10 vezes que a cultura pop se inspirou no cyberpunk
10 vezes que a cultura pop se inspirou no cyberpunk
Vamos até os confins da cultura pop e ver até onde o cyberpunk a inspirou
O cyberpunk está em diversos tipos de mídias, desde de os jogos até a literatura, o gênero tem diversas características que são muito peculiares desde de narrativa até questões estéticas. Muitas vezes essas características enchem os olhos de muitos criadores que se inspiram nessas obras para criarem as suas.
Venha passear pela cultura pop e descobrir até onde o cyberpunk inspirou a cultura pop?
AKIRA
Uma das animações mais importantes na história do cinema, Akira e um exemplar do gênero cyberpunk com muitas questões filosóficas e uma estética suja e visualmente poluída.
DEUS EX: HUMAN REVOLUTION
O jogo é de 2011 e foi desenvolvido pela Eidos Montreal, o mesmo nos contempla com uma realidade onde existe um dilema entre aprimoramentos cibernéticos em humanos e questões como desnível social.
ALTERED CARBON
A série original da Netflix flerta também com o gênero ao tratar de assuntos como imortalidade, homens serem iguais a Deus, o que nos define como humanos. A série Altered Carbon também possui um livro.
GHOST IN THE SHELL (ANIME)
Não tem muito tempo tivemos o lançamento de Ghost in the Shell em sua versão live-action e por isso convido a quem estiver lendo dar uma olhada na animação japonesa de mesmo nome. Dilemas como o que diferencia uma inteligência artificial de nós humanos.
BLADE RUNNER
Como poderia faltar, ele que ditou e dita até hoje a linguagem e estética dos filmes cyberpunk em Hollywood. O filme é baseado no livro de Philip K Dick, no entanto apresenta um ângulo completamente novo sobre assunto que já foi abordado no livro, trazendo um frescor a trama.
NEON GENESIS EVANGELION
O anime é do estilo mecha e se passa em uma Toquio futurista que precisa lidar com criaturas gigantescas que colocam a existência de toda a humanidade em cheque. Alguns adolescentes recebem então a enorme responsabilidade de lutar contra esses monstros.
TRANSMETROPOLITAN
O quadrinho de Warren Ellis e Darick Robertson, a HQ tem como narrativa principal dialogar, questionar e criticar o papel da imprensa na vida cotidiana das pessoas. O personagem principal sai pelo mundo procurando a verdade, e nem vou fazer aquela pergunta filosófica sobre a verdade ou da pano pra manga.
CYBERPUNK2077
Não se sabe muito sobre o jogo, porem com os teasers já é possível ver um pouco da estética cyberpunk permeando todo o cenário, as promessas são muitas sobre toda uma atmosfera soturna, pesada e filosófica em cima do jogo.
A questão que nos fica é, este jogo conseguira na narrativa manter essa inspiração?
INTERSTELLAR 5555
Está animação japonesa é na verdade um projeto do duo Daft Punk para seu CD Discovery, o filme todo se passa sem falas, apenas com as músicas como forma de se comunicar. Mesmo assim consegue de maneira grandiosa passar todos os dilemas, críticas e reflexões morais que a obra pode propor.
NEUROMANCER
Não tão conhecida como a obra que deu origem a Blade Runner, Neuromancer está sim entre as obras mais importantes no gênero cyberpunk. Ela serviu como norte e também como fixador de algumas características do gênero que depois seriam replicadas aos montes em diversas mídias