10 referências e easter-eggs que foram fundamentais na criação do Universo Marvel!

Capa da Publicação

10 referências e easter-eggs que foram fundamentais na criação do Universo Marvel!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Kree e Inumanos

Apesar de já terem dado as caras em Guardiões da Galáxia, foi em Agentes da SHIELD que o peso dos Kree foi sentido, principalmente devido à ligação da raça alienígena com a criação dos Inumanos.

A série já está desenvolvendo os Inumanos, que terão papel fundamental ao final da Fase 3, em seu próprio filme. Além disso, os Kree já podem fazer uma precisa relação com o lado cósmico da Marvel.

Imagem de capa do item

Todos Saúdam o Rei

Uma referência com uma saída menor do que as outras dessa lista, Todos Saúdam o Rei é um curta-metragem, passado logo após os eventos do controverso Homem de Ferro 3. Aqui, descobrimos que há um verdadeiro Mandarim e ele não está nem um pouco satisfeito com a atitude de Aldrich Killian e Trevor Slattery.

A referência aos quadrinhos é suficiente para fazer uma boa ponte com os Dez Anéis, apresentados no primeiro filme do Homem de Ferro, além de mostrar que o estúdio está disposto a voltar atrás em suas decisões, caso isso agrade os fãs.

Imagem de capa do item

Batalha de Nova York

Apesar de existirem em um núcleo pessoal e mais sombrio que os filmes do estúdio, as séries da Marvel Studios lançadas no Netflix estão situadas no mesmo universo compartilhado, e com isso, algumas ligações se fazem necessárias para torná-las parte da mesma história.

Em Demolidor, descobrimos que a Batalha de Nova York causou um vácuo que precisou ser preenchido por gangues e a criminalidade, possibilitando assim a existência desse núcleo de heróis urbanos que irá culminar em Defensores.

Imagem de capa do item

Odin e as Joias do Infinito

Uma maneira muito interessante - e que quase sempre passa despercebida - de unir os universos do Capitão América com o Thor, bem como introduzir o conceito das Joias do Infinito no MCU, foi através da cena inicial de O Primeiro Vingador, onde vemos o Caveira Vermelha roubando o Tesseract.

Ele logo fala que trata-se da Joia mais preciosa da sala de tesouros de Odin. Futuramente, descobrimos que Asgard já teve contato com outra joia, o Éter.

Imagem de capa do item

Algoritmo Zola

Uma das maiores conexões entre todo o MCU foi a queda da SHIELD, o principal evento que uniu a Fase 2 do Universo Cinematográfico da Marvel. Para isso, foi criado um plano pelo alto escalão da HIDRA, que se infiltrou na SHIELD.

No centro de tudo isso estava Arnim Zola, que transferiu-se para um computador, de modo que pudesse manipular toda a SHIELD internamente. A grande referência está na forma como o personagem foi transformado em máquina, de forma similar - porém mais realista - que sua contraparte dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Visões do Infinito

Apesar de ser uma cena bem desconexa do restante do filme, Vingadores: Era de Ultron possui um momento crucial onde Thor é encaminhado para um local sobrenatural, onde ele tem visões do futuro da humanidade.

Ali, através de uma série de easter-eggs e referências visuais, observamos os eventos que estarão presentes no Ragnarök, bem como as Joias do Infinito e a presença de Thanos.

Imagem de capa do item

Tony contra Steve

Tendo já estado unidos em dois filmes, os líderes dos Vingadores, Homem de Ferro e Capitão América, já tiveram sua boa dose de discussões ideológicas, criando uma base interessante para o conflito que será explorado nesse mês, em Guerra Civil.

Em Vingadores, podemos ver as discussões tomando uma ordem pessoal, enquanto em Era de Ultron, os dois se confrontam através de posições ideológicas discrepantes.

Imagem de capa do item

O Consultor

Uma das primeiras pistas deixadas de que a Marvel estaria disposta a unir seus principais heróis em um único universo veio no segundo filme do MCU: O Incrível Hulk.

Aqui, vemos Tony Stark indo atrás de ninguém menos que o General Ross. Isso mostra o quanto o herói estava interessado no Hulk, mas também pode criar uma interessante ponte com o papel do General em Guerra Civil.

Imagem de capa do item

Thanos

A Marvel tem criado toda uma grande expectativa em torno de Thanos. O vilão foi apresentado pela primeira vez ao final do primeiro filme dos Vingadores, e desde então, sabemos que ele é a grande ameaça que está contente em ter de enfrentar os Vingadores no futuro.

Além de sua primeira aparição, ele já apareceu também em Guardiões da Galáxia e Era de Ultron, em participações menores, apenas demonstrando um pouco de seu caminho contra os Heróis Mais Poderosos da Terra.

Imagem de capa do item

Iniciativa Vingadores

A principal referência deixada em todo o Universo Marvel é, possivelmente, a cena pós-créditos do primeiro filme do Homem de Ferro. Apesar de ser breve, foi ela quem ditou todo o cenário para a união dos Maiores Heróis da Terra.

Aqui, Nick Fury, vivido por Samuel L. Jackson, aparece das sombras e se revela como um homem atrás de heróis para reunir o que ele chama de Iniciativa Vingadores. Ali, foram fundamentadas as bases para tudo que viria a seguir, e é um easter-egg que causará uma repercussão enquanto existir um Universo Cinematográfico da Marvel.