10 referências mitológicas nos quadrinhos!
10 referências mitológicas nos quadrinhos!
Das mitologias para os quadrinhos!
Os quadrinhos sempre foram um dos maiores depósitos e um dos maiores geradores de cultura pop da indústria. Os super-heróis estão imersos em referências desde romances clássicos até os grandes épicos, passando por personagens históricos e, claro, divindades e mitologias. Tanto é que existem inúmeros trabalhos em cima do tema “Quadrinhos como mitologia moderna”.
Pegando essa ideia, encontramos “10 referências mitológicas nos quadrinhos”, algumas óbvias, outras nem tanto. Vamos da mitologia grega à mitologia egípcia, passando pela nórdica e pela romana. Afinal, quem disse que quadrinhos não são cultura?
Mulher-Maravilha
Dos maiores referenciais de mitologia Greco-Romana nos quadrinhos, a Mulher-Maravilha é uma das opções mais óbvias. Não só por ela ser inspirada em Diana, Deusa da Caça e em Atena, Deusa da Sabedoria.
Mas por todo o seu universo, com a Ilha das Amazonas, seus vilões, Ares, Hades, ou sua primeira história de origem, que mais parecia uma história dos épicos gregos. Diana Prince é referência pura da mitologia Grega.
Loki
Todo o universo Thor, na verdade, mas para não cair tanto no clichê, vamos falar do Loki. O Deus da Trapaça e da Travessura da mitologia Nórdica, Loki é uma das figuras mais complexas da sua crença. Ele é estrategista, mentiroso e poderoso, possuindo a magia e o poder de assumir a forma que quiser.
A lenda de Loki é muito bem referenciada nos quadrinhos, seja o vilão/anti-herói da Marvel, que já mostrou todas essas habilidades nos quadrinhos, passando até por uma forma de cavalo e feminina, até todos os problemas que já causou no universo da Casa das Ideias.
Além da Marvel, ele pode ser visto na DC, na saga do Sandman e torna-se um dos antagonistas da história. Mas ele não aparece sozinho, estando junto com Odin e Thor na história de Morfeu.
Morfeu
E falando sobre ele, os quadrinhos do Sandman são pura imersão mitológica, seja Grega, Romana, Nórdica, Egípcia ou Japonesa. A saga do Senhor dos Sonhos explora ao máximo a ideia dos Deuses, divindades e seres mágicos, passando até pelo vale sombrio dos apócrifos cristãos.
Isso tudo sem mencionar o próprio Morfeu, que, durante a história, é referenciado como todos os deuses dos sonhos ou do sono, inclusive, por J’onn J’onzz, o Caçador de Marte, como sendo também um Deus Marciano.
Hercules
O Incrível Hércules! O filho de Zeus desceu do Olimpo para ser super-herói na Marvel, já tendo participado de vários grupos, dos vários Vingadores, até os Defensores.
O herói foi trazido para os quadrinhos por Stan Lee e Jack Kirby em 1965 e não ganhou tanto destaque quando o Deus do Martelo, mas continua ativo no Universo Marvel.
Gilgamesh
Direto das lendas Sumérias para os quadrinhos Gilgamesh é mais uma das divindades heroicas do Universo Marvel. Nos quadrinhos, ele faz parte dos Eternos, uma das raças mais complicadas de se explicar da Marvel -- e que em breve estará chegando nos cinemas -- que, para simplificar, são humanos geneticamente modificados pelos Celestiais em sua primeira visita à Terra.
Além dos Eternos, ele já foi companheiro (de quarto) do Hercules e atuou com os Vingadores.
Fênix
A lenda grega (que também está presente em várias culturas) da Fênix, o grande pássaro de fogo que representa a criação e a destruição de tudo, é um dos maiores medos do Universo Marvel, principalmente dos X-Men.
Nos quadrinhos, a figura icônica ganhou contornos cósmicos e foi transformada na Força Fênix, entidade cósmica e eterna parceira da Jean Grey, trazendo todo seu potencial de vida e morte em suas chamas devastadoras.
Aquaman
Ainda que seja um dos heróis mais subestimados de todos os tempos, o Aquaman segue a mesma linha da Mulher-Maravilha em suas histórias, misturando mitologia greco-romana, além da lenda de Atlantis.
O Rei de Atlantis é baseado nos Deuses Netuno e Poseidon, ainda com o contexto de Atlantis também pegando um pouco da mitologia das sereias e seres aquáticos de várias culturas.
Banshee Prateada
Chegamos na Mitologia Celta nas histórias do Superman e da Supergirl! A Banshee Prateada, uma das vilãs mais terríveis dos quadrinhos, é também conhecida como Siobhan McDougal.
A personagem -- e seus poderes -- é inspirada na lenda das Banshees, entidades celtas da família das fadas ligadas à morte. De acordo com os mitos, ouvir um grito ou lamento dessas entidades significava que a morte de um ente querido estava próxima.
Nos quadrinhos, essa característica foi traduzida como um grito supersônico para a vilã, fazendo dela uma adversária e tanto para os heróis.
Khonshu
Por fim, o Deus Egípcio da Lua, Khonshu, é uma parte fundamental dos quadrinhos do Cavaleiro da Lua, Marc Spector, que logo terá uma série no Disney+.
É Khonshu quem dá os poderes a Spector e também ele é uma das “personalidades” do herói. O quadrinho ainda mostra a ideia dos viajantes da noite, que pediam proteção à Khonshu no passado. Também vemos a ideia de volatilidade e mistério do Deus da Lua sendo representadas na revista.
The Wicked + The Divine
E uma dica, pra quem gosta da ideia de mitologia inclusa na cultura pop, temos os quadrinhos de Kieron Gillen e Jamie McKelvie, The Wicked + The Divine
Na trama, a cada 90 anos, doze pessoas se descobrem como reencarnações de Deuses de panteões antigos na Terra, mas elas possuem apenas dois anos após esta descoberta, utilizando esse tempo para compartilhar seus poderes e bênçãos com o mundo.
A HQ mostra que a atual leva de reencarnação dos Deuses como cantores pop e toda a trama em volta do Panteão no mundo contemporâneo. Entre os protagonistas temos Lúcifer, Amaterasu, Morrigan, Inanna, Odin, Dionísio e outras figuras mitológicas.