10 RPGs de mesa que você precisa jogar
10 RPGs de mesa que você precisa jogar
Tire os dados da gaveta, hora de jogar!
Muito antes dos RPGs para vídeo games surgirem, jogadores do mundo inteiro viviam suas aventurar por mundos fantásticos com dados, fichas e muita imaginação. Os RPGs de mesa seguem firmes e fortes até hoje, sendo tão divertidos e envolventes quanto suas contrapartes eletrônicas.
Nessa lista, vamos te indicar alguns dos melhores títulos para se aproveitar com os amigos, e talvez ainda te apresentar jogos completamente novos. Role o dado e torça pelo dano crítico!
Legend of the Five Rings
Legend of the Five Rings é uma ótima escolha para quem gosta de fantasia e mitologia oriental. Como o próprio nome diz, os jogadores podem usar anéis como atributos básicos, cada um representando um elemento e possibilitando movimentos de jogo diferentes.
Inspirado nos filmes de samurai de Akira Kurosawa, este RPG é ambientado em um mundo onde vários clãs guerreiros lutam pela supremacia, em uma terra ameaçada por espíritos malignos de ronins mortos, separados de todos por uma muralha. São várias classes para escolher, como samurai, espião, monge e por aí vai.
Zombie World
Neste RPG jogado através de cartas, os jogadores começam criando um grupo de sobreviventes, que devem se unir para sobreviverem a um mundo infestado por zumbis, no melhor estilo The Walking Dead e The Last of Us*.
Conforme o jogo avança, ele começa a "destravar" regras e conceitos cada vez mais complexos, o que dá aos jogadores uma sensação de fortalecimento real dentro daquele mundo. As regras são de fácil entendimento, o que torna esse um título ideal para novatos ou para quem não tem muita paciência para mecânicas complicadas demais.
Paranoia
Com sua primeira edição publicada em 1984, Paranoia se passa em um futuro distópico dominado por um supercomputador assassino, mas apesar dessa premissa, o humor macabro é o ponto mais forte desse jogo.
Você deve obedecer à várias tarefas dadas a você pelo supercomputador, como destruir sociedades secretas, explodir uma máquina que aprendeu a sentir dor e outras maluquices. O jogo inclusive incentiva os jogadores a sabotarem e matarem uns aos outros de maneiras criativas, o que pode gerar resultados engraçadíssimos.
Star Trek Adventures
Perfeito para os fãs das várias versões de Star Trek, este RPG focado em trabalho de equipe coloca os jogadores na ponte de comando da Enterprise, podendo ocupar vários cargos dentro da nave, como médico, oficial de segurança, capitão e por aí vai.
Nele, é possível criar e controlar personagens de apoio em paralelo aos personagens principais, dependendo da situação. Tudo o que é feito na série também pode ser feito no jogo: negociações de paz com romulanos e klingons, consertar a nave enquanto outros jogadores se concentram em uma batalha espacial e por aí vai.
Shadow of the Demon Lord
Se você curte batalhas, demônios horripilantes e fantasia sombria, Shadow of the Demon Lord é o seu jogo. Ele se passa em um mundo de fantasia assolado por criaturas saídas dos mais profundos abismos do inferno, onde a esperança é escassa e a destruição é abundante.
Os jogadores controlarão guerreiros renegados, como mercenários, magos e outras classes, com várias raças diferentes disponíveis. Ele é jogado com dados de vinte e de seis lados, enquanto você e seus amigos batalham contra cultistas infernais e contra o próprio mestre do jogo.
Star Wars
Se os fãs de Star Trek tem um RPG para chamar de seu, os adoradores da saga criada por George Lucas não poderiam ficar por menos. De fato, não existe um, mas três RPG ambientados numa galáxia muito, muito distante.
Em Star Wars: Age of Rebellion, os jogadores são jogados no período da guerra civil galáctica entre Império e Rebelião, assumindo papéis dentro da aliança rebelde como pilotos, infantaria ou espiões. Quanto mais pontos de "dever" acumulados, maior sua importância entre os heróis.
Já Star Wars: Edge of the Empire é focado no submundo criminoso da saga, onde é possível ser um contrabandista, caçador de recompensa e outras classes menos gloriosas. Ao invés de "dever", os jogadores tem uma "obrigação", que controla as ações de seus personagens.
Por último, há o Force and Destiny, onde você seguirá os caminhos da Força, para o bem e para o mal. O melhor: esses três sistemas são compatíveis entre si, o que significa que o mestre pode pegar elementos de todos eles na hora de criar a aventura perfeita.
Call of Cthulhu
Atualmente em sua sétima edição, Call of Cthulhu é um RPG de horror cósmico, inspirado nas criações monstruosas do escritor HP Lovecraft.
Neste jogo, você e seu grupo interpretam investigadores, e em seu caminho, haverão enigmas para serem solucionados, segredos a serem desvendados e constantes "checagens de sanidade", uma mecânica importante para a continuidade da aventura.
O combate não é o foco aqui, e embora você tenha a chance de enfrentar cultos do mal e lutar contra monstros interdimensionais, você vai passar a maioria de seu tempo correndo por sua vida e tentando não enlouquecer, a menos que queira ter uma morte rápida e dolorosa.
Vampiro: A Máscara
Este é um dos títulos mais tradicionais dos RPGs, famoso inclusive entre os brasileiros. Nele, você e seus amigos poderão escolher entre sete clãs ancestrais de vampiros, cada um com sua história, características físicas e poderes.
A lore do jogo é tão extensa quanto fascinante, interessando até aqueles que nunca jogaram um RPG na vida a tentarem a sorte neste universo. Nas aventuras, há uma série de regras a serem seguidas, respeitando o desejo da seita Camarilla para garantir a sobrevivência e a prosperidade de seus clãs.
Cyberpunk Red
Cyberpunk Red é a quarta edição de Cyberpunk, que serviu de inspiração para o esperado game para consoles Cyberpunk 2077. Como já era de se esperar, ele é ambientado num futuro altamente tecnológico, porém distópico, onde pobreza e anarquia convivem lado a lado com avanço e progresso.
Todos os clichês desse gênero podem ser explorados, como gangues de ciborgues facínoras, mega-corporações malignas, arranha-céus de neon, próteses robóticas no copo e por aí vai. Com uma mecânica de combate simplesmente brutal, este é um RPG ideal para várias campanhas emocionantes enquanto o esperado game da CD Projekt Red não vem.
Dungeons & Dragons
E finalmente, chegamos ao RPG de mesa original: o lendário Dungeons & Dragons! No mercado a quase 50 anos, o jogo atualmente está em sua quinta edição e segue sendo um dos melhores e mais divertidos títulos disponíveis.
Combinando narrativas altamente criativas, estratégias de ação meticulosas e mecânicas de combate instigantes, os jogadores são constantemente encorajados a criarem sua própria saga dentro dos vários mundos disponíveis, escolhendo entre várias classes e raças para construir seus personagens e viverem aventuras inesquecíveis.
Dungeons & Dragons não é um fenômeno da cultura pop até hoje por acaso, mas isso você vai descobrir assim que criar seu personagem, começar a jogar e se perder naquele universo.