10 sagas que trouxeram grande impacto no Universo Marvel!
10 sagas que trouxeram grande impacto no Universo Marvel!
A cada ano, uma saga diferente. E todas vêm com a mesma promessa de mudar todo o status quo de tudo dentro do Universo Marvel, mas pouquíssimas conseguem, de fato, ter consequências duradouras que realmente signifiquem mudanças para os heróis e vilões daquele mundo. E aqui estão as principais!
A ideia é fazer um apanhado geral de dez sagas que geraram uma grande repercussão em todo o Universo Marvel após seu lançamento, chegando a ter consequências visíveis anos depois de sua publicação original. Não escolhemos nenhuma ordem específica em relação à cronologia dessas séries, e sim no quesito importância que elas tiveram em consolidar o futuro da Marvel nos quadrinhos.
Desafio Infinito
Desafio Infinito foi uma série que, desde seu início, tinha grandes promessas de mudar todo o status quo da Marvel. Thanos, graças à Manopla do Infinito, iria obliterar metade de toda a população do Universo, apenas para agradar o amor de sua vida, a Morte.
Contudo, ao final da saga, tudo isso é resetado e a vida volta a ser como era... porém, algumas consequências da série perduraram. A maior delas é a criação da Guarda do Infinito, além de Adam Warlock ter ficado em posse da Manopla. E como se não bastasse, a série deu início à Saga do Infinito, sendo seguida por Guerra e Cruzada Infinita.
Vingadores: A Queda
Um ponto crucial na história dos Heróis Mais Poderosos da Terra, Vingadores: A Queda apresenta uma história catastrófica que culmina na dissolução dos heróis e a transformação da Feiticeira Escarlate em uma vilã megalomaníaca e destrutiva.
A história tira vários Vingadores de ação, matando três de seus principais representantes, além de dar surgimento a várias equipes, como os Novos e os Jovens Vingadores.
Invasão Secreta
Amada por uns, odiada por outros, Invasão Secreta cumpriu dois objetivos: dar um fim à expectativa causada pela intensa propaganda de marketing voltada para a pergunta "Em quem você confia?", além de trazer consequências severas para o Universo Marvel por um bom tempo.
Foi exatamente aqui que Tony Stark perdeu todo seu posto e crédito com o governo norte-americano, proporcionando uma ascensão de Norman Osborn no cenário político, o que deu origem ao MARTELO e ao Reinado Sombrio, uma fase conturbada onde os vilões tomaram o lugar dos maiores heróis do Universo Marvel.
Guerras Secretas
A primeira grande saga do Universo Marvel trouxe grandes consequências para a editora desde seu início. Guerras Secretas foi uma maxissérie cujos pequenos detalhes continuaram repercutindo por um bom tempo na Terra-616 e nos heróis que a habitavam.
Exemplos claros são o traje negro do Homem-Aranha, que viria a se tornar o Venom, o papel do Doutor Destino e do Beyonder, Coisa no espaço como aventureiro sideral e Mulher-Hulk o substituindo no Quarteto Fantástico. E, claro, a namorada dragão de Lockheed.
Cisma
O Cisma foi um evento focado nos mutantes. Contudo, suas consequências foram vitais para as equipes de X-Men e derivados durante longos anos. Nele, Wolverine e Ciclope tiveram uma grande discussão a respeito de como liderar os mutantes, o que causou uma separação entre os dois líderes e seguidores de ambos.
A principal consequência foi a criação de duas equipes distintas, uma com base em Utopia - e depois em um armazém secreto do programa Arma X, e outro na Escola Jean Grey. Além disso, a revista trouxe uma grande ruptura na amizade de Logan e Scott, além de todas as diferenças ideológicas entre os X-Men. Mas sua principal consequência foi...
Vingadores vs X-Men
Surgida no embalo do Cisma, Vingadores vs X-Men traz os mutantes enfrentando os Vingadores, em busca da sobrevivência e da reafirmação de seus direitos. Porém, ainda que seja bastante criticada pelos fãs - sobretudo os fãs dos X-Men - a série teve uma série de consequências vitais para o Universo Marvel.
Foi ela quem deu origem à fase da Nova Marvel. Com isso, vimos Xavier morrer - de novo -, o Quinteto Fênix ser criminalizado e tratado como um grupo terrorista, a criação de um esquadrão unindo heróis humanos e mutantes, outro surto de histeria antimutante, além de uma revitalização dos X-Men, que andavam escanteados antes da saga.
Dinastia M
Contudo, a própria Vingadores vs X-Men surgiu de uma saga cujas consequências foram ainda mais drásticas e duradouras: Dinastia M. Aqui, uma "continuação" de Vingadores: A Queda, a Feiticeira Escarlate "suga" todos os heróis para dentro de uma realidade completamente nova, até que todos começam a se lembrar de suas vidas anteriores.
O maior legado da série é uma coisa breve e que afetou anos de cronologia mutantes: "Sem mais mutantes". Três palavras que desencadearam a semi-extinção do gene mutante, restando apenas 198 pessoas dotadas em todo o Planeta Terra.
Massacre
Uma das sagas mais nostálgicas dos quadrinhos, Massacre gerou consequências desastrosas e que todos os fãs buscam esquecer até hoje, sendo a principal delas Heróis Renascem.
Além disso, vale lembrar do próprio vilão, que ganhou grandes repercussões recentemente, na série AXIS - traduzida no Brasil como EIXO.
Guerra Civil
Dentro de um contexto amplo, podemos dizer que, até então, a Guerra Civil era a maior saga dos quadrinhos da Marvel, por toda sua carga dramática e importância dentro do Universo-616. Aqui, vimos Tony Stark e Steve Rogers se separarem e liderarem suas próprias equipes devido a conflitos ideológicos com relação à importância do governo na vida dos super-heróis.
A série deu um "final" intenso ao Capitão América, além de jogar vários heróis na clandestinidade e definir um tom sombrio para tudo que se seguiria no Universo Marvel a partir dali.
Guerras Secretas
Alerta: possíveis SPOILERS de Guerras Secretas à frente:
2015 foi o ano em que a Marvel se reinventou com sua melhor saga desde Guerra Civil. As novas Guerras Secretas trouxeram a culminação de uma epopeia iniciada por Jonathan Hickman desde seus primórdios trabalhando na construção do Universo Marvel.
A saga, mais do que qualquer outra dos últimos anos, trouxe consequências estratosféricas para a Marvel, como a inserção dos personagens do Universo Ultimate dentro do novo universo da Marvel, além da dissolução do Quarteto Fantástico. Mas a maior consequência é a destruição da Terra-616, que ao final da série, foi substituída pelo que está sendo chamada de Terra-Prime.