10 roteiristas de quadrinhos que já escreveram livros!
10 roteiristas de quadrinhos que já escreveram livros!
Se você faz alguma coisa muito bem, por que limitar suas habilidades a somente uma mídia?
Nesta lista, iremos trazer roteiristas de quadrinhos que já se aventuraram pelo mundo da prosa literária. Lembrando que o contrário também conta (escritores que inventaram de roteirizar alguma HQ).
Marjore Liu
Começando a escrever para a Marvel em 2008, nos quadrinhos NYX, Liu já era uma escritora estabelecida com múltiplos romances paranormais publicados, além de um livro sobre os X-Men.
A escritora é um nome conhecido para quem acompanha livros sobre os mutantes, tendo escrito ¨NYX, X23, Dark Wolverine, entre outros.
Scott Snyder
Graças a sua coleção de contos intitulada "Voodoo Dolls" (bonecas de voodoo), Snyder ganhou o holofote na indústria literária.
Lançado em 2006, o livro contava com 7 contos, interligados tematicamente e através de alguns detalhes, tudo graças à imaginação surreal de Snyder.
Mais tarde ele iria aplicar sua perspectiva singular em personagens icônicos como Batman e Superman.
O livro de Scott foi inclusive elogiado pelo mestre Stephen King.
Warren Ellis
Ellis é um daqueles autores que entende do que faz, sendo um dos escritores de quadrinhos mais progressistas que já existiram.
Ele foi um dos primeiros a usar a internet como forma de se conectar aos seus leitores, construindo assim uma audiência dedicada.
Ellis já escreveu o cavaleiro da lua assim como diversas outras HQs de cunho mais "autoral", como The Authority.
Antes disso, o roteirista escrevia suspenses investigativos que acompanhavam as aventuras do detetive particular Michael McGill.
Algumas de suas obras de maior sucesso incluem "Crooked Little Veil" e "Gun Machine."
G. Willow Wilson
É responsável pela co-criação de Kamala Khan, a heroína de "Ms. Marvel", uma das adolescentes da Marvel mais interessantes em anos.
A história foi um sucesso, a partir do momento em que foi publicada pela Casa das Ideias, em 2014.
Além disso, Wilson escreveu também a HQ "Air" para o selo adulto da DC comics, Vertigo.
Antes de sua atividade como roteirista de HQs, no entanto, Wilson já havia escrito alguns livros.
Entre eles, o destaque "Alif The Unseen", uma fantasia urbana que acompanha um hacker em uma cidade sem nome, se envolvendo num mundo sobrenatural.
John Byrne
Byrne se tornou conhecido como colaborador de algumas das mais icônicas histórias dos X-Men, como a saga da Fênix Negra e Dias de um futuro esquecido.
Além disso, Byrne já havia escrito e desenhado histórias do Quarteto Fantástico nos anos 80.
Não bastasse isso, o roteirista também tem Superman, Vingadores e She-Hulk em seu currículo.
O que poucos sabem no entanto, é que Jonh Byrne já trabalhou ficcção de horror nos anos 80, na forma literária mesmo.
Seu primeiro livro, "Fear Book", foi lançado em 88 e teve críticas favoráveis.
A trama era sobre um garoto com a capacidade de substituir a culpa das pessoas com uma calma estranha, que vai se tornando cada vez mais maligna.
Jim Starlin
Conhecido por suas contribuições cósmicas para a Casa das Ideias (Thanos, por exemplo, é uma criação de Starlin), talvez, a HQ pela qual Starlin é mais conhecido seja "A Manopla do Infinito", de 1991.
Sem falar de seu influente épico espacial "Dreadstar", Starlin também escreveu Batman, sendo responsável pela morte de Jason Todd, o segundo Robin.
Starlin também foi escritor de diversos livros, todos co-escritos com sua esposa, Daina Graziunas.
O que chama a atenção nas obras literárias de Starlin são a quantidade de gêneros que o autor experimentou.
Um de seus livros, Among Madmen retrata um mundo pós-apocalíptico onde a maioria da humanidade sofre de um ódio sem sentido. Já em seu livro de 1992, Lady El, ele conta a história de uma mulher morta cuja mente fora transferida para um computador através de um programa governamental experimental.
Alan Moore
Um dos escritores de quadrinhos mais criticamente bem recebidos de todos os tempos, sendo a mente por trás de marcos como Watchmen, V de Vingança e Monstro do Pântano, Moore é um dos nomes responsáveis por alavancar os quadrinhos em uma direção mais sofisticada e reflexiva.
Tendo em mente a complexidade de alguns de seus roteiros, não é surpresa que o roteirista tenha se aventurado pela prosa literária.
O primeiro livro de Moore, Voice of the fire (A voz do fogo, em terras tupiniquins), foi publicado em 1996, recebendo críticas favoráveis.
Na trama, que se passa no decorrer de 6,000 anos, são apresentadas 12 pessoas que moraram na cidade natal do autor em Northampton, Inglaterra.
Moore também é autor de Jerusalém, um livro que incorpora diferentes teorias, mitologias e estilos narrativos canalizados nas ruelas e esquinas de Northampton, Inglaterra.
Stephen King
Stephen King é um nome que dispensa apresentações, afinal o autor prolífico é responsável por diversas obras destaques, com adaptações tão incríveis quanto o material fonte.
Mas King também é chegado no lado nerd da força, tendo escrito as duas histórias que constituem o arco de abertura de Vampiro Americano.
Lógico que também temos A Torre Negra, embora sejam adaptações dos livros escritos por King.
Grant Morrison
Ao contrário da maioria dos outros autores na lista, o livro de Morrison não é um livro de ficção.
Intitulado Supergods, o livro faz um apanhado da indústria de quadrinhos e memórias de Morrison, parecendo uma grande entrevista com o autor, sem um interlocutor.
Se você é fã de Morrison ou de quadrinhos em si, vale a pena conferir.
Neil Gaiman
Gaiman foi lançado ao estrelato graças ao sucesso da famosa e celebrada HQ Sandman.
O autor também já escreveu Batman.
Os livros do autor já ganharam diversos prêmios, além de grande parte já ter sido adaptada para as telas.
Em 2017, o aclamado livro Deuses Americanos de Gaiman irá ganhar uma série televisiva.