10 vezes em que Sean Bean morreu em filmes e séries!

Capa da Publicação

10 vezes em que Sean Bean morreu em filmes e séries!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Por mais que muitos fujam, boa parte dos atores e atrizes de Hollywood acabam interpretando um padrão de personagens. Marilyn Monroe se eternizou como uma beldade inocente, enquanto Gary Oldman é um camaleão metamórfico. Jesse Eisenberg interpreta a si mesmo em todos os filmes e Sean Bean… bem, ele sempre morre.

O ator já teve dezenas de papeis… e todos os mais significativos de sua carreira acabam com ele encontrando um fim definitivo. E como vocês adoram um bom banho de sangue, decidimos coletar as 10 melhores mortes de Sean Bean em filmes e séries!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Quem ele era? Boromir Como morreu? Diversas flechadas infligidas por Uruk-hai

Essa pode não ser a primeira morte da carreira de Sean Bean - e definitivamente não foi sua última. Mas durante muito tempo, ela foi a mais famosa e reconhecida. Na trilogia das adaptações da obra de Tolkien, o ator viveu Boromir, um cavaleiro com a moral questionável e um desejo latente pelo Um Anel.

Ainda assim, mesmo quase tendo ferido Frodo pelo artefato, ele morre uma morte heroica, ao sacrificar-se para salvar Pippin e Merry, dois hobbits em perigo. Sem pensar duas vezes, ele dá o melhor de si para enfrentar os orcs e os uruk-hai, mas morre vítima de várias flechadas. Aliás, é a morte favorita do ator.

Imagem de capa do item

Henry VIII

Quem ele era? Robert Aske Como morreu? Enforcado em praça pública

Embora tenha ficado conhecido por interpretar vários personagens fictícios, Sean Bean também deu espaço para as biografias em sua carreira, como podemos notar com mais clareza na minissérie em duas partes sobre Henrique VIII, lançada em 2008.

Aqui, vemos ele interpretando o advogado Robert Aske, que ficou famoso por sua inimizade com a Coroa Britânica. Posteriormente, após ser declarado como traidor, ele sofre a penalidade apropriada, e é estrangulado por correntes em uma praça pública.

Imagem de capa do item

Caravaggio

Quem ele era? Ranuccio Como morreu? Garganta cortada

Aliás, por falar em biografias históricas, nunca poderemos esquecer de sua primeira morte nos cinemas, em uma adaptação da vida do pintor barroco Caravaggio - e curiosamente, esse também foi seu papel de estreia (ao menos, como um personagem relevante para a trama).

Ranuccio acaba se tornando um grande amigo e amante de Caravaggio, mas a trama se intensifica enquanto ele se emaranha em um triângulo amoroso com Lena (interpretada por ninguém menos que Tilda Swinton). O final do personagem é sombrio e brutal, conforme ele tem sua garganta rasgada pelo próprio pintor.

Imagem de capa do item

Terra da Discórdia

Quem ele era? Tadhg McCabe Como morreu? Empurrado em um abismo... por vacas

Mesmo em um dos papéis mais pacíficos de sua carreira, Sean Bean não podia deixar de ter uma morte desconcertante. Aqui, ele interpreta o calmo filho de um fazendeiro irlandês, que tenta de tudo para ajudar seu pai a não perder a cabeça graças às crescentes dificuldades.

No entanto, ao fim do longa, temos um momento involuntariamente cômico. Após enlouquecer, Bean McCabe corre por suas propriedades, dispersando todo seu gado. Um rebanho enfurecido de vacas parte para cima de Tadhg, e ele morre ao ser empurrado em um penhasco.

Imagem de capa do item

A Morte Pede Carona

Quem ele era? John Ryder Como morreu? Tiro de espingarda

Poder ter certeza de uma coisa: se o ator estiver escalado no remake de um clássico filme trash de terror dos anos 80, ele com certeza irá morrer, independente de quem interprete. E aqui, ele é justamente o psicopata e assassino em série que move toda a trama.

Após torturar violentamente um casal em sua viagem de férias, o vilão interpretado por Sean Bean fica cada vez mais nítido como um monstro irrefreável e indestrutível... isso até o fim do filme, onde a sofrida Grace Andrews põe as mãos em uma espingarda e dá adeus ao psicopata de uma vez por todas.

Imagem de capa do item

Jogos Patrióticos

Quem ele era? Sean Miller Como morreu? Empalado por uma âncora

O primeiro grande filme de Bean, que fez com que ele se tornasse conhecido nos Estados Unidos e no mundo, colocou-o em um papel que se tornaria recorrente em sua carreira: o do vilão. Mas não qualquer vilão. Aqui, ele era antagonista de ninguém menos que Harrison Ford.

No grande clímax do filme, após muito jogo de espionagem e intrigas políticas, vemos o enfurecido Sean Miller atacando Jack Ryan em um barco. Os dois trocam golpes violentos, mas Ryan leva a melhor quando força Miller contra uma âncora presa ao chão, apunhalando-o pelas costas (ou seria "ancorando-o"?)

Imagem de capa do item

007 contra GoldenEye

Quem ele era? Alec “006” Trevelyan Como morreu? Esmagado por uma antena em chamas

Mas ele não foi inimigo apenas do agente Jack Ryan, uma vez que também enfrentou o lendário espião James Bond em um dos filmes mais consagrados da franquia 007. Em GoldenEye, ele interpreta Alex Trevelyan, um ex-espião do MI6 anterior a Bond.

No meio do filme, ele é dado como morto, mas posteriormente retorna e se revela um grande traidor, enfrentando o protagonista (interpretado por Pierce Brosnan, em seu primeiro filme como Bond). No meio de sua luta final, ele é esmagado por uma gigantesca antena em chamas, na morte mais megalomaníaca de sua carreira.

Imagem de capa do item

Equilibrium

Quem ele era? Errol Partridge Como morreu? Tiro no rosto

Equilibrium é um filme tristemente subestimado, e retrata um futuro distópico onde as emoções humanas são reprimidas de forma brutal e abusiva, e as artes são banidas. Aqui, Sean Bean é um policial que luta contra infratores, mas acaba se apaixonando e passa a ler livros, voltando a ter emoções.

Na dramática conclusão, o parceiro de Errol Partridge - interpretado por ninguém menos que Christian Bale - descobre os seus crimes e vai atrás dele. Enquanto o personagem lê um livro de poesias de Yeats, os dois têm uma conversa bastante tensa, que só termina quando o personagem de Bean volta a ler... e toma um tiro no rosto.

Imagem de capa do item

A Ilha

Quem ele era? Bernard Merrick Como morreu? Tiro no pescoço com um gancho

Michael Bay é um cineasta fiel aos clichês cinematográficos. E se matar Sean Bean é um deles, então que Sean Bean seja morto. Nesse filme, ele interpreta um cientista cuja função principal é desenvolver uma série de clones em uma ilha misteriosa, para que possam ser usados para o transplante de órgãos de pessoas ricas.

Quando dois clones (interpretados por Scarlett Johansson e Ewan McGregor) fogem de seu cárcere, o doutor faz de tudo para tentar impedi-los, mas acaba encontrando um final doloroso: o personagem de McGregor atira em seu pescoço com uma arma de ganchos, e o vilão é pendurado por um cabo.

Imagem de capa do item

Game of Thrones

Quem ele era? Eddard “Ned” Stard Como morreu? Decapitado

Quem não leu Game of Thrones pode até ter se surpreendido com isso, uma vez que ninguém esperava que o protagonista da primeira temporada fosse ser morto antes mesmo do clímax. Ainda assim, quem acompanha a carreira de Sean Bean já sabia que isso aconteceria a milhas de distância.

Na trama, ele é o patriarca justo dos Stark, que infelizmente acaba emaranhado em toda a intriga política de Porto Real. Quando Robert, o seu rei e amigo morre, ele acaba se submetendo às vontades do maníaco Joffrey, e é executado em praça pública, na frente de suas próprias filhas, acusado de traição.