10 Vezes que os quadrinhos contribuíram para a causa LGBTQ+!

Capa da Publicação

10 Vezes que os quadrinhos contribuíram para a causa LGBTQ+!

Por Mike Sant'Anna

Estamos em Junho, onde tem sido comemorado o Pride Month (Mês do Orgulho), um mês  onde estamos criando mais conscientização sobre a causa LGBTQ+ e toda sua luta. Assim sendo, vamos lembrar alguns momentos onde os quadrinhos serviram como um grande passo nessa luta.

Imagem de capa do item

A criação dos X-Men

Toda a criação dos X-Men por si só, já foi uma grande vitória na causa LGBTQ+. Mesmo que os personagens não tenham sido criados com este intuito, desde a década de 60 eles tem sido usados como alegorias e alusões à minorias que lutam frequentemente contra opressão e preconceito.

Não é à toa que geralmente fãs LGBTQ+ de quadrinhos costumam gostar tanto de X-Men, eles se sentem representados.

Imagem de capa do item

Casamento do Estrela Polar

Talvez um dos eventos mais recentes, foi quando em 2012, o primeiro personagem abertamente gay da Marvel, resolveu se casar com seu antigo namorado, protagonizado o primeiro casamento gay da Marvel.

Obviamente isso gerou bastante polêmica, pois os dois estavam na capa do quadrinho, mas após tantos casamentos entre "Peters e Mary Janes", os gays conseguiram ter um relacionamento bem sucedido nos quadrinhos que os representasse.

Imagem de capa do item

Criação da Batwoman

No lado da DC Comics, nós tivemos também uma personagem muito importante para a causa LGBTQ+, Kate Kane é atualmente uma personagem que tem um considerado destaque na DC, faz parte da Bat-Família, que sem dúvida é algo grande na DC, estar associado ao Batman, e ela é abertamente lésbica.

Além disso, a personagem é retratada com imensa naturalidade e honestidade quanto à sua sexualidade.

Imagem de capa do item

Alan Scott

Juntamente na mesma época em que a Marvel lançou o casamento de Estrela Polar, a DC Comics também anunciou que um personagem importante do seu elenco estaria "saindo do armário".

Acontece que ela estava se referindo à Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde. Mesmo que muitas pessoas da causa LGBTQ+ tenham sentido que foi um pouco forçado e sem muito impacto a revelação de Alan - principalmente com o casamento do Estrela Polar - não podemos negar a *importância** de um personagem tão clássico fazer parte da comunidade.

Imagem de capa do item

Revistas solo do Kevin Keller

Kevin Keller é um personagem dos quadrinhos de Archie, que é basicamente um equivalente aos quadrinhos da Turma da Mônica nos EUA. E quando ele se revelou homossexual nos quadrinhos, várias instituições religiosas ameaçaram boicotar os quadrinhos de Archie.

Não somente não funcionou, como o personagem ganhou alguns quadrinhos solo e hoje faz parte do elenco de Riverdale, a série que é uma adaptação dos quadrinhos clássicos.

Imagem de capa do item

Maggie Sawyer , uma policial lésbica em 1987

Já falamos de Batwoman, mas temos que falar um pouco sobre sua namorada também, a policial Maggie Swayer. A personagem já apareceu na série da Supergirl, como a namorada de Alex.

Mas já faz mais de 30 anos que nos quadrinhos, Maggie se assumiu como lésbica. Então você pensar que num mundo como o de 1987 a DC trouxe uma policial que era abertamente lésbica, certamente é fácil entender porque ela é tão importante.

Imagem de capa do item

Meia-Noite e Apolo

Foi engraçado ver como todo mundo foi pego de surpresa com essa. Meia-Noite sempre foi um personagem bastante violento, meio parecido com Batman. Então ver que ele tinha um relacionamento sério com uma pessoa do mesmo sexo e que praticamente era uma representação do Superman, foi no mínimo irônico.

Imagem de capa do item

Xavin

Sendo um(a) Skrull, Xavin tem a habilidade natural da espécie de mudar de forma. A personagem apareceu pela primeira vez assumindo a forma de um homem negro, mas se transformou em uma mulher apenas para agradar Karolina Dean, que é lésbica e que foi prometida a se casar com Xavin por um acordo entre os pais de ambos.

Ele/Ela originalmente achou difícil se encaixar com os Fugitivos devido, em parte, à mudança constante de gênero e à falta de familiaridade com os valores e normas da Terra. Xavin é uma personagem não-binária dos quadrinhos, além de ter um relacionamento muito adorado pelos fãs com Karolina.

Imagem de capa do item

Wiccano e Hulkling

O filho da Feiticeira Escarlate com um personagem que carrega Hulk no nome, definitivamente são personagens que recebem devida atenção nos quadrinhos.

E eles são uns dos casais homossexuais mais famosos de todas as HQs. Com certeza, tratar este relacionamento como um relacionamento importante como qualquer outro é um grande passo.

Imagem de capa do item

Love is Love

Provavelmente uma das coisas mais importantes que aconteceram no mundo dos quadrinhos, no que diz respeito à causa LGBTQ+.

Todos se lembram da tragédia na boate Pulse, onde houve um tiroteio movido por crimes de ódio contra homossexuais.

Então a DC Comics e a IDW se juntaram para lançar um quadrinho intitulado "Love is Love", para aumentar a conscientização das pessoas.

Vários artistas e escritores LGBTQ+ da DC, IDW e independentes se uniram para criar várias pequenas histórias, algumas tristes, outras engraçadas e emocionantes, falando sobre a cultura LGBTQ+, tanto dentro como fora desse universo.