10 vezes em que Marvel e DC Comics se confrontaram diretamente!
10 vezes em que Marvel e DC Comics se confrontaram diretamente!
Muitos leitores possuem uma editora favorita e acabam defendendo sua escolha do mesmo modo que torcem para times de futebol. Na maioria das vezes, as editoras – e os estúdios – permanecem alheios a essa disputa. Mas, em alguns casos, eles mesmos resolvem cutucar a ferida!
Confira 10 vezes em que Marvel e DC Comics entraram na briga direta pelo coração dos fãs, seja nos quadrinhos ou até mesmo nos cinemas.
Foda-se a Marvel!
Durante a Indiana Comic-Con 2015, uma fã pediu para que Jason Momoa autografasse seu pôster do Aquaman e mandasse um recado para os haters da DC.
Momoa escreveu Fuck Marvel - Foda-se a Marvel - no pôster sem imaginar a repercussão que isso traria. Em poucas horas, toda a internet já havia visto a foto e o estrago estava feito.
Mais tarde, o ator postou uma foto em seu instagram com a legenda:
“Nos divertimos em Indiana. Lembrem-se todos, não levem as coisas tão a sério. Amem, comam, bebam, sorriam, sejam felizes. Aloha! Jason.”
Foda-se a DC Comics!
Em 2008, o Homem de Ferro também não foi muito agradável com a concorrência.
Segundo Robert Downey Jr., Batman :O Cavaleiro das Trevas é um filme muito complexo e que exige muito de seus espectadores para ser compreendido.
Depois, o ator completou:
"Que saber? Foda-se a DC Comics. Isso é tudo que tenho a dizer."
Zack Snyder X Sebastian Stan!
Em 2015, o diretor Zack Snyder fez uma série de comentários maldosos sobre a Marvel, ironizando, principalmente, o Homem-Formiga, sua história e bilheteria.
Sebastian Stan não deixou barato e revidou pela Marvel. O ator declarou que a Casa das Ideias pelo menos estava fazendo algo novo, em vez de tentar copiar o que Christopher Nolan havia feito.
Depois de diversas declarações em revistas e colunas de jornais, os dois decidiram fazer uma trégua.
Stan elogiou Batman vs Superman e Snyder admitiu que achou Guerra Civil muito divertido.
Aliás, os filmes já protagonizaram uma situação desconfortável por si só...
Batman vs Superman X Capitão América vs Homem de Ferro
Inicialmente, Capitão América: Guerra Civil estava agendado para estrear no dia 29 de abril de 2016, enquanto Batman vs Superman chegaria às telonas em 23 de junho de 2015.
No entanto, as datas foram alteradas diversas vezes, em uma situação que parecia proposital.
Primeiro, a Warner adiou a estreia de seu filme para 6 de maio de 2016. Imediatamente, a Marvel confirmou que o terceiro filme do Capitão América também estrearia na mesma data.
A DC adiou seu filme novamente, dessa vez para o dia 10 de Junho.
Temendo Guerra Civil acabasse por desmotivar os fãs a irem aos cinemas assistir Batman vs Superman, o filme, finalmente, foi adiantado para o dia 25 de Março.
Propagandas!
Em junho de 2015, a DC Comics divulgou que suas revistas passariam a incluir novas formas de publicidade e algumas folhas trariam anúncios ocupando metade da página.
A Marvel não deixou barato e colocou ninguém menos que Deadpool para brincar com o fato, incluindo anúncios bizarros que ocupavam boa parte das páginas durante as aventuras do Mercenário Tagarela.
Destrua uma revista da DC Comics!
Todas as editoras costumam lançar capas variantes em suas grandes sagas. Tratam-se de ilustrações diferenciadas que costumam ser muito apreciadas entre colecionadores.
Em 2009, a DC Comics começou a publicar A Noite Mais Densa, uma de suas maiores sagas e grande sucesso de vendas.
Acontece que, no mesmo período, a Marvel lançou O Cerco.
A Casa das Ideias decidiu apostar em uma ideia um tanto agressiva e pediu que seus leitores enviassem fotos em que aparecessem destruindo as revistas de A Noite Mais Densa.
Quem enviasse as fotos ganharia as edições de O Cerco com as capas especiais.
Doutor Estranho derrota a "Liga da Justiça"!
A Marvel possui uma realidade habitada por heróis que remetem à Liga da Justiça.
Trata-se da Terra-4290001, o lar da Grande Sociedade. Todos os membros da equipe são claras referências aos personagens da DC Comics.
Doutora Espectro representa o Lanterna Verde, Deus do Sol remete ao Superman e o Andarilho é uma clara alusão ao Batman - ele até mesmo se chama Wayne!
Acontece que a Casa das Ideias resolveu colocar um de seus grandes personagens, Stephen Strange, para combater a Grande Sociedade sozinho!
Basicamente, é um recado de que "apenas" o Doutor Estranho é suficiente para acabar com toda a Liga da Justiça.
WTD?
Em 2013, a DC Comics anunciou o projeto WTF? - What The Fuck?
De acordo com a editora, algumas revistas trariam esse selo na capa e essas edições estariam repletas de revelações chocantes, que deixariam o leitor boquiaberto.
O tempo passou e a DC acabou abandonando o projeto por razões desconhecidas.
Algum tempo depois, a Marvel resolveu cutucar a concorrente. A Casa das Ideias anunciou o selo WTD? - What The Duck? - que traria capas variantes protagonizadas por ninguém menos que Howard, O Pato.
Depois de 20 capas variantes, a Marvel anunciou que o personagem estaria de volta em sua própria revista solo.
Um modo inteligente de alfinetar a DC Comics e promover o lançamento de sua nova HQ.
James Gunn!
James Gunn resolveu vestir a camisa da Marvel com força total.
O diretor já foi o protagonista de alguns momentos polêmicos ao dar declarações controversas sobre a DC Comics.
Em 2015, Gunn provocou a ira dos fãs da concorrente ao "demonstrar sua preocupação" com os filmes de super-herói que estavam prestes a sair.
De acordo com o diretor, "filmes como Star Wars tiveram sua base construída há anos. A Marvel começou com Homem de Ferro e até mesmo franquia como Crepúsculo e Transformers consolidaram-se em seu primeiro filme.
Fico preocupado com algumas produções que querem construir um novo universo sem ao menos ter uma base para se estabelecer."
Logicamente, ele estava alfinetando a DC Comics e construção de seu Universo Estendido depois que O Homem de Aço dividiu o público e não alcançou a bilheteria esperada pela Warner Bros.
Deadpool!
Se o Mercenário Tagarela já zombou da DC Comics nos quadrinhos, não era difícil imaginar isso acontecendo nos cinemas.
Quando Wade Wilson aceita participar do projeto que lhe promete a cura para seu câncer, o personagem sabe que o experimento será capaz de lhe garantir habilidades sobre-humanas.
Animado e ironizando a possibilidade de se tornar um herói, Wilson pede aos cientistas que não façam um Traje Verde ou Animado, uma divertida referência ao fato de Ryan Reynolds ter vivido Hal Jordan no fracassado Lanterna Verde, da concorrente.