10 super-heróis que sofreram mudanças em seus poderes originais!

Capa da Publicação

10 super-heróis que sofreram mudanças em seus poderes originais!

Por Márcio Jangarélli

Durante a história, vários heróis sofreram alterações em seus poderes originais, em grande parte, gradualmente, tanto que, muitas habilidades parecem sempre ter estado com aquele personagem, porém, elas só apareceram tempos depois de sua criação. Outras vezes, em tentativas de renovação do herói, transformações bruscas foram feitas e nem sempre foram bem aceitas. Assim, elegemos 10 super-heróis que sofreram mudanças em seus poderes originais.

Muitos mutantes estão na lista, afinal, na história dos quadrinhos, os personagens com maiores mudanças e evoluções de habilidades são eles, seja por treinamento, loucura do roteirista ou mutação secundária. Se você lembra de mais alguma mudança notável, deixa aí nos comentários.

Imagem de capa do item

Superman

Além de ter, em algumas histórias, poderes completamente diferentes dos seus originais, como os de Superman Red & Blue e o arco em que usa o anel de poder da Tropa Sinestro em Injustice, hoje, as habilidades do Superman já evoluíram muito do que eram no passado.

Desde sua velocidade, até a capacidade da sua força e sua visão de raio-x, as várias fases do Homem de Aço já o fizeram uma divindade e um ser quase humano. Muitas das habilidades cresceram gradativamente, então, muitas vezes não percebemos suas mudanças, porém, é só comparar a capacidade dos raios de luz dos olhos de Kal-El do passado até hoje, por exemplo, para notar a diferença.

Imagem de capa do item

Jubileu

Jubilation Lee, a Jubileu, é uma das mutantes mais subestimadas, por conta da comicidade de seus poderes, os tais fogos de artifício. Porém, com o tempo, a mutante evoluiu muito e sofreu algumas mudanças bem bizarras em suas habilidades originais.

Depois da saga Dinastia M e o “No more Mutants”, Jubileu perdeu seus poderes e se tornou uma vampira, dependente do sangue do Wolverine para não atacar civis, por conta do poder de regeneração acelerado do mutante. Ainda, foi mostrado que, em um futuro alternativo, considerando as variáveis do tempo, ela se torna a próxima Wolverine, com garras de energia e várias cicatrizes, indicando eventos bem agitados na trama da garota.

Imagem de capa do item

Flash

O Flash passa pela mesma linha de raciocínio do Superman, quando se trata sobre a evolução dos seus poderes, desenvolvidos tão gradativamente que as mudanças parecem aspectos originais do personagem. Ainda que Barry Allen tenha algumas fases bem diferentes, como usar anéis de poder dos Lanternas, o importante em se observar aqui é como sua hiper-velocidade vai sendo trabalhada de todas as formas possíveis, tanto em seu corpo, quanto no exterior.

O Velocista Escarlate sai do patamar de apenas mais um super-herói velocista para tornar-se uma das bases das principais histórias da DC Comics nos quadrinhos, por conta de sua capacidade de viajar no tempo e entre multiversos.

Imagem de capa do item

Emma Frost

A antiga Rainha Branca do Clube do Inferno é famosa por sua mutação secundária, fazendo seu corpo se transformar em diamante, mas ela nem sempre foi assim. Emma possuía apenas a mutação psíquica até que, por volta de 2001, ela foi uma das primeiras a introduzir a ideia de mutação secundária, com sua forma diamante.

Parece que Frost sempre foi assim, mas, antes dos quadrinhos explorarem a mutação secundária, os diamantes eram apenas os seus melhores amigos.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Hoje ela é considerada uma das mutantes mais poderosas do planeta e é sempre envolta no manto de desconfiança de “quando ela vai surtar novamente e acabar com a Terra”, mas a Feiticeira Escarlate teve uma evolução bem grande em seus poderes antes de poder dobrar a realidade à sua vontade (ou quase isso).

Wanda só foi aprender mais sobre sua magia tempos depois de sua criação, quando já havia deixado a Irmandade e se juntado aos Vingadores. Até chegar na Magia do Caos, foi mais uma temporada. No fim, a Feiticeira Escarlate de hoje mantém apenas o codinome e o visual antigo.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

Para não falar que a mudança está apenas nos mutantes, o Aranha, em uma de suas histórias principais, teve seus poderes alterados, ainda que não permanentemente. Quando Peter volta do planeta Beyonder com o simbionte Venom, ele não só ganha habilidades aprimoradas, mas dá início a uma nova fase do Spidey nos quadrinhos.

Vale lembrar que Eddie Brock como Venom também já sofreu uma mudança drástica de poderes também, quando, por conta da radiação do tratamento ao câncer, tornou-se o Anti-Venom.

Imagem de capa do item

Anjo/Arcanjo

Warren Kenneth Worthington III, o Anjo, um dos membros fundadores dos X-Men, sofreu uma mudança completa, tanto em seus poderes, quanto na sua posição no universo mutante. Depois de perder suas asas, Warren foi aliciado por Apocalipse, que o transformou em um do seus Cavaleiros, o Arcanjo.

O mutante ganhou asas tecno-orgânicas do vilão, afiadas, que podiam atirar penas que mais pareciam adagas, aumentando sua velocidade de voo e poder de ataque, além de sua raiva e sede de sangue. Isso veio com o preço de sua sanidade, quando Warren sofreu uma lavagem cerebral de Apocalipse e ainda não conseguiu superar totalmente o episódio.

Imagem de capa do item

Jean Grey

Uma das mutantes mais poderosas do universo X-Men, Jean Grey, em despeito de sua história de sofrimento, teve seus poderes psíquicos explorados ao máximo, principalmente quando ganhou as habilidades da entidade cósmica Força Fênix, que mudou completamente suas dimensões e capacidades.

Mesmo sem a Fênix, ainda que, hoje, pensar nas duas separadas é um processo bem difícil, ainda mais quando ficam forçando toda mutante ruiva no caminho da entidade, Jean sempre foi uma mutante formidável e seu poder passou por todas as fases da telepatia.

Imagem de capa do item

Batman

O Batman sempre foi conhecido por ser um herói sem poderes e, talvez, por isso tenha ganho tanto sua fama, por superar outros heróis e vilões super-poderosos sendo apenas um humano.

Ainda assim, o Morcego de Gotham já teve super-poderes em algumas de suas fases, seja transformando-se em vampiro, usando um anel da Tropa dos Lanternas ou, uma das mais recentes, sentando-se no Trono de Mobius, tornando-se praticamente uma divindade. Para quem não tem poderes, qualquer coisa já é uma mudança, ainda mais ser quase uma divindade, não é mesmo?

Imagem de capa do item

Magneto

O principal antagonista dos X-Men, que já passou de vilão completo para anti-herói e herói mesmo, Magnus, quando comparado com suas primeiras aparições, teve uma escalada assustadora em seus poderes; não é por menos que ele figura entre os mutantes mais poderosos do universo X-Men.

Magneto saiu do controle de objetos metálicos para a manipulação de campos magnéticos, não só terrestre, mas de outros planetas; sua capacidade de domínio sobre elementos reagentes ao campo magnético é digna do nome que ele contruiu. Subestimar o mutante não é uma boa ideia.