10 sagas mais importantes dos animes!
10 sagas mais importantes dos animes!
Hora de subir as 12 casas!
Quase todo shonen, que é como são chamados os animes e mangás direcionados ao público masculino, é separado por arcos, ou “sagas”, onde os heróis precisam enfrentar um grande e perigoso inimigo. Algumas dessas sagas acabam se tornando mais importantes que outras, seja por adicionar novos elementos à história, por mostrar batalhas de tirar o fôlego ou por apresentar personagens que serão muito queridos pelos fãs dali em diante.
Esse é um fenômeno que acontece com bastante frequência nesse tipo de obra, mesmo que esse arco importante e inesquecível não seja necessariamente o melhor. Nessa lista nós vamos relembrar algumas dessas sagas emocionantes. Então acenda o relógio de fogo e vamos nessa!
Batalha do Santuário (Os Cavaleiros do Zodíaco)
De longe a saga mais lembrada pelos fãs das aventuras de Seiya e seus amigos. Nela, Saori Kido, a reencarnação de Atena, é atingida por uma flecha dourada e está a beira da morte. Para salva-la, só tem um jeito: subir as 12 casas, cada uma guardada por um cavaleiro de ouro, os guerreiros mais poderosos de toda a confraria dos cavaleiros, e chegar até o mestre do santuário para que ele retire a flecha do peito da jovem deusa.
Foi nessa saga que nós ouvimos pela primeira vez sobre o sétimo sentido, o nível máximo de domínio do cosmo. Ela também é recheada de momentos emocionantes, como a dramática luta entre Hyoga e seu mestre, Camus de aquário, e o sacrifício de Shiryu para derrotar Shura de capricórnio.
Mas o mais importante: conhecemos os personagens mais amados pelos fãs, os cavaleiros de ouro, que até hoje rendem discussões sobre quem é o dourado mais poderoso.
Freeza (Dragon Ball Z)
Muita coisa nova é adicionada ao universo de Dragon Ball nessa saga, expandido a mitologia da obra de Akira Toriyama como nunca visto até aquele momento da história.
Vemos pela primeira vez um planeta alienígena, descobrimos de onde vieram Piccolo Daimaoh e o Kami-Sama da Terra, conhecemos um dos dos vilões mais icônicos de todo o anime, o terrível Freeza, e, é claro, vemos Goku se transformar em Super Saiyajin pela primeira vez, um momento simplesmente inesquecível e um dos acontecimentos mais famosos e importantes da história dos animes.
Nessa Saga, os guerreiros Z viajam até o planeta Namekusei para reunir um outro tipo de esferas do Dragão, com o intuito de reviver todas as pessoas mortas pelos Saiyajins que invadiram a Terra. No caminho, terão que enfrentar Freeza e seu exército de guerreiros, um mais perigoso e poderoso que o outro.
Exame Chuunin (Naruto)
Uma das sagas lembradas com mais carinho pelos fãs de Naruto é a do exame Chuunin, onde os jovens aspirantes a ninja devem provar seu valor em uma série de testes perigosíssimos para depois colocarem todas as suas habilidades a prova lutando uns contra os outros.
Foi aqui que conhecemos personagens como Rock Lee, Gaara, Neji e Orochimaru, amados (e odiados) por milhões de fãs espalhados pelo mundo.
Essa saga emociona justamente pelos personagens, cada um mostrando o seu "jeito ninja" de superar as adversidades da vida e realizarem seus sonhos.
Soul Society (Bleach)
Um grupo de lutadores com um forte laço de amizade tem sua amiga sequestrada e levada ao quartel general da ordem a que servem. Para salvá-la, eles devem ir até esse lugar e derrotar os guerreiros que estão no topo de sua hierarquia antes que o tempo acabe. Te parece familiar?
Zoeiras a parte, Bleach atingiu o ápice de sua popularidade na saga da Soul Society, onde rolam algumas das melhores lutas de toda a série. Entre as novidades que a saga apresenta estão a Bankai, habilidade que os shinigami de classe mais alta tem se expandirem seus poderes a níveis inacreditáveis, e o vilão Aizen Sousuke, que seguiu insuperável como o melhor antagonista da série até seu final. Outros personagens importantes, como o imparável Zaraki Kenpachi e a bela, mas mortal, Soi Fong são apresentados aqui.
Saga do Cristal de Prata (Sailor Moon)
Achou que só ia ter anime shonen nessa lista? Achou errado, noblário leitor!
A saga do cristal de prata, que cobre toda a primeira temporada de Sailor Moon, é certamente a mais lembrada pelos fãs das guerreiras lunares. Vemos cada uma delas aparecendo aos poucos, nos conquistando com seu jeitinho entre um monstro da semana e outro, derrotando os poderosos generais do Negaverso, até o momento da batalha final contra a Rainha Beryl pela posse do sagrado cristal de prata.
Informação inútil: esse que vos escreve é perdidamente apaixonado pela Sailor Júpiter há mais de 20 anos.
Juppongatana ou "saga de Kyoto" (Samurai X)
É nessa saga que Kenshin encara o maior desafio de sua vida: impedir que um antigo samurai renegado, Shishio Makoto, afogue o Japão em sangue e guerras sem fim. Para isso, ele e seu amigo Sanosuke Sagara vão até Kyoto, onde a Juppongatana, a organização liderada por Shishio, planeja dar o golpe que acabará com o Japão.
É nessa saga que conhecemos Hajime Saito, um dos personagens mais populares da série, e vemos a evolução de Kenshin como um mestre do estilo Hiten Mitsurugi, quando ele finalmente consegue dominar sua técnica suprema, o Amakakeru Ryuu no Hirameki. Também descobrimos um pouco mais sobre o passado de Kenshin na figura de seu mestre, Seijuro Hiko.
Torneio das Trevas (Yu Yu Hakusho)
Outro fenômeno que acompanha os mangás shonen são os "arcos de torneio", onde heróis e vilões se enfrentam numa competição de luta. Mas Yu Yu Hakusho elevou esse conceito a enésima potência com o torneio das trevas.
Levados à ilha dos enforcados para competir nesse torneio mortal, Yusuke e seus amigos, agora conhecidos como Time Urameshi, vão lutar por suas vidas contra guerreiros tão bizarros quanto perigosos. Mas não será nada fácil: entre seus inimigos estão os poderosíssimos irmãos Toguro, sendo o mais novo o grande vilão dessa saga e tido pelos fãs como o inimigo mais importante de toda a série.
Sejam sinceros: quem aí nunca gritou "AH! EU SOU TOGUUROOO!" durante um dos episódios dessa saga?
Marineford (One Piece)
Essa saga é tão grande e importante que é até difícil falar sobre ela aqui sem se estender demais ou dar nenhum spoiler, mas vamos lá: na saga de Marineford, ou saga da "Guerra dos Melhores", nós vemos uma guerra em escala gigantesca entre o governo mundial e os piratas do Barba Branca, um conflito que definiria o destino do mundo para sempre.
Aqui nós conhecemos vários personagens que se tornaram muito queridos, como Boa Hancock, e sofremos com a morte de heróis mais amados ainda. Tudo é mostrado com os melhores traços de Eichiiro Oda até aquele momento e contado com uma enorme riqueza de detalhes.
Também é nessa saga que Luffy cresce tanto em poder como quanto personagem, tendo que encarar a perda de um companheiro insubstituível e sua derrota moral mais humilhante. É uma saga dividida em quatro arcos e é simplesmente imperdível.
Ilha dos Duelistas (Yu-Gi-Oh!)
A primeira grande saga de Yu-Gi-Oh! é também a mais lembrada: é na ilha dos duelistas que Yugi e Kaiba realizam suas maiores proezas como jogadores de "Monstros de Duelo", como o jogo de cartas é chamado pelos personagens no anime.
Nela, o vilão Maximillion Pegasus sequestra o avô de Yugi e obriga o garoto a duelar contra vários jogadores perigosos, incluindo ele próprio, para salvá-lo. Agora, ele terá que colocar todas a sua astúcia e habilidade a prova, assim como o poder do enigma do milênio.
Stardust Crusaders (Jojo´s Bizarre Adventure)
Muitos fãs discutem se essa seria a melhor fase de Jojo´s Bizarre Adventure, mas sua terceira parte, Stardust Crusaders, é inegavelmente a mais importante da obra. Aqui foi apresentado e estabelecido o conceito dos Stands, a manifestação física do poder psicológico dos heróis e vilões de Jojo, definindo os alicerces da série dali em diante. Foi a fase que mais ganhou jogos de vídeo game, adaptações para anime e uma avalanche de produtos relacionados, sendo a saga ais popular até agora.
Nessa saga, Jotaro Kujo, neto de Joseph Joestar, herói da fase anterior, Battle Tendency, deve ir ao Egito acompanhado de seu avô e um grupo de amigos para salvar a vida de sua mãe ao impedir a ascensão de Dio, um velho inimigo da família Joestar.