10 Semelhanças entre Guerra Civil e Batman vs Superman!
10 Semelhanças entre Guerra Civil e Batman vs Superman!
Embora a execução dos dois filmes seja muito diferente, Capitão América: Guerra Civil e Batman vs Superman: A Origem da Justiça são filmes parecidos em muitos aspectos. Isso não interfere na qualidade das produções, mas é algo importante para notar. Confira 10 semelhanças que nós encontramos nos longas!
Ações impudentes dos heróis servem como catalisador
Em ambos os filmes, são as ações imprudentes dos heróis que levam a uma resposta negativa das autoridades. Em Batman vs Superman, o incidente catalisador é o assassinato de diversas pessoas em uma cidade africana durante uma ação do Homem de Aço para resgatar Lois Lane.
Já em Guerra Civil, é a explosão do Ossos Cruzados e falta de experiência de Wanda que acaba trazendo a tona a necessidade de que os heróis sejam controlados. Claro que existem outros fatores que também entram em pauta, como a destruição de Sokóvia em Vingadores: Era de Ultron, e a destruição de Metrópolis em O Homem de Aço.
Ataques terroristas cometidos pelo vilão
Lex Luthor e Hemlut Zemo têm tendências a explodir coisas. Em Batman vs Superman, Lex explode o Capitólio dos Estados Unidos. Em Guerra Civil, é o Centro Internacional de Viena, a cidade da ONU, que é vitima do ataque terrorista de Zemo, que tentou incriminar o Soldado invernal pelo atentado.
Heróis se enfrentam
Com as coisas indo de mal a pior, os heróis acabam sendo obrigados a se enfrentar. Batman vê o Superman como uma ameaça e está disposto a matá-lo, enquanto o Homem de Ferro quer prender os Vingadores resistentes antes que o Secretário Ross envie um grupo especial atrás deles. A última luta entre Homem de Ferro e Capitão América também é incrivelmente passional.
A reintrodução de personagens consagrados
Ambos os filmes introduzem as melhores versões de personagens já consagrados no cinema. O Batman de Ben Affleck é uma das melhores coisas de Batman vs Superman e o Homem-Aranha de Tom Holland brilha como nunca em Guerra Civil.
Como um fã, eu digo que Homem-Aranha e Batman são meus personagens favoritos, e foi uma satisfação ver os dois muito bem representados.
A primeira aparição de personagens incríveis
Batman vs Superman trouxe uma sensação intensa com a introdução estonteante da Mulher-Maravilha de Gal Gadot, que acabou saindo muito melhor do que o esperado. Já do lado da Marvel, quem brilhou em Guerra Civil foi o Pantera Negra, interpretado com maestria pelo ator Chadwick Boseman.
Os dois personagens e atores carregaram uma grande responsabilidade nas costas, a Mulher-Maravilha foi a primeira super-heroína a se tornar um sucesso, enquanto o Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro de quadrinhos publicados por uma grande editora.
O governo não está satisfeito
Batman vs Superman e Guerra Civil trazem figuras do importantes para ilustrar a insatisfação dos governos do mundo com as ações imprudentes de super-heróis. No longa da DC esse papel é representado pela Senadora Finch, interpretada por Holly Hunter. No longa da Marvel, contudo, o papel é representado por dois personagens, primeiramente pelo Secretário Ross, de William Hurt, e depois pelo Rei de Wakanda, T'Chaka, interpretado por John Kani.
Vilões menores
Ambos os filmes contam com vilões menores para trazer um peso extra ao jogo. Em Batman vs Superman é o KGBesta e em Guerra Civil é o Ossos Cruzados.
Unidos venceremos
Para impedir o cara mau de verdade os heróis tem que se unir. Em Batman vs Superman, depois que a luta se encerra, Bruce finalmente entende o lado de Clark e os dois partem em busca do vilão de verdade.
Já em Guerra Civil, Stark custa a acreditar que o Soldado Invernal não é um criminoso, mas assim que percebe que errou, ele vai atrás de Steve para ajudá-lo a impedir que Zemo ative os outros Soldados Invernais.
Lidam com traumas familiares
Guerra Civil traz uma cena onde Tony Stark mostra um novo projeto no qual está trabalhando para ajudá-lo a superar alguns traumas - uma cena com um ótimo rejuvenescimento digital, diga-se de passagem. O ponto da sequencia é mostrar o quanto Tony se sente culpado por nunca ter se relacionado bem com seu pai, algo que poderia mudar caso Howard tivesse continuado vivo. Por outro lado, ele sempre teve uma relação boa com sua mãe, e isso lhe foi tirado pelo Soldado Invernal.
Batman vs Superman, por sua vez, mostra a culpa que Bruce sente pelo assassinato de seus pais, acontecimento que o levou a se tornar um vigilante quase psicótico. Ouvir que alguém irá matar uma Martha, o mesmo nome de sua falecida mãe, serve de gatilho para que o maior trauma do Cavaleiro das Trevas se revele e ele recue, o que dá tempo para que Lois explique a situação.
O vilão nas sombras
Tanto Guerra Civil quanto Batman vs Superman contam com uma vilão - descaracterizado - nas sombras que serve como articulador para que os heróis se enfrentem.
Lex Luthor tem um plano onde provoca os dois heróis até que o Batman decide que é hora de matar o Superman.
Zemo, no entanto, vê razão em culpar os Vingadores pelas mortes de sua mulher, filha e pai. Ele sabe que não tem força para matar os heróis, então surge com um plano para que o grupo seja destruído por dentro. A gota d'água é quando Zemo revela que foi Bucky quem matou os pais de Tony, o que cega o Homem de Ferro.
--
Notou mais alguma semelhança entre os filmes? Não se esqueçam de comentar!