10 respostas para as questões que os fãs de Harry Potter sempre fazem!
10 respostas para as questões que os fãs de Harry Potter sempre fazem!
Logicamente, se você é um grande fã da franquia Harry Potter já deve conhecer boa parte dessas respostas há um bom tempo. Mas existem aqueles que apenas conheceram os filmes e, por algum motivo, não se aprofundaram nesse vasto e rico universo.
Aqui estão as respostas para algumas das questões mais feitas pelos marinheiros de primeira viagem!
Por que não usaram o Vira-Tempo para solucionar todos os problemas?
"Considerando o poder do artefato, seria muito mais simples utilizá-lo para evitar que Voldemort ressurgisse!"
Não é bem assim!
Vira-Tempo, de fato, são artefatos poderosíssimos, mas sua utilização está atrelada ao Ministério da Magia, que regula quando e onde ele pode ser aplicado.
De acordo com a Pottermore, o tempo máximo que o Vira-Tempo permite seu usuário regressar é de 5 horas, sendo assim o artefato não conseguiria evitar grande parte da trama dos filmes, mas seria capaz de salvar alguns personagens, de fato.
Mesmo assim, as mudanças realizadas pelo Vira-Tempo poderiam ter consequências ainda mais drásticas para o Mundo Bruxo e o Mundo Trouxa.
Justamente por seu imenso poder, todos os Vira-Tempo foram destruídos na Batalha do Departamento de Mistérios. Tornando-os, logicamente, impossíveis de serem reutilizados.
Qualquer um pode aprender Ofidioglossia?
"Dumbledore revela, anteriormente, que era capaz de compreender a Ofidioglossia, mas não podia se comunicar com serpentes, já que apenas um descendente direto de Salazar Sonserina consegue tal feito. No entanto, Rony usa a Ofidioglossia no último filme para abrir a Câmara Secreta."
Essa questão pode ser respondida com sim e não.
Qualquer um pode aprender a Ofidioglossia, já que é uma sequência de fonemas que podem ser apreendidos por quem se dedicar a estudá-la. No entanto, como Dumbledore falou, apenas os descendentes de Sonserina podem ser compreendidos por outros seres Ofidioglotas.
No caso de Rony, ele apenas aprendeu a replicar o som que Harry utilizava para abrir a Câmara. Nesse caso, o feitiço para acessar a Câmara foi associado a uma palavra Ofidioglota, mas Rony apenas emulava o som, sem se comunicar, de fato, com nenhum ser.
Se em vez de uma palavra Ofidioglota tivesse sido utilizado um latido, por exemplo, bastava qualquer um latir da maneira correta que a Câmara se abriria da mesma forma.
Se os Dementadores eram tão bons no que faziam como ocorreu a fuga em massa de Azkaban?
"Sempre ouvimos histórias sobre como os Dementadores são poderosos e tenebrosos. Mas todo mundo consegue escapar de Azkaban sem problemas!"
Não.
Os únicos que realmente conseguiram escapar de Azkaban sem o consentimento dos Dementadores foram Sirius Black e Barty Crouch Jr.. O que não é nenhum demérito, já que esses são bruxos poderosos.
Quando as outras fugas ocorreram, os Dementadores já respondiam ao Lorde das Trevas, por isso permitiram que os presos pudessem escapar sem resistência.
Provavelmente, Voldemort prometeu aos seres as almas daqueles que não seriam aproveitados em seu reinado de terror e conseguiu levar os Dementadores para o seu lado, facilitando muitas coisas.
Como os gêmeos não perceberam Pedro Pettigrew no quarto de seu irmão?
"O Mapa do Maroto mostra o nome de todos que estão em Hogwarts. Uma vez que Rony era o dono de Perebas, eles já teriam percebido que se tratava de Pedro Pettigrew."
Rony entrou para Hogwarts quando Fred e George já estavam no Terceiro Ano. Eles encontraram o Mapa do Maroto no Primeiro Ano, mas logo perderam o interesse pelo artefato, já que conheciam toda a Escola.
Além disso, os gêmeos usavam o mapa para suas traquinagens, bem como para verificar se algum professor, Filch, um fantasma ou pirraça estavam por perto. Eles não tinham interesse em ficar bisbilhotando o próprio Salão Comunal ou o quarto do irmão.
Trata-se mais de uma falta de interesse em vigiar Rony do que de um furo de roteiro.
Por que Harry só viu os Testrálios depois de O Cálice de Fogo?
"Testrálios são criaturas que aparecem apenas para aqueles que já viram a morte de perto. Harry pôde velos depois de presenciar a morte de Cedrico Diggory. Mas o garoto já não havia testemunhado a morte dos próprios pais? Por que ele já não via os Testrálios antes?"
De acordo com a autora da série, JK Rowling, para que alguém possa ver os Testrálios a morte não precisa ser simplesmente presenciada, mas sim absorvida.
Quando Harry presencia o assassinato de seus pais, ele era apenas um bebê e não podia assimilar o que estava acontecendo. Por mais que o episódio se distorcesse em uma série de consequências para o garoto, mais tarde.
Somente quando Harry assimilou a morte de Cedrico passou a enxergar os seres.
Afinal... o que mais se aprende em Hogwarts?
"Tudo bem que eles aprendem uma série de matérias importantes para sobreviver no Mundo Bruxo, mas e as outras matérias como matemática e história, são simplesmente ignoradas?"
Cada Escola de Magia tem sua própria grade curricular, mas Hogwarts possui uma vasta lista de matérias. Elas são:
Defesa contra as Artes das Trevas
Feitiços
Transfiguração
Poções
Herbologia
Astronomia
Voo
História da Magia
Adivinhação
Runas Antigas
Aritmancia
Estudo dos Trouxas
Trato das Criaturas Mágicas
De fato, muitas das matérias que temos no Mundo Trouxa não estão presentes na grade de Hogwarts, mas elas são ensinadas indiretamente.
Poções possui noções de Química e Biologia. Aritmancia é equivalente à Matemática, bem como Astronomia envolve Física.
Além disso, é dito que, quando jovens, os bruxos podem ser mandados para Escolas de Trouxas ou seus pais podem ensiná-los sobre as matérias dos Trouxas na própria casa, como é o caso dos Weasley que ensinaram tudo aos seus filhos, em casa.
Por que Tiago Potter não foi o guardião do segredo?
"Se Tiago não tivesse tornado Pedro o Fiel do Segredo, ele não teria traído os Potter e Voldemort não os teria matado. Ele devia ter se auto proclamado Guardião do Segredo."
Não se pode ser o Fiel do Segredo de sua própria casa.
Dumbledore foi o Guardião para esconder a localização da Ordem da Fênix, mas a sede pertencia à família Black, portanto nada o impedia de ser o Fiel do Segredo.
Além disso, Tiago confiava plenamente em Pedro. O personagem pode ter pecado pela ingenuidade, mas isso não foi um furo de roteiro.
Por que a lei de regulamentação da magia funciona de forma tão seletiva?
"Teoricamente, o Ministério da Magia deveria regulamentar a sua prática e proibir seu uso no Mundo Trouxa, mas Tom Riddle amedronta dois Trouxas com magia e não sofre nenhuma punição."
O Ministério da Magia é capaz de detectar onde e quando uma magia foi utilizada, mas não sabe determinar por quem. Justamente por isso, Harry é responsabilizado pelo feitiço de Dobby em A Câmara Secreta.
Além disso, Riddle amedronta os Trouxa na caverna antes mesmo de descobrir que era um Bruxo, portanto não poderia ser punido por algo que nem mesmo sabia que existia.
Por que o mundo bruxo é tão tecnologicamente atrasado?
"A história se passa nos Anos 90, mas as pessoas se vestem com robes e vivem em casas sem acesso à tecnologia que já estava muito presente em nosso mundo durante essa época!"
Tecnologia se comporta de maneiras inesperadas quando interage com magia. Talvez o fato de evitá-la seja unicamente para evitar interações desagradáveis.
Além disso, diversas tecnologias foram criadas para facilitar um problema. Com a magia, esse problema pode não existir e, consequentemente, o uso da tecnologia não se faz necessário.
Vale lembrar que faz parte de muitas tradições seguir preceitos antigos para que esses não se percam como passar das gerações. Simplesmente, não é interessante e necessário aplicar tecnologia em um universo tão rico quanto o Mundo Bruxo.
Onde estava o resto do Mundo Bruxo?
"Se as forças de Voldemort eram tão poderosas, por que o Mundo Bruxo não se uniu para combatê-lo?"
Primeiramente, trata-se de uma história de Harry Potter, portanto é normal que a trama seja centrada no personagem principal e seus aliados, e não perca tanto tempo retratando o que acontece em um núcleo que não vai interferir na vida do protagonista.
Nos livros, existem relatos de conflitos ao redor do mundo, principalmente na França e na Bulgária, além do próprio Reino Unido.
Mas, por mais que tenha sido um evento grandioso, a Segunda Guerra Bruxa foi um evento sombrio. Voldemort não fazia propaganda ou saía desfilando pelas ruas recrutando seus soldados. Tudo acontecia de maneira muito discreta, por baixo dos panos.
Houve apenas uma grande batalha, e não daria para que outras forças se preparassem para organizar uma investida e transformar tudo em uma Guerra, propriamente dita.