10 versões malignas do Superman!
10 versões malignas do Superman!
Subvertendo o símbolo máximo do heroísmo.
O Superman é um dos representantes máximos das HQs. Goste você dele ou não, o personagem é um ícone reconhecido através de todo o globo terrestre.
Embora tenha deslanchado como um personagem otimista, heroico e benevolente ajudando a definir o arquétipo de super-heróis, diversas vezes as páginas das HQs já subverteram tudo isso, fazendo do Superman um personagem maligno.
Confira 10 versões malignas dos Superman!
Overman
Versão da Terra-10 do Superman, essa versão mostra o que aconteceria com o herói caso ele caísse nos Sudetos, ao invés do Kansas.
Essa é a receita do destino que culmina em Overman, a versão nazista do Superman que é o campeão do quarto Reich e que permite a vitória de Hitler na segunda guerra graças à tecnologia de Krypton.
Superman dos Lordes da Justiça
Os Lordes da Justiça se originaram nas animações da DC para televisão, liderados por um Superman de uma realidade alternativa em que o presidente Lex Luthor assassina o Flash, fazendo com que o Superman se transforme em um tirano.
Superman do Cavaleiro das Trevas
Tudo bem que, aqui, o Superman não é maligno por querer, mas sim por proteger e idolatrar os interesses governamentais americanos quando esses se mostram desvirtuados.
Mesmo não sendo um "vilão" propriamente dito, ele certamente se mostra como um antagonista na narrativa, sendo também uma das versões mais subvertidas do arquétipo de super-herói corajoso e nobre que normalmente associamos ao personagem.
Superdoom
Fundir heróis com seus inimigos mais notórios não é uma novidade das HQs. Aqui, temos o híbrido de Superman com Apocalypse.
Tirando a trama em que Apocalypse infecta Superman, aqui a criatura vem de outra dimensão, onde cientistas inventam uma máquina que transforma som em objetos concretos. A versão sombria do filho de Krypton rapidamente ganha popularidade, viajando entre realidades alternativas para assassinar todas as outras versões do Superman, virando assim "Superdoom".
Ultraman
E se na viagem de Krypton para a Terra, o Superman fosse exposto a Kryptonita? E se isso fortalecesse o personagem ao invés de enfraquecê-lo? Esses são alguns dos elementos que fazem a história de origem de Ultraman, fundador também de uma versão invertida da Liga da Justiça, chamada Sindicato do Crime.
Superman de Injustice
Em Injustice, o Coringa consegue levar o Superman até as estribeiras da loucura após a morte de Lois Lane, fazendo com que o personagem se torne um tirano que busca proteger a humanidade através dos meios errados.
Erradicador
Criador da primeira Fortaleza da Solidão do Superman, o Erradicador é uma arma kryptoniana programada para extinguir qualquer outra cultura. Ao falhar em manipular Superman para se tornar o Kryptoniano ideal, o personagem cria um novo corpo baseado no de Kal-el.
Eventualmente, o Erradicador alcança a redenção, chegando até a lutar ao lado do Superman original.
Superman de Apokolips
Em uma realidade alternativa, a nave de Superman desvia da Terra e vai parar em Apokolips, onde o personagem se torna um capanga de Darkseid.
Embora seja uma versão maligna que ajude Darkseid na conquista de seus objetivos, essa versão do Homem de Aço eventualmente vai para Terra e encontra Lois Lane, onde se arrepende de seus feitos e combate o vilão.
Superman Ciborgue
Introduzido pela primeira vez no arco"A Morte de Superman", o Superman Ciborgue foi feito com peças de tecnologia Kryptoniana para aniquilar a reputação do verdadeiro Superman.
O personagem é um vilão recorrente que já foi derrotado várias vezes, tentando bombardear Metropolis ou conquistando Apokolips, o Superman Ciborgue já foi até integrante dos Lanternas Amarelos.
Superman Entre a Foice e o Martelo
E se o Superman caísse na União Soviética? Basicamente, ele vira um símbolo de medo para a população e um método explorado pelo governo totalitário para manter o controle sob a população.
Um produto de seu meio, o Superman dessa história ainda é movido pelo desejo altruísta de salvar o mundo, ainda que pelos meios errados, o que acaba o dando uma conotação tirânica.