10 Tokusatsu recentes para você conhecer e ir além dos clássicos da Manchete!
10 Tokusatsu recentes para você conhecer e ir além dos clássicos da Manchete!
Não fique parado no tempo!
Você sabe o que é tokusatsu? Este é o nome dado a produções, em sua maioria japonesas, que utilizam atores reais e efeitos especiais. O primeiro representante do gênero foi o primeiro filme do Godzilla, de 1954. De lá para cá, muita coisa mudou.
No Brasil, representantes do tokusatsu foram Kamen Rider Black, Changeman, Jiraiya, Jaspion e até Ultraman. Mas estes seriados foram exibidos em canais que nem existem mais, ainda que sejam reprisados, vez ou outra, na TV fechada ou em emissoras UHF.
O que muita gente não sabe é que estas séries, e muitas outras, são exibidas no Japão até hoje. Todo ano uma nova temporada estreia, sem interrupções, trazendo novos heróis, novos enredos, poderes inéditos.
Separamos alguns dos mais recentes, outros nem tanto assim, para que você vá além da “Era Manchete” e conheça tokusatsu que valem a pena acompanhar!
Ultraman Geed
As séries Ultraman até hoje são populares no Japão. A mais recente atende pelo nome de Ultraman Geed, que mostra a história de um jovem que herdou os poderes Ultra, mas, na verdade, é filho de um dos grandes vilões da saga – Belial.
O mais bacana é que Geed combina sempre o poder de dois Ultraman para ativar o seu próprio, e assim combater os monstros e vilões que aparecem pelo caminho!
Para quem curte as séries Ultra, é uma grande pedida.
GARO
GARO é um tokusatsu que não é exatamente recente, mas estreou após os anos 2000. Este aqui é um programa, literalmente, para adultos. Há muita violência, sangue e até nudez.
Em GARO vemos um cavaleiro errante que tem o poder de invocar uma armadura para combater as forças do mal – aqui chamada de “Horrors”. O que citamos aqui é o primeiro seriado, chamado apenas de GARO, mesmo. Mas há uma dezena de outras séries e filmes, que também valem a pena acompanhar.
Kyuranger
Super Sentai é um gênero de tokusatsu que é focado em equipes coloridas. É neste gênero que também se encaixam Flashman, Changeman, e outros. A série Kyuranger é uma das mais recentes representantes, e o mais interessante é a quebra de paradigma que eles trazem ao enredo.
São nove membros principais, com alguns extras que aparecem vez ou outra. Eles já chegaram a ter 12 membros ativos. Mas há um segredo, pois nem todos vão a campo – há sempre um sorteio para definir a equipe da vez, ou ela é selecionada de acordo com a necessidade da tarefa.
Go-Busters
Go-Busters é outra super-equipe que não faz feio e tem um enredo incrível. Com temática de agentes secretos e espionagem, eles lidam com ameaças cibernéticas e precisam derrotar um messias eletrônico que quer roubar as reservas de energia do planeta.
O mais divertido está na equipe principal, formada apenas por três membros, com outros dois que integram o time mais adiante. A série se destaca ainda pelas lutas entre os robôs gigantes.
Gokaiger
Gokaiger é a série ideal para quem é saudosista de material antigo, mas, ao mesmo tempo, quer embarcar em algo mais novo.
Em Gokaiger vemos um grupo de super-heróis vestidos e agindo como piratas. Eles roubam poderes de heróis passados, para usar e partir em busca de um grande tesouro.
Assim, séries antigas aparecem nesta temporada, incluindo Changeman, Flashman e outras que passaram no Brasil.
Kamen Rider Gaim
Kamen Rider é mais um gênero dentro do tokusatsu e em Kamen Rider Gaim temos um de seus melhores representantes.
A saga conta a história de Riders que vestem armaduras inspiradas em guerreiros medievais, e lutam pela supremacia em busca de um fruto perdido. As armaduras são inspiradas em comidas naturais, mas não se engane: trata-se de uma das séries mais sombrias da marca.
Nada é tão adulto em Gaim, mas há momentos fortes, com mortes de personagens, traições e muita reviravolta que fariam Game of Thrones corar de inveja.
Kamen Rider Faiz
Outra série Kamen Rider bem “pé no chão” em termos de drama e atuação dos personagens, Kamen Rider Faiz já é bem antiga, mas utiliza conceitos muito interessantes, como monstros que tentam viver disfarçados entre humanos.
O protagonista usa um celular para se transformar, bem “início dos anos 2000” e as lutas são sempre ferozes.
Kyoryuger
Kyoryuger é um Super Sentai para quem busca algo mais leve para assistir. O seriado usa o tema de dinossauros, assim como foi o primeiro Power Rangers, mas a equipe é composta por um elenco bem variado – em termos japoneses – contendo até mesmo um ator ocidental entra eles.
O mais curioso é que os heróis do grupo fazem uma dança para se transformar. Acredite ou não, eles dançam samba! Ou tentam, pelo menos.
Kamen Rider Kiva
Esse vai para os amantes de Crepúsculo, Anjos da Noite, The Vampire Diaries e qualquer outra série de vampiros dos cinemas ou TV.
Em Kamen Rider Kiva temos um Rider com tema de morcego, vampiro mesmo. O programa oferece um visual gótico e se passa em duas épocas distintas: anos 2000 e anos 80, mostrando duas gerações, com pai e filho assumindo o papel de super-heróis.
Também cheia de reviravoltas, apesar de antiga, é uma temporada muito bem trabalhada.
Kamen Rider Amazons
Kamen Rider Amazons é um seriado extremamente recente. Lançado no Japão a partir de uma parceria entre Toei e a Amazon (sim, a loja online mesmo), esta série se separa dos restantes dos Kamen Rider, ao apresentar algo mais próximo de seriados norte-americanos.
Episódios com mais de 40 minutos, em vez de 24, trama com temas bem sérios e aquele clima de violência que só vimos em séries no “estilo Netflix de ser”, Kamen Rider Amazons é uma releitura de temporada clássica, mas imaginada para os dias atuais.