10 teorias e segredos sombrios sobre o universo de Harry Potter!
10 teorias e segredos sombrios sobre o universo de Harry Potter!
O universo de Harry Potter é um terreno fértil para que os fãs possam interagir, criando teorias e especulações a respeito de eventos e personagens. A própria autora da saga, J.K. Rowling incentiva essa participação por parte dos leitores e do público dos cinemas e, aqui, reunimos dez sombrias teorias e segredos dentro da saga do Menino Que Sobreviveu!
O ódio de Severo Snape por Neville Longbottom
O mestre das poções de Hogwarts, Severo Snape nutre um forte ódio por muitas pessoas ao longo da saga. Porém, ele faz de duas pessoas seus alvos principais: O próprio Harry e Neville Longbottom. Este último, aparentemente, sem motivação.
Porém, a teoria mais recorrente é de que, devido ao fato de Voldemort ter matado os Potter em vez dos Longbottom (que também poderiam ser inclusos na Profecia), Snape passou a descarregar a culpa em Neville, já que ele amava a mãe de Harry e faria de tudo para não vê-la morrer. Embora, caso isso acontecesse, o destino de Lílian seria pior que a morte, vide o que acontece com Frank e Alice Longbottom nas mãos de Belatriz Lestrange.
O tamanho da turma de Harry
Você já deve ter notado que, ao longo dos filmes e livros da série, a turma que entra e sai de Hogwarts junto com Harry é bem pequena. Na realidade, não há cabimento pensar em uma turma com algumas centenas de alunos em uma escola que abrigaria centenas de milhares.
Mas isso tem uma explicação bem simples, na verdade. Já que a maior parte dos pais dos alunos que estudavam junto com Harry estavam envolvidos na Primeira Guerra Bruxa, muitos outros bruxos que poderiam ter concebido crianças para essa época já haviam morrido sem deixar herdeiros e os que sobraram estariam com receio de criar filhos em um ambiente tão instável no mundo bruxo.
Dumbledore e o Espelho de Ojesed
Apresentado no primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, o Espelho de Ojesed é um objeto mágico que proporciona ao seu usuário uma visão de seu desejo mais íntimo. Através dele, Harry se vê ao lado de seus pais e o restante da família Potter.
Porém, outro a ver algo no Espelho é Alvo Dumbledore. Quando Harry pergunta o que ele vê, o diretor responde que se enxerga segurando um par de meias. Harry desconfia, mas não fala nada. Porém, com as revelações dadas em As Relíquias da Morte, muitos teorizam que Alvo se vê ao lado de sua família, viva e reconciliada e isso chegou a ser confirmado pela própria Rowling.
Os Weasley e a realeza britânica
Uma curiosidade interessante da franquia: Todos os nomes dos membros da família Weasley, com exceção de Rony, pertencem à membros da realeza britânica ou lendas arturianas. Além disso, Rony traz Harry para sua família e já existiram oito reis chamados Harry no poder.
Porém, isso é só a ponta do iceberg. A maior curiosidade aqui diz respeito ao fato do Rei George III ser surdo de um ouvido e só ter se tornado rei devido à morte do Príncipe Frederick. Isso os lembra algo?
Gêmeos Weasley e os Patronos
Ainda não está emocionado o suficiente com os Gêmeos Weasley? Então segura essa: Os patronos de cada bruxo sempre têm uma conexão especial com uma outra pessoa no mundo, suas "almas gêmeas". Isso inclusive explica por que o patrono de Rony é um cachorro da raça terrier e o de Hermione é uma lontra, já que terriers perseguem lontras.
Porém, após a morte de Fred, é especulado que George nunca mais conseguiu produzir um patrono e isso se deve principalmente ao fato da perda de sua alma gêmea: seu próprio irmão.
O bicho-papão de Voldemort
Lord Voldemort é um dos personagens mais bem trabalhados da franquia. Apesar de ser a própria face do mal, o vilão sempre foi muito bem humanizado e detalhado, tendo uma história de origem muito cruel, que o colocou em uma jornada para se tornar imortal e expurgar a "impureza" do mundo bruxo.
Isso faz com que os fãs teorizem um fato curioso. O bicho-papão do Lorde das Trevas assumiria a forma de... seu próprio cadáver. Isso acontece porque a morte é o que ele mais teme na vida. Pouco tempo depois, em uma entrevista, J.K. Rowling disse que essa também teria sido sua conclusão sobre o personagem.
Voldemort é incapaz de amar
Explorando um pouco mais do passado de Voldemort, encontramos outra teoria interessante: a de que o vilão seria incapaz de conhecer um sentimento puro como o amor e que, por isso, ele teria sido tão destroçado pela proteção que Lílian deu ao jovem Harry.
Isso se deve ao fato de que o amor entre os pais de Voldemort aconteceu de forma fabricada e artificial, uma vez que a mãe dele, Mérope, encantou Tom Riddle através de uma poção do amor. Por conta disso, ele seria fruto de um encantamento, e não de amor verdadeiro.
Escola ou manicômio?
Uma teoria bizarra que circula fóruns de internet é que, ao sentar na frente do Espelho de Ojesed, Harry ficou completamente insano, e a partir daí, perdeu a ideia de que a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é um manicômio e não um colégio de magia, onde Harry foi colocado para poder lidar com a morte de seus pais.
Uma das ideias por trás disso é a da existência de escadas que se mexem, quadros que falam, pinturas de sangue nas paredes e portas que somem. Outra teoria que pode ser utilizada para comprovar essa é a de que o próprio Harry teria matado Cedrico, em vez de Voldemort e por isso ninguém acredita nele. O vilão não passaria de uma criação da mente do pequeno Potter.
A parábola dos Três Irmãos
Analisando com calma a franquia, podemos chegar a uma conclusão simples: O Conto dos Três Irmãos não passava de uma parábola. Nela, Harry representa o papel de Ignoto, Voldemort representa Cadmus e Snape, Antíoco.
Assim sendo, Voldemort morreu por sua sede de poder e Snape morreu devido a um amor perdido. O único que sobreviveu foi Harry, tendo conseguido enganar a Morte e ter se tornado um aliado dela.
Alvo Dumbledore e a Morte
Complementando a teoria anterior, temos aqui a ideia de que Alvo Dumbledore é a Morte. Pense bem: ele deu a Capa da Invisibilidade para Harry, além de também ter dado a Pedra da Ressurreição e, de certa forma, ter deixado como "herança" a Varinha das Varinhas.
Além disso, ele também esteve indiretamente envolvido na morte de Snape e Voldemort. A autora da saga já tomou conhecimento dessa teoria e falou a respeito dela, elogiando a perspicácia dos fãs... Isso deixa no ar a possibilidade da teoria ser real ou não.