10 Séries curtas para maratonar na virada do ano!
10 Séries curtas para maratonar na virada do ano!
Afinal, o tempo é curto.
Final de ano é quase sempre a mesma coisa: muita gente para durante o recesso, ou agenda suas férias para a mesma data, ou até mesmo está aproveitando as férias escolares – todo aquele tempinho extra para aproveitar o Natal e Ano Novo.
A virada do ano, em particular, pode ser ainda mais interessante para quem quer colocar as séries em dia ou assistir o que deixou passar ao longo dos meses anteriores, por falta de tempo. É por isso que, nesta lista, reunimos algumas dicas para você aproveitar.
São séries curtas, com poucos episódios e de apenas uma temporada e/ou com episódios pequenos, de no máximo 30 e poucos minutos ou não passando de uma hora. Aproveite esse tempinho sem (quase) nada para fazer e assista o que puder!
Ah, a maioria listada aqui está disponível em serviços de streaming que estão presentes no Brasil, como Netflix ou Crunchyroll.
Erased
Erased é um seriado japonês da Netflix de apenas 12 episódios, com pouco mais de 30 minutos cada capítulo, onde vemos a história de Satoru Fujinuma, autor de mangá que tem o misterioso poder de reviver partes de sua vida, para corrigir problemas e ajudar pessoas.
O caso fica complicado quando sua mãe é assassinada e Satoru é o principal suspeito. Ele volta 18 anos no tempo e revive parte de sua infância, onde tem que resolver um crime de rapto de crianças para fazer com que sua mãe sobreviva no futuro – e ainda precisa descobrir a ligação entre os dois casos.
A série é adaptação live action de um anime de mesmo nome, que está disponível no Crunchyroll, caso também queira conferir.
American Vandal
American Vandal foi uma das surpresas do ano. Em formato “mocumentário”, uma espécie de “documentário falso”, com tons de crítica, o seriado apresenta a história de Dylan Maxwell, garoto problema na escola, que é suspenso após ser o principal suspeito do crime de vandalismo.
O vandalismo em questão foi o ato de pintar pênis nos carros dos professores, no estacionamento do colégio. Dylan alega que não cometeu tal ato, mas seu passado baderneiro joga contra ele em todos os julgamentos.
American Vandal segue a história de uma dupla de estudantes que grava um documentário sobre Dylan e tenta provar sua inocência.
Final Fantasy 14: Dad of Light
Final Fantasy 14: Dad of Light pode parecer, mas não é exatamente um seriado sobre videogames. Quero dizer, ele envolve videogames, em especial o título da Square Enix, mas sua história é focada na relação entre um pai e seu filho, que jogam o mesmo videogame e melhoram seu relacionamento a partir dele.
O seriado é japonês e exclusivo da Netflix no ocidente. São episódios curtos e com um clima superleve, com diversas boas lições de relacionamento não apenas familiar, mas também com pessoas de ambiente de trabalho e colegas em geral.
Midnight Diner Tokyo Stories
Midnight Diner Tokyo Stories é mais uma produção japonesa que a Netflix trouxe para o ocidente recentemente. Trata-se de um seriado bem curto que conta a história de um restaurante no centro de Tóquio, mas que só abre a partir de meia-noite.
Acontece que, no Japão, é comum que pessoas trabalhem até muito tarde, mesmo de madrugada, e esse restaurante foi feito pensado neste tipo de trabalhador, que quer apenas comer ou beber alguma coisa e relaxar após o expediente.
Quase todas as cenas se passam dentro do restaurante e, além de mostrar pratos suculentos, a série também conta pequenas histórias dos frequentadores.
Brinquedos que marcam época
Brinquedos que marcam época é um documentário de apenas quatro episódios, disponível na Netflix, que conta a história da produção de alguns dos brinquedos mais famosos do mundo.
São episódios focados em uma linha de fabricantes, com bonecos e bonecas de marcas como Star Wars, Barbie, He-Man e G.I. Joe, que no Brasil é conhecido como Comandos em Ação. Cada capítulo traz informações inéditas sobre as ideias que levaram à produção de alguns dos brinquedos mais famosos do mundo.
Apesar de ter pouco menos de 50 minutos em cada episódio, sua temporada é curta e pode ser completada em poucas horas.
Dark
Dark é outro seriado que chegou e se tornou um sucesso estrondoso nos últimos meses. De produção alemã, a série chegou a ser considerada um “Stranger Things para adultos”, ainda que essa qualificação não seja exatamente justa.
Dark envolve a história de uma cidade pequena, que se vê envolta em um mistério quando crianças começam a desaparecer. Há um mistério que envolve três gerações da mesma família e que se passa em locais inimagináveis.
Mesclando ficção científica e terror, Dark é uma boa opção para as noites da virada do ano.
Atlanta
Atlanta é uma série de comédia dramática estrelada por Donald Glover, astro já consagrado neste estilo de seriados e filmes nos EUA.
O seriado conta a história de Earn e sua carreira na cena de rap em Atlanta, Georgia, nos EUA. Ao mesmo tempo em que ele precisa se provar para familiares e para sua ex-mulher, Earn tenta se reconectar com um primo para tentar pegar carona no seu sucesso.
Apesar de ter apenas uma temporada, o seriado é de 2016, mas foi incluído no catálogo da Netflix em 2017.
Atypical
Atypical é outra série da Netflix que, por enquanto, é curta e tem apenas uma temporada, além de ser rapidinha de acabar, graças a seus episódios de curta duração.
É uma série adolescente com tom único, que trata de autismo e outros problemas comuns da sociedade moderna e em como as pessoas lidam com esta condição.
O clima é de comédia leve, com tons de drama. O adolescente Sam tenta estabelecer sua independência e arrumar uma namorada, mas nem tudo sai como planejado.
Cara gente branca
Cara gente branca é, como gostam de dizer por aí, um tapa muito bem dado na cara da sociedade. A série da Netflix se inspirou em um filme de mesmo nome e recebeu tratamento especial para contar uma história que se dividiu em poucos episódios rápidos.
Tudo começa quando estudantes de uma universidade decidem promover uma festa com a temática de black face, prática racista onde brancos pintam seus rostos e corpos para se parecem com pessoas negras.
A série conta como os alunos negros da universidade reagem ao caso e também apresenta discussões válidas sobre racismo.
Santa Clarita Diet
Uma pedida inusitada, Santa Clarita Diet é um seriado de comédia com tons extremamente gore, ou seja, com aquele nível de violência que os fãs do gênero gostam.
A série é curta e está disponível na Netflix, contando a história de uma dona de casa que adquire uma doença um tanto quanto curiosa: ela basicamente se transforma em uma zumbi consciente, com fome de carne humana, mas sem perder a inteligência ou capacidade de fala.
Com momentos bem violentos, este é um seriado para assistir depois da ceia do ano novo.