10 vezes que heróis e vilões trabalharam juntos nos quadrinhos!
10 vezes que heróis e vilões trabalharam juntos nos quadrinhos!
Heróis e vilões são cridos para representarem figuras opostas uma a outra. Contudo, não é sempre que isso acontece. O antagonismo é uma ferramenta muito maleável, e nas histórias em quadrinhos, os conceitos de bem e mal mudam constantemente.
Era do Apocalipse
A década de 1990 foi complicada para os fãs de X-Men. Do nada, sem aviso prévio, todos os títulos do Universo-X foram rebootados e levados a uma linha do tempo alternativa, onde o Professor X estava morto e o Magneto liderava os X-Men.
É claro que alianças nada convencionais teriam que ser feitas na tentativa de vencer. Isso levou heróis e vilões a trabalharem juntos, e uma equipe de mutante foi formada por Magneto, Dentes de Sabre, Mercúrio e Noturno. Mas não foi só isso, no decorrer da história, nós descobrimos que diversas alianças da linha do tempo original foram descartadas, já que surgiu uma nova visão de bem e mal.
Novos Deuses e Darkseid
Desde suas criações, os Novos Deuses de Nova Gênese e Darkseid de Apokolips estão em guerra um com o outro.
No entanto, houve uma trégua na história Odisseia Cósmica, onde Nova Gênese e Apokolips se unem para recuperar elementos da mortal Equação Anti-Vida. Alguns membros da Liga da Justiça como Superman, Caçador de Marte e Batman, são recrutados para participar e encontrar os pedaços da Equação Anti-Vida, cujo poder representaria uma enorme ameaça para todo o universo.
Vingadores e Thanos
Assim como o Darkseid em Odisseia Cósmica, Thanos teve que se unir aos Vingadores em Guerra Infinita para enfrentar um inimigo em comum. Thanos se aliou ao Capitão América, Thor e Hulk para ajudar os heróis a derrotar a versão do futuro e sombria de Adam Walock, o Magus.
Na época, o escritor Jim Starlin tentou transformar o Thanos em um anti-herói e até levantou algumas questões que contribuiriam pra isso. No entanto, a transformação nunca acontecer efetivamente.
Thor e Loki
Não dá pra contar nas mãos o número de vezes que Thor e Loki forjaram alianças desde que apareceram pela primeira vez nos quadrinhos. No entanto, quando um demônio como Surtir ameaça destruir Asgard, até mesmo alguém tão inescrupuloso quanto Loki precisa ceder.
A vinda de Surtur obriga Loki reconhecer que não há muita glória em pregar peças em um mundo morto. Assim, enquanto Thor está luta por Midgard, e Odin por Asgard, Loki luta por si mesmo. E juntos, o trio derrota Surtur.
Homem-Aranha e Venom
Venom foi introduzido como uma versão criminosa e insana do Homem-Aranha, um vilão cujo único propósito era destruir o herói. Por isso, foi um choque quando o Homem-Aranha e Venom forjaram uma aliança no início dos anos 90 para lutar contra o Carnificina.
O Carnificina foi gerado a partir do traje simbiótico do Venom, se unindo a um serial killer desvairado chamado Cletus Kasady. O Homem-Aranha acredita que a única chance que ele tem de derrotar o monstro é com a ajuda de Venom, que, como Eddie Brock, foi companheiro de Kasady na prisão.
Para complicar ainda mais, o Venom está preso em uma ilha deserta, acreditando que matou seu adversário. Quando o Homem-Aranha aparece, Venom fica nada feliz, mas, eventualmente, concorda em ajudar a destruir o Carnificina.
Doutro Estranho e Doutor Destino
Doutro Estranho e Doutor Destino não é uma dupla que você espera ver todo dia, mas o resultado da união foi fascinante, principalmente por mostrar a quantidade de semelhanças entre os Doutores.
O Destino escolhe o Estranho para acompanhá-lo em um confronto com o demônio, Mephisto, que está sobre a posse da alma da mãe de Victor. E, enquanto o Destino está aparentemente disposto a tudo para conseguir o que quer, seu lado altruísta e mais humano eventualmente brilha no clímax dramático da história.
Hal Jordan e Sinestro
Enquanto Sinestro evoluiu ao longo dos anos e se tornou um dos vilões mais nefastos do Universo DC, os Novos 52 o transformaram novamente em um Lanterna Verde com uma longa aliança com Hal Jordan.
Parecia que Sinestro teria sua redenção, mas tudo se transforma em uma batalha que coloca Hal e seu ex-adversário contra os Guardiões do Universo. Ainda assim, apesar de todas as reviravoltas, é impossível para Hal e Sinestro abandonarem completamente seus ideais, especialmente quando Sinestro tem a oportunidade de se vingar dos Guardiões e Hal tem a oportunidade de impedir que Sinestro ceda às suas intenções malignas.
Superman e Lex Luhor
Em uma aliança tradicional, esta história de Edmond Hamilton e Curt Swan publicada em 1963 mostra Superman e Lex Luthor tentando salvar um planeta estéril.
A história começa com Luthor tramando contra o Superman, desafiando o herói a uma batalha em um planeta onde seus poderes seriam tirados pelo sol vermelho. Se Luthor vencesse, ele seria libertado da prisão enquanto o Superman seria deixado para morrer.
Uma vez que a dupla chega ao planeta, as coisas ficam realmente intensas. Os habitantes do planeta veem Luthor como um herói, que por sua vez, promete encontrar uma fonte de água para o planeta estéril. Os dois lutam, mas Lex se rende. Na viagem de volta, Luthor pede para o Superman pegar um pouco de gelo de outro planeta, para servir como uma fonte de água para o planeta estéril.
Ao entregar o gelo, Superman percebe que seu inimigo mortal o deixou vencer a luta para continuar sendo reverenciado como um herói.
Batman e Coringa
Batman e Coringa já se uniram mais vezes do que a gente poderia esperar. Em Brave and the Bold #191, Batman está encarregado de limpar o nome do Coringa por um crime que ele supostamente não cometeu.
Quando outro famoso vilão do Batman, o Pinguim, é aparentemente assassinado pelo Coringa ao vivo na TV, o Coringa luta pela sua inocência e trabalha com o Cavaleiro das Trevas para expor a prova de que o Pinguim fingiu sua morte.
Capitão América e Caveira Vermelha
Capitão América e Caveira Vermelha têm uma rixa desde a Era de Ouro dos quadrinhos. Acontece que no arco publicado entre as edições 444 e 448 da principal revista do Capitão América, o herói estava à beira da morte, mas foi milagrosamente salvo pelo Caveira.
No entanto, há um motivo para a decisão. O Caveira Vermelha revive o Capitão América para que os dois possam derrubar Adolf Hitler. Ao que parece, o espírito do ditador fascista havia sido capturado pelo Cubo Cósmico. E o Caveira está preocupado que um Hitler com os poderes do Cubo Cósmico possa ser uma má ideia.
--
Qual foi a aliança dos quadrinhos que mais te surpreendeu? Não se esqueça de comentar!