10 quadrinhos para ler antes de ver Os Defensores!

Capa da Publicação

10 quadrinhos para ler antes de ver Os Defensores!

Por Gus Fiaux

Em pouco mais de duas semanas, a primeira temporada Os Defensores chega à Netflix, reunindo Luke Cage, Jessica Jones, Demolidor e Punho de Ferro. A série irá trazer consigo diversas inspirações de quadrinhos desses personagens e, por conta disso, achamos que seria interessante aumentar o seu repertório com algumas HQs!

Nessa lista, selecionamos 10 histórias que você precisa ler antes da primeira temporada de Os Defensores, contando alguns títulos solo e eventos da Marvel que trazem esses personagens reunidos ou separados. Demos prioridade às histórias mais recentes (e as organizamos em ordem cronológica), já que elas devem servir de base para boa parte das tramas da minissérie.

Não deixe de ler também nossa review sobre os quatro primeiros episódios da série!

Créditos: Divulgação (Marvel Comics)
Imagem de capa do item

Heróis de Aluguel

Publicado em: Power Man and Iron Fist #50-125 Publicado no Brasil em: Títulos variados. As quatro primeiras edições estão em Os Heróis Mais Poderosos da Marvel #11 (Editora Salvat)

Para começar, podemos mencionar o primeiro título que reuniu dois dos heróis presentes na série. Punho de Ferro e Luke Cage logo se conhecem e se tornam melhores amigos, formando a dupla “mercenária” Heróis de Aluguel. Juntos, eles enfrentam ameaças de diversas origens, especialmente envolvendo campeonatos marciais e gangues do subúrbio.

O título abriu as portas para diversas reuniões posteriores, como em Novos Vingadores. Além disso, foi aqui que fomos apresentados a outras duas personagens importantes das séries da Netflix: Colleen Wing e Misty Knight, juntas formando as Filhas do Dragão.

Imagem de capa do item

A Saga de Elektra

Publicado em: Daredevil #168; 174-190 Publicado no Brasil em: Demolidor por Frank Miller & Klaus Johnson #1-3 (Panini Comics); Elektra Saga #1-4; Superaventuras Marvel #6; 12-41 (Editora Abril)

Elektra será uma grande jogadora na primeira temporada de Os Defensores, servindo como braço direito da vilã misteriosa interpretada por Sigourney Weaver. E para conhecê-la, o ideal é procurar as histórias feitas por seu criador, o lendário Frank Miller. Na Saga de Elektra, descobrimos mais sobre a ninja e seu passado violento.

Além disso, é aqui que sabemos um pouco mais de sua relação com o Tentáculo e sua conturbada relação com Matt Murdock, o Demolidor. Nenhum outro título conseguiu mergulhar tão bem na personalidade da guerreira e sua mentalidade distorcida. Foi graças à Saga de Elektra que a anti-heroína se tornou uma das femme fatales mais populares do Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Alias

Publicado em: Alias #1-28 Publicado no Brasil em: Marvel Max #1-22; Marvel Max Especial #1 (Panini Comics)

Jessica Jones pode ser uma das heroínas mais populares da Netflix, atualmente e tudo isso se deve a Brian Michael Bendis e Michael Gaydos, que criaram a heroína no primeiro título “adulto” da Marvel. Alias apresenta a personagem e sua vida conturbada, assim como sua relação com Luke Cage e com o Homem-Púrpura.

O título fez um grande retcon no Universo Marvel, apresentando Jessica Jones como uma heroína que já esteve ao lado dos Vingadores e estudou junto com Peter Parker. A trama é muito instigante e teve grandes momentos fielmente adaptados na série solo da investigadora particular.

Imagem de capa do item

The Pulse

Publicado em: The Pulse #1-14 Publicado no Brasil em: Homem-Aranha #44-63 (Panini Comics)

Depois que você conhecer Jessica Jones, é hora de migrar para um título mais “leve” envolvendo a investigadora particular. Em The Pulse, vemos ela atuando em um jornal, como repórter e investigando diversos segredos da comunidade heroica. Além disso, é nesse título que o relacionamento entre ela e Luke Cage começa a tornar contornos muito bem definidos.

Aqui, a heroína confronta os demônios de seu passado enquanto se envolve em investigações com o Homem-Aranha e outros heróis do Universo Marvel. The Pulse teve uma repercussão tão grande que afetou títulos e sagas posteriores como a Dinastia M e os Jovens Vingadores.

Imagem de capa do item

O Imortal Punho de Ferro

Publicado em: The Immortal Iron Fist #1-27 Publicado no Brasil em: O Imortal Punho de Ferro #1-?? (Panini Comics)

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Arma Imortal de K’un-Lun, o melhor caminho é procurar pelo Imortal Punho de Ferro de Ed Brubaker, David Aja e outros artistas especiais. Aqui, temos uma história repleta de artes marciais e misticismo, que se aprofunda na relação de Danny Rand com a cidade mística de K’un-Lun.

Na elogiada fase, descobrimos um pouco sobre os antecessores de Danny Rand que também possuíam o poder do Punho de Ferro e somos apresentados ao Torneio das Sete Cidades Celestiais, que reúne sete capitais místicas em um campeonato brutal. Vale lembrar que essa fase está sendo republicada atualmente no Brasil, então você ainda pode encontrar algumas edições nas bancas.

Imagem de capa do item

Terra das Sombras

Publicado em: Shadowland #1-5 Publicado no Brasil em: Universo Marvel Vol. 2 #15-20 (Panini Comics); A Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel #65 (Editora Salvat)

Apesar de controversa, temos aqui uma saga que reúne boa parte dos heróis suburbanos da Marvel, dando um foco especial para o Demolidor e trazendo consigo diversos vigilantes como Misty Knight, Punho de Ferro e Colleen Wing. Na história, vemos o Homem Sem Medo sendo possuído pela Besta-Fera, o demônio adorado pelo Tentáculo.

Ele então entra em uma violenta jornada para purificar Hell’s Kitchen, sem se importar com a trilha de sangue que o persegue. Preocupados com a nova personalidade do amigo, diversos heróis se juntam para tentar impedi-lo e acabam no meio de uma guerra pelo coração de Nova York. A história é a culminação de tudo que havia sido construído no título do Demolidor desde a fase de Brian Michael Bendis.

Imagem de capa do item

Demolidor: Som e Fúria

Publicado em: Daredevil Vol. 3 #1-36 Publicado no Brasil em: Demolidor Vol. 2 # 1-6 (Panini Comics)

Quem conhece o Demolidor pela série nem desconfia que o herói possui origens muito menos sombrias que as vistas na Netflix e na maioria dos quadrinhos do vigilante. Quando foi criado por Stan Lee e Bill Everett, Matt Murdock era uma “versão madura” do Homem-Aranha. Os elementos sombrios e seu treinamento ninja foram adicionados anos depois, com a entrada de Frank Miller no título do personagem.

Contudo, em 2011, Mark Waid e Chris Samnee resolveram trazer o herói de volta às suas origens, em uma trama mais leve e com diversos inimigos do passado de Murdock, como o Homem-Púrpura e o Coruja. O título foi indicado a vários Prêmios Eisner e deve ser uma inspiração para a personalidade mais light do herói em Os Defensores.

Imagem de capa do item

Luke Cage e Punho de Ferro

Publicado em: Power Man and Iron Fist Vol. 3 #1-15 Publicado no Brasil em: Luke Cage e Punho de Ferro #1-?? (Panini Comics)

Após um longo tempo em revistas de equipe como os Novos Vingadores, a dupla heroica de Nova York retorna para um título divertido e bem-humorado. Aqui, vemos a insistência do Punho de Ferro de reestruturar os Heróis de Aluguel, enquanto Luke Cage prefere continuar sua vida civil ao lado de sua mulher e sua filha.

Porém, conforme os dois começam a participar de algumas pequenas missões juntos, ambos decidem que é hora de voltar à ação. O título durou pouco, mas foi bem elogiado pelos fãs, que adoraram o tom cômico da história e os novos designs de “uniformes” para os dois heróis.

Imagem de capa do item

Demolidor: De Volta para as Sombras

Publicado em: Daredevil Vol. 5 #1-?? Publicado no Brasil em: Demolidor Vol. 2 #12-?? (Panini Comics)

Na fase mais recente do Homem Sem Medo, vemos o Demolidor agindo ao lado de um novo assistente: o imigrante Ponto Cego, que possui seu próprio traje capaz de torná-lo invisível. Após a brilhante fase de Mark Waid, o herói está de volta às suas histórias mais sombrias.

Nas mãos de Charles Soule e Ron Garney, Matt Murdock conseguiu, de alguma forma não revelada, esconder novamente sua identidade secreta. Agora, ele luta violentamente contra inimigos vorazes, como o Tentáculo e o Dez Dedos. Em seu caminho, cruzam figuras de seu passado como Elektra, Rei do Crime, Eco e Mercenário.

Imagem de capa do item

Defensores

Publicado em: Defenders Vol. 5 #1-?? Publicado no Brasil em: O título ainda não tem previsão de publicação no Brasil.

Para finalizar, precisamos falar um pouco sobre o título atual dos Defensores. Nos quadrinhos, a equipe originalmente era composta por outros heróis que enfrentavam ameaças místicas e espaciais. Contudo, com a popularidade das séries da Netflix, a Marvel reformulou o título para trazer o grupo que irá protagonizar a minissérie no Universo Cinematográfico da Marvel.

O título ainda está sendo publicado lá fora, mas desde já está sendo muito bem recebido pelo público. Com roteiros de Brian Michael Bendis e arte de David Marquez, a revista está em seu primeiro arco, com os heróis se juntando para enfrentar o Kid Cascavel. Vale a pena pelo tom mais leve e pelas fantásticas ilustrações.