10 Referências de filmes dentro de Os Simpsons!
10 Referências de filmes dentro de Os Simpsons!
Os Simpsons já está no ar há quase 30 anos. E nesse tempo ele se reinventou de diversas formas e arrumou várias maneiras diferentes de contar suas histórias e fazer suas homenagens, seja através de personagens convidados que fazem breves aparições nos episódios, ou recriando algumas cenas de filmes e séries famosas.
Com tantos episódios, fica impossível listar TODAS as referências que Os Simpsons já fizeram aos filmes mais famosos do cinema. Poderíamos fazer pelo menos 10 outras listas como esta e ainda faltariam citações, isso porque nem iremos citar as aberturas, onde os personagens principais pulam no sofá em uma curta animação que varia de episódio para episódio.
Então se vocês gostaram de conhecer algumas dessas homenagens, não se esqueçam de deixar nos comentários caso vocês queiram uma segunda parte para essa lista.
Mary Poppins
Em algumas homenagens dá para perceber que não foi possível usar os nomes originais dos personagens que eles fazem referência. Então o que fazer? Colocar um nome bem parecido, é claro.
Nesse episódio as crianças Simpsons ficam aos cuidados da Shary Bobbins, uma babá inglesa que voa com seu guarda-chuva e canta para ensinar as crianças Bart, Lisa e Meggie como se comportarem. Será que lembra alguém?
Negócio Arriscado
Nesse episódio Homer tem uma fervorosa discussão com Marge, sua esposa, sobre o porquê de ir à igreja e acaba ficando em casa, aproveitando o domingo para descansar e se aquecer em um dia frio, enquanto Marge leva as crianças para a igreja.
Homer aproveita para fazer tudo que tem vontade, incluindo dançar apenas de cuecas pela casa, replicando a cena icônica Tom Cruises, quando viveu o papel de Joel Goodson em Negócio Arriscado.
Batman Begins
O nome do episódio já entrega qual será a trama. E não tem surpresa alguma quando a história recriada, de um jeito cômico, segue praticamente o mesmo enredo que o filme de Nolan.
Nesse episódio nós vemos Bart como um menino rico, que vê os pais morrerem na saída de um cinema e sai em busca do assassino para se vingar sob o manto de Bartman. Já ouviu essa história em algum lugar, não é?
King Kong
O episódio todo em preto e branco é outro que não se limitou apenas a uma cena de homenagem, mas sim uma narrativa inteira. A história, assim como no item anterior, segue mais ou menos o mesmo enredo do filme em que se inspirou, tirando as inserções e algumas pequenas motivações para acrescentar humor.
Marge vai com um grupo de exploradores para uma ilha, onde encontra o macaco gigante que eles levam de volta para a cidade. O animal fica assustado com a multidão, escapa, sobre um prédio - não muito alto, já que Homer é gordo- e o resto vocês já sabem.
Prenda-me se for capaz
Os créditos do filme de Spielberg ficaram conhecidos pela forma caricata e animada como foram montadas. Vultos pretos se movendo com uma música bem marcante. E é isso que vemos em um episódio em que Homer e Marge decidem desviar sua viagem de visita a um tio para passar algum tempo longe dos filhos e relaxar.
Bart e Lisa descobrem que os pais estão se dando férias e decidem os perseguir. Quando a perseguição começa a animação característica do filme homenageado e a música também os acompanham.
Planeta dos Macacos
Troy McClure é um ator conhecido no mundo dos Simpsons, e nesse episódio ele está vivendo um musical em que ele é um humano, em um planeta povoado por macacos e que no final ele descobre que era a Terra. Hum...de onde conheço esse enredo, heim?!
Senhor dos Anéis
Bart descobre que se fizer uma ligação se passando por uma empresa ele pode conseguir pilhas de caixas de papelão de graça. E o que fazer com essas caixas? Um castelo, é claro!
Só que os entregadores das caixas de papelão não ficam nada felizes ao descobrirem que o seu trabalho está sendo usado levianamente e entram em um combate com os irmãos Simpsons que em muitos aspectos fazem referências a Senhor dos Anéis, incluindo a trilha sonora que é a mesma usada no filme.
O Iluminado
Em um dos especiais de Halloween da animação, onde eles se permitem contar histórias de terror, suspense e ter bastante sangue, eles recriaram a obra de Kubrick com várias das cenas características do filme.
Com direito a paredes escritas, Homer enlouquecendo por ficar sem TV e cerveja, uma porta arrebentada a marretadas e o protagonista congelando no final, em seis minutos os Simpsons recriaram boa parte do enredo de O Iluminado.
Os Caçadores da Arca Perdida
Essa é uma referência curta, mas é impossível não se lembrar da clássica cena onde Indiana Jones foge de uma armadilha que derruba uma enorme pedra redonda atrás dele.
Mas aqui, ao invés de uma pedra, Bart está fugindo do seu pai, depois de roubar uma jarra cheia de moedas. Em meio a perseguição pela casa, Homer tropeça na escada e cai rolando atrás do filho, quase o esmagando no processo. A música é a mesma -tão conhecida- do filme do arqueólogo.
Harry Potter
Nem é necessário falar todas as referências desse episódio. A trama não é parecida com as dos livros ou filmes de Harry Potter, mas em compensação tem um vilão chamado Lord Montymort, que tem uma cobra de estimação, em uma versão estranha do puxa-saco Smithers. Lisa e Bart frequentam a Escola de Magia e Bruxaria de Springwarts e...tem um colega de turma chamado Harry. Então...caramba, não tem como dar mais referências que isso.