo dos X-Men, Magneto é um personagem cheio de idas e vindas. Inúmeras vezes ele já se juntou aos X-Men por propósitos egoístas e pessoais, contudo, na última década, ele parece ter firmado definitivamente os pés na equipe, tornando-se braço direito de Ciclope e lidando com questões pessoais, além de se envolver amorosamente com a Vampira.

O vilão então passou a ser herói, trabalhando nos mais diferentes níveis dentro da equipe, e ainda que seja até hoje recebido com desconfiança pelos X-Men, é um herói formidável, que inclusive irá liderar sua própria equipe de Filhos do Átomo após as Guerras Secretas.

Imagem de capa do item

Menção Honrosa: Doutor Destino

Trata-se de uma menção especial, pois considerar Destino um vilão é ser negligente. O personagem sempre se viu como um herói, e já realizou atos que salvaram mais pessoas do que muitos heróis. Ele se tornou, graças a sua arrogância, um ser prepotente e audacioso, o que acabou o colocando no caminho de todos os ditos heróis ao longo de sua carreira.

Porém, assim como outros da lista, Victor é um personagem de idas e vindas. Mais recentemente, ele vinha sido desconstruído lentamente para se tornar alguém com vontades boas. Contudo, tudo mudou quando tivemos a revelação de que ele era, na verdade, um dos principais vilões da fase Hickman nos Vingadores e Novos Vingadores.

Ainda assim, nas atuais Guerras Secretas, Victor conseguiu reconstruir um mundo e povoá-lo com heróis e vilões de todos os cantos, dando uma nova chance para que a humanidade sobrevivesse.