10 séries de super-heróis que nunca saíram do papel

Capa da Publicação

10 séries de super-heróis que nunca saíram do papel

Por Gus Fiaux

É até fácil achar que, devido à quantidade massiva de filmes e séries de super-heróis no mercado atualmente, nenhum projeto baseado em quadrinhos é cancelado. Infelizmente, esse não é bem o caso. Na verdade, filmes e séries são deixadas no limbo e canceladas com frequência, por mais que muitos de nós não saibamos disso.

Ainda assim, há casos ainda mais interessantes, quando um projeto é divulgado e temos até vislumbres da produção, com fotos dos bastidores ou até mesmo um episódio piloto fracassado (no caso de séries de TV). E falando nisso, aqui decidimos listar 10 séries de super-heróis que nunca saíram do papel!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

JLA

Em 1997, a DC Comics e a CBS apresentaram um filme bem bizarro da Liga da Justiça da América. Nele, tínhamos uma mescla dos heróis mais famosos da editora (Caçador de Marte, Lanterna Verde e Flash) com alguns personagens que eram bem desconhecidos para o público leigo (que nem Fogo, Gelo e Eléktron).

O filme, na verdade, era o piloto para uma série de televisão da equipe, que continuaria trabalhando aquela formação em uma aventura contra vilões mais desconhecidos da Liga. Não é nem preciso olhar muito além da imagem acima para entender porque a série foi cancelada e apenas seu episódio piloto foi exibido na televisão.

Imagem de capa do item

Metropolis

Agora, pulando para um projeto mais recente, não podemos nos esquecer de Metropolis, uma série que seguiria os moldes de Gotham e serviria para contar a história de vários ajudantes do Superman, embora tudo se passasse antes da chegada do Homem de Aço à cidade. O projeto seria como um prequel para as aventuras de Clark Kent.

De acordo com rumores, a série seria focada primariamente em duas figuras bem importantes da mitologia do Superman: o magnata criminoso Lex Luthor e a jornalista sonhadora Lois Lane. No entanto, muitos fãs viram o projeto com descrença e ele parece ter sido engavetado pela DC Comics, que não está mais trabalhando ativamente em seu desenvolvimento.

Imagem de capa do item

Damage Control

Em 2015, a Marvel TV começou a produzir uma ideia que teria sido bem interessante. A série se chamaria Damage Control e seguiria uma firma dos quadrinhos, responsável por cuidar da bagunça e da destruição deixada pelas lutas de grandes super-heróis e vilões. Seria uma comédia exibida pela ABC, o mesmo canal de Agente Carter e Agentes da S.H.I.E.L.D..

A ideia funcionaria bem nesses moldes e até chegamos a ouvir muito sobre o desenvolvimento da produção. Contudo, a série nunca saiu do papel, e com a incorporação da Marvel Television à Marvel Studios, é bem provável que ela nunca aconteça. Ainda assim, pudemos ver um pouco dessa organização no início de Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Imagem de capa do item

Novos Guerreiros

Ah, por falar em produções fracassadas da Marvel Television, não podemos nos esquecer de Novos Guerreiros, a série de comédia que seguiria uma equipe bem interessante dos quadrinhos, com heróis jovens e inexperientes.

A série chegou a ter uma arte divulgada e escalou todo o seu elenco, que gravou o episódio piloto. A produção originalmente seria exibida na Freeform, o canal "familiar" da ABC. Contudo, a emissora decidiu não dar prosseguimento ao projeto, e da última vez que ouvimos algo sobre a série, os produtores estavam tentando vendê-la para outra emissora. Contudo, faz muito tempo desde que isso aconteceu e é bem provável que o projeto tenha sido descartado.

Imagem de capa do item

Hellfire

Há alguns anos atrás, quando a Fox ainda era um estúdio independente da Disney, foram anunciados os lançamentos de duas séries: Legion e Hellfire. As duas deveriam ser produções mais adultas, ambientadas no universo dos X-Men. Contudo, a série do Clube do Inferno nunca saiu do papel, ao menos não como havia sido concebida originalmente.

O projeto seria bem focado na equipe (que já havia sido introduzida em X-Men: Primeira Classe), contando um pouco mais da história individual de seus personagens. Por algum motivo, a Fox decidiu não dar continuidade ao projeto, e em seu lugar lançou The Gifted, que incorporou alguns elementos do projeto original de Hellfire.

Imagem de capa do item

Bruce Wayne

Bem no começo dos anos 2000, a DC Comics resolveu dar uma abordagem bem diferenciada ao seu principal herói com Smallville: As Aventuras do Superboy, série que acompanhava os primeiros anos da carreira heroica do Superman. O que muitos não imaginam é que o Batman quase teve uma série seguindo essa roupagem, bem antes de Smallville.

Tudo começou quando Tim McCanlies, o roteirista por trás de O Gigante de Ferro, fez a apresentação de uma série juvenil focada no Cavaleiro das Trevas, que se chamaria apenas Bruce Wayne. A proposta originalmente iria para a HBO, mas o canal WB (que virou a atual CW) se interessou pela ideia. Infelizmente, o projeto foi cancelado quando a DC deu prioridade ao filme baseado em Ano Um, que também acabou sendo cancelado.

Imagem de capa do item

Aquaman

Porém, após o sucesso de Smallville: As Aventuras do Superboy, a DC percebeu que aquele modelo poderia servir de base para outras séries protagonizadas por seus principais heróis. Um dos projetos que surgiu disso foi uma série focada no Aquaman, que seria vivido por Justin Hartley (o Kevin de This is Us).

A série seguiria um ativista ambiental que comanda uma loja de equipamento de mergulho. Ele teria perdido a mãe em um acidente de avião sobre o Triângulo das Bermudas, mas ao investigar a fundo o caso, iria descobrir que sua mãe era de Atlântida. O projeto foi engavetado, mas o piloto foi exibido e Hartley acabou se tornando o Arqueiro Verde de Smallville.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Fechando o ciclo da DC Comics, outra série que também foi cancelada antes de ser lançada, foi a tentativa de se criar uma nova Mulher-Maravilha em 2011, escrita por David E. Kelley (sim, o criador de Big Little Lies). O piloto, que acabou sendo vazado, até hoje é considerado uma das piores coisas já feitas com a personagem.

A série seria protagonizada por Adrianne Palicki e traria uma heroína bem diferente do que estamos acostumados. Ela seria chefe de uma corporação, a Themyscira Industries, que serviria de fachada para financiar suas operações como heroína. Apesar do visual ser perfeito, a série foi criticada por trazer uma protagonista muito impulsiva e completamente desvirtuada.

Imagem de capa do item

Marvel's Most Wanted

Algumas estrelas apenas não têm sorte e esse parece ser justamente o caso de Adrianne Palicki. Além de sua fracassada Mulher-Maravilha, a atriz também iria estrelar um spin-off de Agentes da S.H.I.E.L.D., que se chamaria Marvel's Most Wanted e seria focada em dois agentes da equipe da série: Bobbi Morse (a Harpia) e Lance Hunter.

Para criar o caminho até esta série, Agentes da S.H.I.E.L.D. chegou a fazer um episódio muito emocionante que trazia a "despedida" de Bobbi e Lance. Porém, assim que a ABC produziu o piloto, a emissora decidiu que não iria continuar com o projeto. E embora tenhamos visto mais de Hunter na quinta temporada de S.H.I.E.L.D., Bobbi nunca mais voltou.

Imagem de capa do item

Motoqueiro Fantasma

Por fim, outro spin-off de Agentes da S.H.I.E.L.D. que foi jogado pelo ralo foi a série solo do Motoqueiro Fantasma, que iria seguir as aventuras de Robbie Reyes, apresentado na quarta temporada da série. Esse foi um dos últimos projetos da divisão televisiva da Casa das Ideias antes dela ser totalmente incorporada à Marvel Studios.

De acordo com rumores, a Marvel parece ter planos para o Motoqueiro Fantasma, e a produção de uma série que teria pouquíssima relação com o MCU poderia ser um problema nesse sentido. Por isso, a produção teria sido cancelada antes de decolar. Helstrom, série que foi anunciada junto do Motoqueiro, chegou a ser produzida e já foi lançada.