10 super-heróis e suas religiões!

Capa da Publicação

10 super-heróis e suas religiões!

Por Fernando Maidana
Imagem de capa do item

Superman

Metodista

Antes de 1986, Kal-El era seguidor de uma crença kryptoniana e cultuava o deus Rao. Durante os Anos 70 e 80, diversas vezes, Rao era citado nas histórias da DC Comics.

No entanto, com o retcon de John Byrne, Superman passou a ser um Cristão Metodista. Clark ia à igreja com Martha todos os domingos, mas assim que seus poderes começaram a se manifestar ele deixou de frequentar a igreja. Clark dizia que era capaz de ouvir as mentiras nas mentes das pessoas e que se continuasse a frequentar as reuniões perderia a fé na humanidade.

Mesmo assim, Superman ainda visita o ministro de sua igreja quando precisa de um aconselhamento espiritual.

Imagem de capa do item

Thor

Paganismo Nórdico

Logicamente, o Deus do Trovão segue os preceitos da Mitologia Nórdica e os mitos de sua criação como a origem do universo à partir da Yggdrasil.

Thor já se mostrou desconfortável ao ter de entrar em uma igreja católica durante uma missão com os Vingadores e reconhece que sua simples existência é uma afronta aos que frequentavam o local.

Mesmo assim, o Poderoso Vingador já enfrentou forças inimagináveis, já se encontrou com os Celestiais e por diversas vezes lutou ao lado dos deuses do Olimpo. Ele sabe que existem poderes muito maiores que os seus e até mesmo que os de seu pai, Odin.

Mas não deixa de carregar a tradição da mitologia que o criou.

Imagem de capa do item

Batman

Ateísmo

Durante muito tempo, os escritores colocavam Bruce Wayne entre o Catolicismo e a Igreja Episcopal, mas com o tempo o perfil do personagem foi se afastando das ideologias das duas fés. Batman não vai à igreja e nem mesmo crê em qualquer religião.

Por mais que tenha crescido em um lar católico, Bruce Wayne se afastou das ideologias da religião de seus pais conforme foi conhecendo outras crenças como o budismo.

O Cavaleiro das Trevas é adepto da meditação, mas não acredita em um ser superior.

Imagem de capa do item

Zatanna

Wicca

Zatanna pode ser considerada uma eclética religiosa, já que tem contato com diversas vertentes do ocultismo, catolicismo e budismo.

Em Zatanna: Come Together, suas crenças foram reveladas e ela mostrou-se praticante da Wicca em um coven de São Francisco.

Mesmo assim, a bela feiticeira prefere manter-se distante da fé já que ela mesma afirma que "Qualquer crença que seja mantida muito firme irá destruir aquele que crê. Até mesmo a crença na mágica."

Imagem de capa do item

Senhor Fantástico

Humanitário

A verdadeira crença de Reed está na moral e razão humana, na ética e na justiça social, além de crer que os dogmas religiosos não devem ser aceitos apenas por fé ou paixão, mas sim que devem ser discutidos e estudados

Diferente de muitos outros heróis e vilões levados pela ciência, Richards sempre demonstrou compaixão, até mesmo por seus inimigos. Ele não é um pacifista, mas entre os heróis da Marvel, o Senhor Fantástico é um dos menos violentos, chegando até mesmo a poupar a vida de Galactus.

Imagem de capa do item

Viúva Negra

Cristianismo Ortodoxo Russo

Por mais que apareça frequentando Igrejas Ortodoxas para se confessar, Natasha Romanoff não pratica tudo o que prega a sua religião.

Diversos autores já afirmaram que a Viúva Negra apenas se confessa para se livrar de seus pecados e não porque realmente crê nos ensinamentos do Cristianismo Ortodoxo.

Imagem de capa do item

Wolverine

Budismo

Muitos fãs acreditam que Wolverine seja ateu, até mesmo pelo teor de suas tramas e sua frustração e descrença com deus em diversas ocasiões.

Contudo, a história de James Howlett está intimamente relacionada ao Japão, onde passou muitos anos aperfeiçoando suas técnicas de luta e estudando religiões orientais.

Por diversas vezes, Wolverine é mostrado rezando em templos budistas e xintoístas, além de participar de diversas cerimônias budistas.

Imagem de capa do item

Coisa

Judaísmo

Stan Lee e Jack Kirby criadores do personagem - e judeus - decidiram que essa seria a religião do Coisa.

O próprio nome Benjamin Jacob Grimm já remete à sua origem judaica.

Durante anos, a Marvel preferiu não abordar esse lado de seus personagens, para evitar afastar alguns grupos religiosos, mas, recentemente, o Coisa já foi mostrado fazendo orações e até mesmo discutindo sua religião abertamente.

Imagem de capa do item

Ms. Marvel

Muçulmana

A religião de Kamala Khan faz grande parte de suas histórias e caráter.

Filha de imigrantes paquistaneses, a nova Ms. Marvel frequenta a mesquita e estuda o Alcorão. Ainda assim tenta, ao máximo, fazer com que sua religião não a defina totalmente, e seja apenas mais uma das coisas a tornem tão especial.

Tendo que lidar com um irmão extremista, Ms. Marvel é altamente influenciada por sua religião, porém não deixa que ela seja tudo aquilo no que acredita.

Imagem de capa do item

Demolidor

Catolicismo

Por mais que os outros heróis de nossa lista possuam suas religiões e isso influencia na formação de seu caráter, quando a batalha começa a sua crença passa a ser na sobrevivência do mais forte.

Matt Murdock não foi apenas influenciado por sua religião. Ele a vive e segue seus ensinamentos todos os dias. Talvez ao lado de Noturno, o Demolidor seja o herói mais influenciado por sua crença.

O personagem não busca o conforto da igreja como forma de redenção ou de expiação de seus pecados. Ele pede conselhos ao Padre, que já se tornou um amigo pessoal, sobre como agir diante de diversas situações.

O contraste entre sua fé, seu nome - do original, Daredevil - e seu visual, tornam o Demolidor um dos personagens mais complexos e interessantes das histórias em quadrinhos.