10 princesas da Disney que também são super-heroínas!
10 princesas da Disney que também são super-heroínas!
Afinal de contas, por que não ambas?!
Já se foi a época em que as Princesas da Disney eram mulheres passivas, que viviam a espera de um príncipe encantado. Com o passar dos anos, essas histórias foram dando lugar a contos que valorizam mulheres reais e guerreiras, que cumprem seus papéis femininos ao mesmo tempo em que participam da ação tanto quanto os homens.
Nesta lista, valorizamos esses ícones que mostram como uma princesa também pode ser uma super-heroína, salvando o mundo ao seu redor, usando poderes especiais ou simplesmente ajudando a resolver problemas onde ninguém mais consegue!
Créditos: Walt Disney
Giselle
Começamos esta lista com uma princesa adorada, ainda que um pouco esquecida. Trata-se de Giselle, a adorável protagonista de Encantada. Embora ela teoricamente não seja uma princesa, o mundo a abraçou dessa forma, e ela certamente veio para subverter alguns clichês dos contos de fadas clássicos.
Por exemplo, quando a Rainha Narissa, a maligna madrasta do Príncipe Edward, a expulsa do reino de Andalasia e vem ao mundo "real" para matá-la, é ela mesma que luta por sua vida e pela de seus amigos. Mas mais importante do que isso, ela simplesmente poderia comandar legiões de animais adoráveis - como já fez, para que eles fizessem vestidos ou arrumassem a casa.
Tiana
Em A Princesa e o Sapo, somos apresentados a Tiana, uma mulher muito independente e dona de si, cujo maior sonho é abrir seu próprio restaurante. No entanto, ela acaba entrando no caminho de um príncipe, transformado em sapo pelas maquinações do diabólico Dr. Facilier, também conhecido como Homem das Sombras.
Mesmo sendo transformada em um sapo, junto com o príncipe, ela nunca desiste de seu sonho por se apaixonar. Pelo contrário, é ela quem ensina ao folgado Naveen os benefícios do trabalho e da labuta. Ao fim do filme, ela mesmo se prova uma heroína ao salvar seus aliados e derrotar o vilão, enquanto finalmente realiza seus desejos e se torna uma pessoa muito bem-sucedida.
Pocahontas
Às vezes, heroísmo e pacifismo andam de mãos dadas, e Pocahontas nos ilustra isso perfeitamente. Filha do chefe de uma tribo nativa norte-americana, ela precisa lidar com a chegada de colonizadores ingleses, que pretendem escravizar a população e tomar as terras, em busca de diamantes e outras riquezas naturais.
No entanto, sua vida vira de ponta à cabeça no meio da guerra entre os ingleses e sua própria tribo. Ela busca toda ajuda possível, inclusive reunindo-se com o espírito de seus ancestrais, como sua Vovó Willow. Ao fim, ela mostra toda sua força de vontade ao se colocar no meio da batalha, pondo fim ao derramamento de sangue e salvando não apenas sua tribo, como também o seu amor, John Smith.
Rapunzel
Sacrifício é o que faz um herói provar seu valor, e disso, a Rapunzel de Enrolados sabe muito bem. A princesa foi sequestrada, quando criança, pela vilanesca Mãe Gothel e é aprisionada em uma torre, até conhecer o aventureiro e cafajeste Flynn Rider. Logo, ela parte para descobrir o mundo e percebe que seus longos cabelos têm poderes: eles são capazes de curar.
Ao fim do filme, ela precisa ajudar seu amado, enquanto derrota sua madrasta maligna. Ao salvar Flynn... ou melhor, José Bezerra, ela acaba perdendo suas longas madeixas, mas consegue destruir Gothel e voltar à sua família, enquanto vive várias aventuras ao redor de seu reino encantado.
Shuri
Caso vocês tenham perdido a memória, a Disney comprou a Marvel ainda em 2009... o que significa que Shuri, a irmã mais nova de T'Challa, em Pantera Negra não deixa de ser - de uma forma bem "não-oficial" - uma Princesa da Disney. E pelo visto, estamos diante da princesa mais inteligente e badass do Universo Cinematográfico da Marvel.
Ela não apenas é a chefe de serviços tecnológicos de Wakanda, como também não perde a chance de usar seu próprio traje heroico quando seu irmão precisa de ajuda. Além disso, ela deve ter um grande papel no futuro, não apenas auxiliando com soluções científicas e tecnológicas, mas possivelmente se tornando uma heroína própria.
Mérida
Valente foi um dos primeiros filmes da Disney a quebrar com a ideia de que toda princesa precisa de um príncipe. E Mérida é a prova cabal disso, ao entrar em uma jornada contra os desejos de sua mãe, de que ela se case e estabeleça pontes entre as várias tribos escocesas. Contudo, no processo, ela acaba fazendo com que sua mãe vire um urso - uma criatura temida em seu reino.
Aqui, vemos a jovem Mérida correndo contra o tempo para salvar a vida da Rainha Elinor, enquanto precisa escondê-la de seu pai e dos súditos da família real. Ao fim, ela consegue estabelecer laços muito fortes com sua mãe, e livra-se da obrigação de um casamento tão cedo... Ah, e mencionamos que ela também é uma das figuras mais importantes na derrota do urso-demônio Mor'du?
Moana
Lançado no ano retrasado, Moana apresenta uma protagonista bem diferente de tudo que vimos até o momento. Claro, ela se inspira em várias outras heroínas que povoam esta lista, mas sua participação se dá de uma forma bem diferente. Depois que sua ilha começa a morrer, graças a uma maldição marítima, ela precisa fugir para salvar todos ao seu redor.
Com isso, ela encontra o semideus polinésio Maui e precisa convencê-lo a voltar à ação, enquanto embarca em uma grande jornada de auto-conhecimento. Ao fim do filme, ela ganha a batalha com o seu intelecto, quebrando a maldição marítima, salvando sua ilha e, principalmente, fazendo com que seu povo reconquiste seu espírito aventureiro.
Mulan
Mulan pode fugir bastante do conceito tradicional de "princesa", mas ela certamente merece um lugar de destaque nesta lista. Afinal de contas, ela faz algo bem raro: salva toda a China. Aqui, vemos uma jovem atribulada com os seus "deveres femininos", cujo maior desejo é partir como um soldado e lutar pela sua nação.
Ela precisa disfarçar-se de homem e fingir ser quem não é, para que possa finalmente entrar em combate e lutar contra quem ameaça seu país. E mesmo contra a lei de seu pai e de seu líder, ela continua se provando uma guerreira nata. E vale lembrar que, em breve, teremos a versão live-action da heroína.
Leia Organa
Outra princesa que mora bem longe de mundos de contos-de-fadas, a Princesa Leia Organa é uma das heroínas mais lendárias e importantes do vasto universo de Star Wars. A primeira vista, ela pode parecer apenas uma donzela em perigo, buscando a ajuda de poderosos cavaleiros Jedi. Mas isso logo se revela uma farsa, enquanto ela própria ajuda seus aliados em combate.
Nos filmes mais recentes da franquia, ela "perdeu" o posto de princesa, mas ganhou ainda mais destaque como General Leia Organa, a líder da Resistência Rebelde contra a Primeira Ordem. E seja usando sua pistola laser ou roubando os planos da Estrela da Morte, ela já salvou essa galáxia mais de uma vez.
Elsa
Para encerrar, precisávamos mencionar a protagonista mais popular de animações da Disney na última década. Embora Elsa seja, na verdade, uma rainha, ela é considerada parte das Princesas da Disney, e mostra toda sua importância em Frozen, quando finalmente deixa seu reino para viver uma vida feliz, onde não precisa esconder seus poderes.
Contudo, ela é forçada a voltar ao seu reino quando sua irmã Anna é posta em perigo. Aqui, vemos a força do amor verdadeiro entre irmãs, e mesmo que seja uma rainha super-poderosa, devido ao seu controle de gelo, Elsa descobre que seu maior poder está na força de sua família. Assim sendo, ela não apenas derrota o maligno Hans, como também se prova a maior super-heroína entre as Princesas da Disney.