10 universos alternativos que queremos ver em Agentes da S.H.I.E.L.D.!
10 universos alternativos que queremos ver em Agentes da S.H.I.E.L.D.!
O Multiverso está vindo com tudo!
A quinta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. veio para levar a equipe rumo a um novo horizonte, agora que todos eles estão no espaço e em um futuro alternativo muito distante, onde a Terra foi destruída e os humanos restantes vivem a bordo de uma nave colonial dos Kree.
Porém, ao abrir a margem para a existência de um Multiverso, a série já apresenta um elemento sensacional das HQs, podendo apresentar diversos universos conhecidos dos fãs, ou até mesmo apostando na criação de alguns “What If’s”, onde elementos aconteceram de formas diferentes. E é exatamente isso que abordaremos nesta lista!
Créditos: Divulgação
O "mundo real"
Quebra da quarta parede é algo que sempre foi muito simbólico e interessante nas HQs, por trazer à tona uma "realidade hiperreal", onde a arte encontra a vida da forma mais direta e descarada o possível. Algumas HQs já mostraram personagens como Deadpool e Quarteto Fantástico indo para o "mundo real" e até mesmo a animação clássica do Homem-Aranha já trabalhou com isso.
Seria muito interessante caso, um dia, Agentes da S.H.I.E.L.D. tocasse nesse aspecto, com os agentes reconhecendo um universo onde eles não passam de personagens interpretados por atores de TV, e o mesmo vale para todo o restante do Universo Cinematográfico da Marvel.
Heróis caídos
A Batalha de Nova York é, sem dúvidas, o evento mais importante de todo o Universo Cinematográfico da Marvel até aqui. Foi um momento tão importante e essencial que definiu o rumo de diversos filmes e séries da franquia a partir de Os Vingadores. A própria ideia de Agentes da S.H.I.E.L.D. surgiu junto com esse evento. Mas o que aconteceria se os Vingadores tivessem perdido?
Em algum momento, a equipe pode acabar visitando um universo alternativo onde os Chitauri, liderados por Loki, tiveram sucesso em sua invasão, e a Terra pereceu sob o governo do tirano. Mesmo que seja um vislumbre rápido, essa terra alternativa poderia trazer grandes repercussões para os agentes, principalmente Phil Coulson, cuja morte e retorno é intimamente ligada a esse evento.
Um mundo de vilões
Um dos grandes problemas de trabalhar universos alternativos originais em Agentes da S.H.I.E.L.D. é que, de certa forma, a série já fez isso de uma forma muito competente na temporada anterior, com o Framework. A diferença é que lá tínhamos um universo completamente digital, que teoricamente "não existe" na realidade. A série precisa se distanciar da trama dessa temporada e fazer algo novo, mas alguns pontos poderiam ser retomados...
Como por exemplo, a ideia de termos um vilão entre os personagens da equipe (como versão alternativa). Seria muito interessante ver uma Tremor maligna, ou até mesmo heróis do passado em versões sombrias, como a Harpia. E, se The Flash pode provar uma coisa é que o público está bem satisfeito com esta ideia.
Nada de S.H.I.E.L.D.
Tocando um pouco no aspecto do item anterior, a quarta temporada da série já trabalhou um universo onde a S.H.I.E.L.D. havia caído para dar lugar à HIDRA, que ganhou notoriedade após um evento catastrófico envolvendo inumanos. Mas o que aconteceria se existisse um universo alternativo onde a S.H.I.E.L.D. nunca mesmo foi criada?
Seria empolgante imaginar de que forma esses personagens se conheceriam, e como a inexistência da organização poderia ter afetado o Universo Cinematográfico da Marvel como um todo, a partir dos Vingadores e de outros heróis independentes que já tiveram relação com a instituição. Além disso, seria uma boa forma de mostrar qual o real valor da S.H.I.E.L.D., já que isso nunca é mostrado de forma explícita na série ou nos filmes.
Era de Ultr... Aida
Para muitos, Aida é a melhor versão do Ultron já vista fora das HQs. A personagem é uma MVA (Modelo de Vida Artificial) original da série, que acaba criando sua própria consciência e se tornando uma máquina mortífera, disposta a tudo para aniquilar a humanidade dos outros - ou para conseguir a sua própria. E infelizmente, ela morreu na temporada anterior, vítima do Espírito da Vingança.
Ainda assim, os agentes poderiam, futuramente, visitar um universo alternativo onde ela conseguiu se desenvolver de forma muito mais poderosa, transformando tudo ao seu redor em uma sociedade distópica governada pelos MVAs, de forma bem similar à Era de Ultron nas HQs. Seria a desculpa perfeita para trazer a personagem de volta e fazer diversos fãs - inclusive este que vos escreve
- felizes.
Zumbis Marvel
Por mais que a moda esteja passando gradativamente, zumbis ainda são motivo de aplausos para grandes fãs de HQs. E com a popularidade de séries como The Walking Dead, a quinta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. poderia enveredar por esses caminhos, trazendo um universo onde um vírus se espalhou por todo o planeta e há zumbis para todos os lados.
Seria muito chocante ver os heróis tendo de se unir para enfrentarem suas próprias versões zumbis. Além disso, na megalomania insana dos produtores de querer trazer Grant Ward de volta em todas as temporadas, ainda que de formas diferentes, um traíra-zumbi-da-HIDRA seria uma opção relativamente inovadora.
1602
Uma das maiores criações de Neil Gaiman para a Marvel, o universo onde se passa a trama de 1602 é, sem dúvida alguma, um dos mais peculiares da editora. Aqui, somos apresentados aos heróis em versões da Inglaterra Elisabetana, enquanto eles enfrentam mistérios relacionados da época.
Caso Agentes da S.H.I.E.L.D. queira pirar ainda mais, a série pode fazer uma leve adaptação do arco, usando seus próprios personagens em versões alternativas, enquanto conta uma história "de época". Isso faria com que a série mergulhasse ainda mais nas inspirações das HQs, e seria uma baita de uma homenagem a um dos maiores roteiristas de quadrinhos de todos os tempos.
Universo Ultimate
O Universo Ultimate foi criado no início dos anos 2000, para se guiar pela moda dos filmes e fazer jus à nova geração de leitores, que não estaria acostumada com os devaneios de um universo nascido na década de 60. Por pouco mais de uma década, essa linha passou por uma gigantesca ascensão e por uma queda assustadora, quando finalmente foi excluída de continuidade após as Guerras Secretas.
Ainda assim, seria muito interessante conhecer uma "versão ultimate" do Universo Cinematográfico da Marvel - ou mesmo visitar o universo das HQs, ainda que rapidamente. Mesmo que não vejamos os grandes heróis do cinema em suas versões alternativas, já seria o bastante conhecer doppelgangers novos e (ainda mais) modernizados dos agentes.
Universo dos excluídos
Com um possível acordo entre Fox e Disney prestes a ser anunciado, muitos especulam de que forma os personagens icônicos dos X-Men e do Quarteto Fantástico poderiam se unir ao Universo Cinematográfico da Marvel. Alguns inclusive especulam a possibilidade dos atuais universos de filmes se unirem, como duas terras paralelas em conflito.
Um pontapé inicial para isso poderia acontecer ainda nessa temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D., com os agentes visitando a terra paralela onde se passa o Universo dos X-Men, talvez até mesmo traçando um crossover com The Gifted ou outra série situada nessa linha alternativa. Isso já abriria as portas para uma maior conexão entre as franquias e suas diversas ramificações na TV e no cinema.
Terra-616
Afinal de contas... por que não? Por mais que sirva para adaptar as HQs, o Universo Cinematográfico da Marvel (conhecido como Terra-199999) é um universo alternativo à Terra-616, que é o universo tradicional das HQs. Uma ideia perfeita para a série seria dialogar um pouco mais com os quadrinhos e mergulhar perfeitamente nesse universo tradicional, povoado por todos os grandes heróis e vilões da Casa das Ideias.
Caso o acordo entre Fox e Disney realmente se conclua, é também a chance de vermos o mesmo universo dos quadrinhos trazido à vida, com direito a vários personagens icônicos de diversas fontes diferentes. Tudo bem que a série não tem orçamento para trabalhar com um elenco famoso ou com grandes efeitos visuais, mas ainda assim, há saídas para fazer isso da melhor forma possível.