10 problemas psicológicos abordados nos quadrinhos!

Capa da Publicação

10 problemas psicológicos abordados nos quadrinhos!

Por Márcio Jangarélli

Aqui vão 10 problemas na psique dos nossos personagens favoritos dos quadrinhos!

Tema sugerido pelo leitor Doctor.

Imagem de capa do item

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

PTSD (Post-traumatic stress disorder), ou Transtorno de Estresse Pós-Traumático, é bem comum no mundo dos super heróis.

O transtorno é uma resposta do organismo a um evento ou situação traumática, de curto ou longo prazo, como experiência em guerras, tortura, física ou psicológica, abusos, violência, etc .

O exemplo mais em alta, hoje, de PTSD no mundo dos heróis está com Jessica Jones e sua relação abusiva com o Homem-Púrpura, explorada tanto nos quadrinhos quanto na TV, porém a lista é gigante, tanto no universo Marvel, quanto na DC.

Outros personagens que já tiveram o problema: Batman, maior parte da Tropa dos Lanternas Verde, Homem Aranha, Demolidor e Wolverine.

Imagem de capa do item

Depressão

Outro transtorno bem explorado nas revistas é o mal do século, a Depressão.

O Morfeu de Neil Gailman pode ser considerado um dos maiores exemplos do problema nos quadrinhos, quando a história do personagem se desenrola em torno da busca de Sandman por um preenchimento, uma motivação, quando percebe que está congelado enquanto tudo ao seu redor muda.

Demolidor, Feiticeira Escarlate e Batman são outros exemplos.

Imagem de capa do item

Psicose

Talvez o personagem mais psicologicamente atormentado das HQs, o principal antagonista do Homem Morcego poderia entrar em várias dessas categorias, porém, no campo da Psicose, é o candidato ideal como exemplo.

Perda de realidade, delírios e alucinações aliados a psicopatia e violência extrema são as principais características do Coringa, a oposição perfeita para o calculismo paranoico do Batman.

Imagem de capa do item

Paranoia

Um dos heróis mais atormentados da DC, Bruce Wayne vem de uma avalanche de traumas em sua história, deixando como sequela, principalmente, a paranoia.

A desconfiança excessiva do Homem Morcego tornou-se uma de suas principais características e, em alguns casos, uma de suas armas.

Imagem de capa do item

Esquizofrenia

Tão surtado quanto o Coringa, Deadpool poderia entrar em várias categorias, principalmente PTSD e Múltiplas Personalidades, mas a perda de realidade do anti-herói, além de sua crença de viver em um quadrinho, o colocam aqui.

A esquizofrenia, como a paranoia, é também um caso de psicose.

Imagem de capa do item

Vícios

O abuso de drogas, principalmente o álcool, se não é explorado, está sempre no plano de fundo da história dos heróis mais problemáticos.

Pra não trazer a Jessica aqui de novo, lembremos sempre que Tony Stark já foi pro fundo do poço e voltou no alcoolismo, vide Devil In The Bottle. Contudo, ele conseguiu superar o problema e até mesmo ajudou a antiga Ms. Marvel, Carol Danvers, quando a mesma recorreu a bebida após um grande trauma.

Imagem de capa do item

Complexo de Messias

O complexo de Messias é um transtorno no qual o indivíduo acredita ser o escolhido, o salvador, em pequena ou grande escala.

Clark Kent, o Superman, já foi criado com um vulto messiânico; o personagem foi se humanizando com o tempo, porém, em vários momentos, ainda se enxerga um ar de divindade no herói.

Para citar outros exemplos, Mulher-Maravilha e Ciclope já passaram por essa fase.

Imagem de capa do item

Transtorno Explosivo Intermitente

Problemas de controle de raiva estão em vários heróis, como Wolverine e Batman, mas quando se trata de descontrole total, o golias esmeralda escondido dentro de Bruce Banner sai destruindo na frente. Hulk Smash!

Imagem de capa do item

Instabilidade Emocional

Não é segredo que os filhos de Magneto (que continuam sendo para grande parte dos fãs, quer a Marvel queira ou não) estão imersos em problemas psíquicos, ainda mais quando se trata de Wanda e Lorna.

Os constantes abusos e controles na mente de Polaris danificaram a psique da moça, deixando várias sequelas, entre elas, uma “instabilidade emocional”, algo entre a bipolaridade e o transtorno de personalidade limítrofe, não nomeado, mas sempre presente em suas histórias.

Imagem de capa do item

Múltiplas Personalidades

O Cavaleiro da Lua é, sem dúvidas, um dos personagens mais problemáticos da Marvel; quase todos os problemas citados cabem no vigilante.

Porém, uma de suas maiores características fica em suas múltiplas personalidades, meio que desmentidas na sua última história, porém, ainda dividida entre as várias faces de Khonshu, o Deus da Lua egípcio.