10 sagas recentes dos quadrinhos que deveriam ser adaptadas na TV e no cinema!

Capa da Publicação

10 sagas recentes dos quadrinhos que deveriam ser adaptadas na TV e no cinema!

Por Gus Fiaux

Tanto o Universo Cinematográfico da Marvel quanto o Universo Estendido da DC Comics, bem como outras ramificações de super-heróis dos cinemas, estão vivendo uma era fantástica, cheia de material pronto para ser adaptado. Nos últimos anos, tanto a Marvel quanto a DC têm lançado diversas HQs e sagas incríveis, que fornecem um material-base excelente para os cinemas e a TV.

Considerando os últimos 10 anos dos quadrinhos, coletamos 10 mega-sagas das duas editoras, que poderiam ser adaptadas em filmes e séries de TV. Não precisa necessariamente ser algo que deveria ser transcrito para as telas agora, mas que precisa ganhar uma adaptação quando possível, devido ao seu valor!

Lista sugerida pelo leitor @leao_oliveira_ no nosso Instagram!

Créditos: Marvel / DC Comics

Imagem de capa do item

Guerra do Destino

Para começar a lista, podemos aproveitar o filme que todos estão comentando atualmente: Pantera Negra. O longa acaba com Wakanda finalmente se estabelecendo em meio ao mundo globalizado... mas já é de se esperar que isso não traga apenas amizades para T'Challa e sua nação.

Por isso, uma das adaptações mais pedidas para a continuação é Guerra do Destino, a história onde o Doutor Destino e seu país, a Latvéria, entram em guerra contra Wakanda, gerando um verdadeiro confronto de titãs. Muitos sugerem que essa seria a melhor forma de apresentar Victor Von Doom no Universo Cinematográfico da Marvel, sem ligá-lo diretamente ao Quarteto Fantástico - além de trazer um desafio gigantesco para o Pantera Negra.

Imagem de capa do item

Pecado Original

Publicada originalmente em 2014, Pecado Original não foi uma saga muito bem vista entre os fãs de quadrinhos. Sua premissa muito interessante, que investigava a morte do Vigia pelas mãos de um assassino misterioso, acabou sendo desperdiçada em uma trama previsível e que descaracterizava seus personagens... mas nem tudo é descartável aqui.

A história de Pecado Original poderia render um ótimo filme no futuro do UCM - ainda que diversos elementos tenham de ser alterados. Seria a forma perfeita de trazer uma "conclusão" à participação de Nick Fury na franquia - já que Samuel L. Jackson não ficará para sempre no papel do personagem -, além de abordar uma trama de investigação um tanto quanto inédita nesse universo.

Imagem de capa do item

Vilania Eterna

Os vilões da DC Comics estão entre os mais adorados do universo dos quadrinhos. E embora o Universo Estendido da DC Comics tenha falhado a apresentar um filme estrelado pelos piores entre os piores (pode sair, Esquadrão Suicida), ainda há chance de fazer um longa retratando uma união dos maiores vilões do universo, graças à Vilania Eterna.

Aqui, o Sindicato do Crime da Terra-3 pula para a Terra principal da DC Comics, e consegue derrotar a Liga da Justiça. Por conta disso, um grupo de vilões liderados por Lex Luthor precisa lutar para que os inimigos extra-dimensionais não causem estragos ainda maiores. É a forma perfeita de mostrar como esses personagens não são tão unidimensionais quanto pensamos.

Imagem de capa do item

Terra das Sombras

Nem só de cinema viverá o homem. As séries da Marvel na Netflix tem provado uma constante evolução de seus personagens e histórias, e estão fazendo um relativo sucesso ao apresentar todo o núcleo urbano de heróis da Casa das Ideias. Pensando nisso, Terra das Sombras é uma boa pedida para uma segunda (ou terceira) temporada de Os Defensores.

Na história, o Demolidor é possuído pela Besta-Fera, a entidade demoníaca adorada pelo Tentáculo. Ele então se volta contra seus aliados, e incita um grande caos no submundo de Nova York. Por mais que o Tentáculo seja o elemento mais fraco dessas séries, seria a forma ideal de tentar corrigir esses problemas, ao mesmo tempo em que forçaria os outros Defensores a tomar decisões drásticas para impedir seu próprio aliado.

Imagem de capa do item

A Noite Mais Densa

Infelizmente, o Lanterna Verde ainda não fez sua participação no Universo Estendido da DC Comics - a não ser que você conte a cameo de um dos membros da Tropa em Liga da Justiça. Mas Tropa dos Lanternas Verdes se mantém como uma prioridade para a Warner Bros., e A Noite Mais Densa poderia muito bem ser adaptada em alguma de sua continuações.

Na história, vemos a ascensão da Tropa dos Lanternas Negros, composta por heróis e vilões uma vez mortos, e que agora estão ressurgindo do túmulo. Apesar de ser um pouco mais adulta que as histórias de super-heróis, num geral, A Noite Mais Densa seria a forma perfeita de vermos as várias Tropas do Espectro se unindo para derrotar um inimigo em comum.

Imagem de capa do item

Doomsday Clock

Uma das empreitadas mais arriscadas da DC Comics nos últimos anos, Doomsday Clock - ainda inédita no Brasil - apresenta uma proposta ousada: cruzar o Universo DC com o universo de Watchmen, de forma que os personagens da obra de Alan Morre possam co-existir com outros heróis da editora, como o Batman e o Superman.

A trama ainda está sendo publicada lá nos Estados Unidos, mas já tem agradado muitos leitores e a crítica especializada, ainda mais considerando o fato de que ela está sendo construída há quase dois anos. Com a série de Watchmen sendo desenvolvida para a HBO, temos a oportunidade perfeita para ligá-la a outras franquias da DC Comics na TV ou no cinema.

Imagem de capa do item

O Cerco

Possivelmente a saga mais "possível" de ser adaptada da lista, O Cerco é quase que uma continuação direta dos eventos que foram representados em Thor: Ragnarok. Nos quadrinhos - assim como no final do filme -, o povo de Asgard migra para a Terra. Infelizmente, a cidade onde moram - Broxton, Oklahoma - é invadida por Norman Osborn e seus Vingadores Sombrios.

Embora ainda precisemos de vilões que cumpram os mesmos papeis de Osborn e de sua equipe nas HQs, o terreno já está todo definido, e seria perfeito para um novo filme do Deus do Trovão ou dos próprio Vingadores. Além disso, caso fosse que nem nos quadrinhos, a trama poderia impulsionar Loki em um "reboot" do próprio personagem.

Imagem de capa do item

Vingadores vs X-Men

Uma das coisas que mais alegrou os fãs de quadrinhos no final do ano passado foi a derradeira compra da Fox pela Disney. Isso significa que heróis como o Quarteto Fantástico e os X-Men passarão para a Marvel Studios, onde poderão interagir com os Vingadores, Guardiões da Galáxia, Homem-Aranha e outras franquias das HQs.

Com isso em mente, muitos já querem ver uma adaptação da saga Vingadores vs X-Men, onde as duas equipes entram em desacordo quanto à forma de lidar com a nova vinda da Força Fênix para a Terra. E embora isso ainda possa demorar para acontecer nos cinemas, é certamente um confronto que todos gostaríamos de testemunhar.

Imagem de capa do item

Renascimento DC

Para encerrar as histórias da DC Comics, temos uma publicação que não chega bem a ser uma saga, mas que tem um grande potencial - ainda que, infelizmente, não possa ser exatamente "adaptada" nos cinemas. O Renascimento DC é uma fase editorial que veio para resgatar a essência da editora, restaurando as histórias e elementos de seus heróis mais clássicos.

Nos cinemas, demoraria um bom tempo para adaptá-la - devido ao trabalho que deveria ser feito com reboots, terras alternativas, multiversos e versões diferentes dos mesmos personagens. Mas, caso o Universo Estendido da DC Comics resolva, um dia, trazer isso para as telonas, certamente traria um sorriso nos rostos dos fãs, já que o Renascimento é a fase mais aclamada da editora nos últimos anos.

Imagem de capa do item

Guerras Secretas

Falando em terras alternativas, a Marvel publicou, no ano de 2015, o que muitos consideram como a melhor mega-saga de toda sua história de publicação. As Guerras Secretas foram fruto de uma construção de vários anos de histórias, culminando na destruição de todo o Multiverso Marvel, e na ascensão do Doutor Destino como o deus-rei de um Mundo Bélico.

Esse mundo era composto por pedaços de diversas Terras destruídas, e continha várias versões diferentes dos mesmos personagens. Com a possibilidade do Quarteto Fantástico retornando para a Marvel Studios, a trama das Guerras Secretas poderia muito bem ser adaptada em uma nova fase do UCM, criando uma narrativa empolgante e cheia de reviravoltas.