10 vezes que o Homem-Aranha enfrentou um inimigo muito mais poderoso que ele!
10 vezes que o Homem-Aranha enfrentou um inimigo muito mais poderoso que ele!
O Homem-Aranha é um dos heróis mais populares da Casa das Ideias, o que significa que frequentemente ele é colocado para enfrentar inimigos mais poderosos que ele, mas ainda assim, consegue superá-los graças aos temíveis poderes do roteiro aracnídeos!
Nessa lista, analisamos dez vezes em que o Amigão da Vizinhança ganhou uma batalha que ele não tinha muitas chances de sair vitorioso. Não tratam-se necessariamente de vilões exclusivamente, mas também alguns embates com super-heróis, seja por engano ou seja por oposição mesmo.
Força-Aranha vs Rino
O Rino não é lá um inimigo muito formidável ou inteligente do herói. Seus poderes o tornam um troglodita padrão, daqueles que sempre vemos rodeando o universo dos quadrinhos, seja do lado dos heróis ou dos vilões.
No primeiro encontro entre os dois, o Rino ainda não se prova tão idiota quanto realmente é, e consegue se provar uma verdadeira ameaça ao herói escalador de paredes. Logo depois, o Aranha consegue derrotá-lo, utilizando sua inteligência e sua força para se igualar ao personagem. A primeira parte é comum. A segunda... não dá pra acreditar tanto.
Esmaga-Aranha e o painel de controle conveniente
Os Esmaga-Aranhas originais foram criados por um inventor chamado Spencer Smythe, com o financiamento de ninguém menos que J. Jonah Jameson, como robôs especializados na captura do Homem-Aranha.
Assim que um dos modelos foi liberado - contendo artigos de contenção para o Homem-Aranha, capacidade de escalar paredes e pele de metal semi-indestrutível, designada para evitar aderência das teias de Peter -, ele consegue capturar o Homem-Aranha... mas devido a um painel de controle convenientemente exposto, o herói conseguiu desativá-lo. Sério, Smythe?
Ludibriando os X-Men
Considerada uma das lutas mais infames de toda história do Universo Marvel, temos um momento tirado das páginas das primeiras Guerras Secretas, onde o Homem-Aranha consegue humilhar os X-Men.
Tudo acontece quando o Aracnídeo escuta uma conversa e a interpreta de forma errada. Isso o leva a enfrentar todos os X-Men e derrotá-los com muita facilidade.
Aranha de Ferro contra seu criador
Durante a Guerra Civil dos super-humanos, o Homem-Aranha permaneceu do lado do Homem de Ferro, até que Ragnarok, o clone maligno do Thor, assassinou o Golias durante um confronto entre os dois lados da Guerra. Isso abalou Peter emocionalmente, que confrontou Tony Stark e deixou a equipe pró-registro.
Isso não seria problema... se Peter não estivesse vestindo a armadura da Aranha de Ferro, que foi construída pelo próprio Tony Stark! Tudo bem que o Homem-Aranha não ganha. Na verdade, ele escapa por pouco, mas ainda assim, é difícil entender como Tony não conseguiu capturar ou enfrentar dignamente uma de suas próprias criações.
Homem-Aranha e o misticismo de Morlun
Uma das criações mais contraditórias de J. Michael Staczynski, Morlun é um personagem místico que já teve grandes momentos de importância ao longo da história do Homem-Aranha. Ele é uma criatura vampiresca que se alimenta de totens aracnídeos, o que justifica seu interesse em Peter Parker e seus associados.
O Homem-Aranha obviamente o derrotou graças a seu intelecto, porém, antes disso, Morlun sempre teve a chance de quase matar seu oponente, e por razões inexplicáveis que só podemos classificar como arrogância vilanesca, nunca o fez, e preferiu desdenhar do herói. A justificativa eterna para evitar que seu herói morra nas mãos de alguém mais poderoso.
Enfrentando o Senhor do Fogo
Um dos arautos de Galactus, o Senhor do Fogo é uma criatura poderosíssima, que mais de uma vez esteve envolvido em disputar com super-heróis, sendo capaz de ficar pau a pau com Thor e com a Fênix. Então, certamente não há como o Homem-Aranha derrotá-lo, certo?
Errado. Em um confronto com o personagem, o Homem-Aranha o ilude e o faz explodir um local contaminado por um vazamento de gás. Até aí nós compreendemos. E então o herói avança no Senhor do Fogo e começa a socá-lo múltiplas vezes, deixando inconsciente o mesmo cara que já tinha aguentado uma surra potente do martelo do Thor.
Hulk no espaço
A única forma desse item não estar mais acima da lista se dá pelo fato de, na época, o Homem-Aranha estar dotado com poderes cósmicos. Ele e o Hulk já tinham se enfrentado algumas vezes, e a tática de enfrentamento do Aracnídeo sempre foi esperar o Gigante Esmeralda se cansar ou perder o interesse, enquanto ele era rápido o suficiente e tentava fugir.
Aqui, o que vemos é um Aranha conseguir, com um soco, colocar o Hulk em órbita. Ahn?
O Surfista enganado
Quando surgiu e nas décadas seguintes, o Surfista Prateado era considerado um dos seres mais poderosos de todo o Universo Marvel. Por isso, ainda é chocante relembrar como ele foi quase derrotado pelo Homem-Aranha.
Durante um encontro em que os dois se enganaram sobre o outro, Surfista e Aranha entram em uma voraz batalha, na qual o Aracnídeo derruba o ex-arauto de Galactus de sua prancha mais de uma vez. A batalha termina quando o Aranha vê o viajante salvando uma criança. Mas caso tivesse continuado, o herói definitivamente teria ganhado.
A Aranha, a Feiticeira e o Encouraçado
Durante a saga Vingadores vs X-Men, o Homem-Aranha acaba se colocando no meio de uma situação bem complicada: ele acaba enfrentando dois membros do Quinteto Fênix: Magia e Colossus.
Seu método de enfrentar-lhes é inteligente: ele coloca os dois irmãos contra o outro. Assim, os dois se enfrentam e a Força Fênix é retirada de seus corpos. Contudo, antes disso, o herói apanha absurdamente. Um dos quadros desenhados por John Romita Jr. mostra o Colossus afundando o punho no Homem-Aranha. Até hoje não sabemos como o herói continua vivo.
A irrefreável força do Fanática
Um dos clássicos eternos dos quadrinhos, a batalha do Fanático com o Homem-Aranha mostra um momento ilustre na história do herói, onde vemos que ele é disposto a sacrificar sua própria vida para salvar a de inocentes.
Porém, o Fanático é um dos vilões mais poderosos que já passou pelos quadrinhos. Sua primeira aparição na revista dos X-Men é um marco pelo como ele inutilizou quase todos os membros da equipe e só foi derrotado graças à uma ajuda externa. Sem dúvidas, o vilão teria esmigalhado o Homem-Aranha, não fosse uma tática esperta chamada roteiro.