10 vezes em que vilões tiveram momentos heroicos!

Capa da Publicação

10 vezes em que vilões tiveram momentos heroicos!

Por Leo Gravena

Não que isso dure muito tempo, mas é sempre interessante ver essa inversão de papéis. Confira aqui dez vezes em que isso aconteceu!

Imagem de capa do item

Mulher-Gato

Uma personagem alterada lentamente ao longo dos anos, Selina Kyle começou sua carreira como uma vilã do Batman, cometendo seus crimes ao melhor estilo gatuno.

O tempo foi passando e, seja por seu romance com Bruce Wayne, seja por mudanças externas, a personagem começou a caminhar num limiar mais próximo da lei, se tornando uma anti-heroína e não uma completa vilã.

Imagem de capa do item

Quase todos os vilões em AXIS

AXIS pode ter sido uma saga duramente criticada por seu roteiro simplório e bobinho. Mas a série foi bem-sucedida ao trazer uma verdadeira reviravolta nos principais personagens da Marvel: Quem era herói passou a ser vilão e vice-versa.

Dessa forma, personagens como Dentes de Sabre, Mistica e Carnificina passaram a atuar como heróis do Universo Marvel, enfrentando Thor, Homem de Ferro e outros heróis... Que passaram a ser malignos!

Imagem de capa do item

Surfista Prateado

Inicialmente um vilão poderosíssimo do Quarteto Fantástico, o Surfista Prateado logo foi recobrando sua consciência perdida e se tornando cada vez mais heroico e amigável. Atualmente, o personagem é um dos maiores heróis da Marvel.

Já seu ex-mestre, Galactus, não vai muito além. Depois de muitos arcos e histórias em que o Devorador de Mundos tocava o terror no universo, ele também já fez algumas boas ações, como tentar derrotar Thanos em Desafio Infinito.

Mais recentemente, na revista dos Supremos, Galactus teve suas habilidades completamente invertidas e, ao invés de destruir mundos, ele assou a criá-los.

Imagem de capa do item

Thanos em Guerra Infinita

Thanos pode ser o grande vilão de Guerra Infinita e (talvez) de Vingadores 4, os próximos filmes da equipe nos cinemas. Mas nos quadrinhos, ele foi uma ajuda considerável na saga de mesmo nome.

Durante a saga - e sua continuação, a Cruzada Infinita -, ele fez parte da Guarda do Infinito de Adam Warlock, "tomando conta" de uma das joias do Infinito e ajudando a derrotar Magus, a contraparte maligna de Warlock.

Imagem de capa do item

O Superior Homem-Aranha

Otto Octavius, o Dr. Octopus é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores vilões do Homem-Aranha. Isso chegou a um nível tão extremo que, perto de morrer, o vilão trocou de corpo com Peter Parker, assumindo assim o manto do herói.

Porém, Otto logo se viu cercado pela moral de Peter e se tornou um herói à sua própria maneira. E ainda que tenha sido extremamente maléfico ao trocar de corpo com Parker e então 'matá-lo", ele foi responsável por uma inacreditável quantidade de atos heroicos e se redimindo nos seus momentos finais.

Imagem de capa do item

Esquadrão Suicida

Eles não são heróis dispostos a fazer o bem simplesmente porque acordaram sentindo que precisavam fazer isso. Pelo contrário, o Esquadrão Suicida é forçado a ser bonzinho, em busca da diminuição de suas penas carcerárias.

Prisioneiros de uma agência de segurança máxima, os membros da Força Tarefa X ganham colares explosivos. Para que suas penas sejam reduzidas, eles devem se meter em missões terríveis ao redor do mundo. E se tentarem fugir, ARGUS e Amanda Waller não têm medo de apertar um botão que fará com que suas cabeças explodam.

Imagem de capa do item

Lex Luthor em Vilania Eterna

Lex Luthor pode ser um grande vilão dentro da DC Comics, mas ainda assim, o personagem foi o grande herói principal dentro da saga Vilania Eterna.

Quando o Sindicato dos Vilões invade o Universo e realiza uma série de atos bárbaros e hediondos, fica a encargo de Lex Luthor ajudar alguns heróis e tentar derrotar a equipe maligna. O personagem chegou a ser chamado para a Liga da Justiça após o evento.

Imagem de capa do item

Loki

Durante o arco O Cerco, Loki convence Norman Osborn a armar um complô contra os Asgardianos e arranjar um modo de causar uma verdadeira carnificina. Volstagg, então, é incriminado por algo que não cometeu e acaba pagando bem caro por isso.

Vilões liderados por Norman Osborn são enviados ao local onde Asgard paira sobre a Terra e lá começam um conflito colossal contra os heróis. Loki, arrependido, no último momento, se sacrifica e usa as Pedras Nornes para dar poder aos Vingadores, os salvando e ajudando a derrotar os vilões.

Além disso, após ter tornado-se uma criança novamente, o personagem passou a ser muito mais um anti-herói, principalmente em sua revista solo, Loki: Agente de ASGARD.

Imagem de capa do item

Ozymandias

Não importa o quanto você ame o Rorschach, o verdadeiro herói de Watchmen é Ozymandias. O ser humano mais inteligente do planeta, Adrian Veidt observou que o mundo estava prestes a entrar em um conflito nuclear que não poderia ser parado, para impedir isso, era necessário alguns sacrifícios.

Por conta disso, ele engendrou todo um plano extremo, causando uma série de distrações em todos os cantos, de modo que os heróis não chegassem a ele até o último segundo... e quando isso acontece, milhões morrem... mas para salvar bilhões.

Imagem de capa do item

Magneto

Magneto é um caso sério de "estou em cima do muro". O personagem é, indubitavelmente, um dos maiores, senão o maior vilão dos X-Men de todos os tempos. E ainda assim, vez ou outra, ele se alia com a equipe e parte em busca de uma vida heroica.

Isso já aconteceu no passado de muitas formas e, até hoje, continua tomando um papel importante em sua história, com destaque para a formação mais recente dos Fabulosos X-Men e de X-Men: Azul, onde ele estava liderando a equipe formada pelos X-Men originais deslocados no tempo.