10 vezes em que o Superman derrotou o Batman
10 vezes em que o Superman derrotou o Batman
Um dia é do Cavaleiro das Trevas… o outro é do Homem de Aço!
Embora sejam membros fundadores da Liga da Justiça e melhores amigos, o Batman e o Superman já perderam as contas de quantas vezes saíram no tapa, seja nas HQs, no cinema, nas animações e até mesmo no universo dos games. E nessa disputa, a grande maioria dos fãs sempre vê o Cavaleiro das Trevas dando uma surra no Homem de Aço.
Mas nem sempre é assim. Algumas vezes, Kal-El sabe revidar, e quando isso acontece, vemos o Último Filho de Krypton superando seu adversário. Pensando nisso, aqui estão dez vezes em que o Batman foi derrotado pelo Superman.
Créditos: Divulgação
O ataque do Homem de Kryptonita!
Começamos essa lista relembrando todas as vezes que os heróis estavam fora de si e/ou possuídos por algum inimigo que só queria ver a dupla se destruindo. Nosso primeiro exemplo deriva de Superman/Batman #23, de 2005, quando o Homem de Kryptonita assumiu o corpo do Batman.
Felizmente, o Superman consegue derrotar o inimigo usando a inteligência, não se deixando ser afetado pela radiação emitida pelo vilão no corpo de seu amigo. Ele consegue enclausurá-lo em uma caixa de chumbo, mesmo sendo atacado pelos gadgets do Cavaleiro das Trevas.
Batman é feito de fantoche... de novo
Superman/Batman inclusive continuou sendo um grande palco para os confrontos dos dois heróis. E na edição #33, Bruce Wayne foi mais uma vez possuído para que lutasse contra Clark Kent. Dessa vez, o vilão foi o parasita alienígena Blackrock.
Ele toma conta do corpo do Batman, e garante ao herói super-força e durabilidade, e logo começa a espancar o Superman. Contudo, o vilão acha que o Homem de Aço não teria coragem de matar seu amigo, e é justamente neste momento que Clark vai para a porrada, sabendo que Bruce preferia morrer a ser feito de fantoche por um vilão.
A armação de Maxwell Lord
Mas não pense que o Cruzado Encapuzado é o único que é feito de bobo por seus inimigos. Certa vez, nas páginas de Action Comics #829, também de 2005, o Superman começa a travar um duelo mortal com Darkseid, em uma arena.
Contudo, tudo não passa de uma armação de Maxwell Lord. Enquanto o Superman acha que está lutando contra o Novo Deus de Apokolips, ele está na verdade massacrando o Batman na sede da Liga da Justiça. Por pouco, o Homem de Aço não mata seu amigo, conseguindo parar antes de cometer um grande erro.
Sob a influência da Hera Venenosa
Uma das sagas mais populares do Cavaleiro das Trevas é Batman: Silêncio, que traz o resgate de vários vilões da galeria do herói. Uma delas é a Hera Venenosa, que usa seus esporos para controlar o Superman, enviando-o para matar o Batman e a Mulher-Gato.
Embora o Batman tenha a vantagem, chegando a usar um anel de Kryptonita, é o Superman quem leva a melhor, usando até mesmo um carro para atacar seu amigo. A única coisa que acaba com a briga e faz com que Clark Kent se controle é a memória de Lois Lane.
O Cavaleiro das Trevas e o medo
Finalizando a lista dos "possuídos ou influenciados por algum inimigo", temos o momento em que o Batman toma uma dose cavalar do gás do medo do Espantalho, misturada com o Veneno do Bane. Irado e fora de si, ele começa a atacar seus aliados, incluindo a Mulher-Maravilha.
A amazona logo aciona o Superman, que aparece para impedir seu amigo, embora tente não machucá-lo. No entanto, quando o Cavaleiro das Trevas se torna uma ameaça aos inocentes, Clark apenas dá um golpe, fazendo-o voar longe e ficar fora de combate. Isso aconteceu em Batman: The Dark Knight #5, de 2012.
Batman esmagado entre a Foice e o Martelo
Entre a Foice e o Martelo apresenta uma versão bem diferente do Universo DC, tendo uma versão onde o Homem de Aço caiu na União Soviética. Aqui, também conhecemos um novo Cavaleiro das Trevas: Batmankoff, que é um inimigo jurado do Superman.
Ele arma seu plano, inclusive usando a Mulher-Maravilha de isca e deixando o Superman sem poderes. Porém, mesmo sem suas habilidades, Kal-El continua lutando. Ao fim, para não ser capturado e feito de refém, Batmankoff se explode, afirmando que isso era prova da sua superioridade ao Filho Vermelho.
Capacho de Lex Luthor
Em Lex Luthor: Homem de Aço, somos apresentados ao que parece ser um universo alternativo. Assim, Lex Luthor, querendo destruir o Superman de uma vez por todas, presenteia o Batman com um grande fragmento de Kryptonita.
E engana-se quem pensa que essa vira uma luta fácil por isso. Com seu super-sopro, o Homem do Amanhã consegue tirar a rocha das mãos do Cavaleiro de Gotham, e a luta se acirra tanto que o Superman deixa Bruce no chão, todo quebrado, se recusando a matá-lo no último segundo apenas.
Injustiça para todos!
Todo fã da DC Comics conhece ou pelo menos já ouviu falar de Injustice: Gods Among Us, o jogo de luta desenvolvido pelos criadores de Mortal Kombat. A história se expandiu para as HQs, e mostra o Superman se tornando um ditador insano depois da morte de Lois Lane.
Na edição 35 da revista, vemos o Homem de Aço indo para a Batcaverna enfrentar o Batman, seu novo inimigo nº 1. Ao chegar lá, ele nem se esforça, e logo consegue desferir um golpe arrasador, quebrando a coluna do Cavaleiro das Trevas, fazendo até o Bane ficar com inveja!
Fundadores da Liga da Justiça
Falando da batalha mais recente desta lista, podemos lembrar do começo da fase da Liga da Justiça nos Novos 52, no próprio arco denominado "Origens". Aqui, vemos a equipe se formando lentamente no meio da guerra contra Darkseid, mas com várias rixas internas.
Um dos momentos mais incríveis se dá quando o Superman começa a lutar contra o Batman e o Lanterna Verde. Ele derrota Hal Jordan rapidamente, e consegue enfrentar Bruce Wayne, mesmo com ele esvaziando seu cinto de utilidades. No fim, o Flash chega para apartar a briga, mas o ponto da vitória já tinha ido para Clark Kent.
"Diga-me... você sangra?"
Quando essa frase foi dita no trailer de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, os fãs foram à loucura. Ela logo se tornou um slogan do filme e virou um meme incontrolável. Claro que, no filme, ela foi dita pelo Batman, que realmente fez o Homem de Aço sangrar.
Mas o Superman teve sua vingança em Liga da Justiça. Após ser ressuscitado, ele facilmente pega o Cavaleiro das Trevas -- que, devemos admitir, nem sequer estava tentando lutar -- e quase o mata. A sorte de Bruce é que Lois Lane existe e apareceu na hora para apartar a briga.