10 Quadrinhos dos anos 90 que sentimos saudades!

Capa da Publicação

10 Quadrinhos dos anos 90 que sentimos saudades!

Por Felipe Vinha

Os anos 90 foram, para os quadrinhos, uma época tenebrosa. Era a época do surgimento de diversas práticas condenáveis e heróis sem carisma nas grandes editoras, Marvel e DC.

Enquanto isso, editoras como a Image Comics trazia novas figuras à mesa, com equipes adolescentes, guerreiros mutantes, heróis e heroínas de grande poder, uma série de elementos divertidos e criativos, que chamaram a atenção.

Foi também uma das épocas de maior sexualização absoluta feminina nos quadrinhos, o que é condenável, por isso nem tudo foi perfeito na Image.

Mas, ainda assim, há histórias que deixaram saudade, seja pelo clima mais leve, pela narrativa cinematográfica ou simplesmente pelos traços arrojados.

Nesta lista você conhece ou relembra alguns deles. Vale lembrar que muitos ainda estão em publicação, hoje em dia, ou ganharam nova roupagem. Porém, nesta lista, queremos dar destaque a como estas revistas eram nos anos 90 e a memória afetiva que temos delas.

Acompanhe!

Imagem de capa do item

WildCATS

Os Vingadores dos anos 90! Ou quase isso. WildCATS também foi criação de Jim Lee e Brandon Choi, para ser uma resposta às equipes de outras editoras.

Formado por uma variedade de personagens, incluindo Espartano, Bandoleiro, Devota, Marreta, entre outros, os WildCATS lutavam contra a ameaça Demonita, uma raça alienígena que invadiu a Terra em segredo.

Imagem de capa do item

Gen 13

Um grupo de adolescentes com super-poderes? Onde será que já vimos isso? Gen 13 não tinha nada de novo em seu conceito, mas conquistou o público devido a seu carisma e traços bonitos. Criação de Jim Lee e Brandon Choi, o time trazia nomes como Caitlin Fairchild, Grunge, Queda Livre, Queimada e Granizo.

Hoje, alguns de seus personagens ainda existem, mas dentro do Universo DC.

Imagem de capa do item

Youngblood

Este aqui muita gente quer esquecer, na verdade. Tudo por conta de seu criador: Rob Liefeld, conhecido por ter uma arte duvidosa, ainda que seja muito querido por boa parte da comunidade de quadrinhos.

Contudo, Youngblood encontrou seu público e fez muito sucesso nos anos 90. Equanto os WildCATS eram os Vingadores, o Youngblood poderia ser considerada uma alternativa aos X-Men. Com heróis bizarros, o grupo realizava missões sob o comando dos Estados Unidos.

Imagem de capa do item

Witchblade

A policial Sara Pezzini entra em contato com uma luva mística que lhe concede poderes e muda sua vida para todo o sempre. A partir daí, a Witchblade nascia – uma heroína que utilizava o poder da luva, que logo se transformava em armadura, para lutar contra os mais variados vilões.

Foi uma das heroínas mais marcantes dos anos 90, ainda que suas histórias servissem mais para mostrar o corpo esbelto de Sara do que para contar bons enredos. Porém, os desenhos de Michael Turner faziam dele um dos quadrinhos mais bonitos da época.

Imagem de capa do item

The Darkness

Uma espécie de “alternativa masculina à Witchblade”, o guerreiro conhecido como The Darkness era Jackie Estacado, membro da máfia que foi possuído por uma força elemental que lhe concedia poderes dimensionais e controla sobre demônios.

O maior dilema de Jackie é que ele não poderia ter filhos. Se fosse o caso, sua cria herdaria os poderes de The Darkness e ele morreria logo em seguida. Assim como em Witchblade, os desenhos eram muito bem-feitos e condizentes com a época.

Imagem de capa do item

Savage Dragon

Savage Dragon é um bom exemplo de gibi desta lista que ainda está em andamento. Inicialmente um policial, este ser com partes que lembram um dragão tem força aumentada, fator de cura, velocidade avançada, mas não lembrava de nada do seu passado. Ele passa a trabalhar para a polícia para combater mutantes que atormentam a vizinhança.

A publicação é recheada de bom humor e pancadaria, fórmula que dificilmente dá errado.

Imagem de capa do item

Spawn

Outra cria dos anos 90 que ainda tem “vida” atualmente, Spawn talvez seja o exemplo mais famoso da lista. Talvez por conta do filme que foi lançado na mesma época, ou por conta do desenho animado da HBO, que fez muito soldado.

O Soldado do Inferno usa as forças do submundo para lidar com demônios que ameaçam a humanidade. Spawn tinha poder limitado e sumiria quando ele se esgotasse. Com o tempo, o “herói” enfrenta outros dilemas morais.

Imagem de capa do item

Força Tarefa

Force Works, ou Força Tarefa, foi um quadrinho da Marvel criado nos anos 90 que, basicamente, traduz tudo que a época representou: heróis com caras de poucos amigos, roupas exageradas e traços de qualidade duvidosa.

A Força Tarefa foi um grupo criado pelo Homem de Ferro, após desistir dos Vingadores da Costa Oeste. A equipe era composta por Homem de Ferro, Agente Americano, Mulher-Aranha, Feiticeira Escarlate e Magnum.

Imagem de capa do item

Stormwatch

Basicamente, Stormwatch foi o grupo que deu origem ao que hoje conhecemos como The Authority, por isso pode-se dizer que ele ainda está em andamento, de certa forma.

Também criado por Jim Lee, o grupo atua de forma secreta pelo mundo, sempre observados por seu misterioso líder. Mais uma publicação da Image na época, esta era a equipe de "operações especiais", capaz de lidar com problemas únicos.

Imagem de capa do item

Estranhos no Paraíso

Talvez a publicação mais “leve” da lista, Estranhos no Paraíso é um quadrinho sobre drama e relacionamentos humanos. Na história, duas amigas passam por problemas comuns a todo mundo, mas encaram de uma maneira diferente.

Estranhos no Paraíso tem toques de drama, romance e até aventura, com temáticas ainda atuais. Ele também é outra série que ainda está em publicação, mas que nos dá saudade da fase dos anos 90, quando estreou.