10 Pokémon que não são do tipo que parecem

Capa da Publicação

10 Pokémon que não são do tipo que parecem

Por Gabriel Mattos

Pokémon é repleto de criaturas misteriosas e peculiares com seus próprios poderes elementais. Entretanto, nem sempre é muito fácil entender qual é o tipo associado a um Pokémon logo de cara. Muitas dessas criaturas enganam os olhos, de forma intencional ou não. Para ajudar a resolver confusões, separamos 10 Pokémon que não são do tipo que parecem.

Imagem de capa do item

Sudowoodo

Começando pelo mais conhecido: Sudowoodo e sua forma bebê Bonsly. Essa dupla apresenta a paleta clássica de um tipo planta. Mas isso é exatamente o que eles querem que você pense? Essa confusão visual foi intencional. É a forma que esse monstrinho encontrou de se proteger na natureza. Apesar de serem tipo pedra, se camuflam como árvores para evitar golpes de água, que seriam super-efetivos. Bem esperto, né?

Imagem de capa do item

Florges e Comfey

Podem ser Pokémon bem diferentes, mas Florges e Comfey sofrem do mesmo destino: apesar de parecerem muito pertencer ao tipo planta, são apenas fadas. Ambos estão conectados fortemente com flores em um nível tão simbiótico que incorporam essas plantas em seu corpo.

Até faz sentido que Flabébé e Floette sejam puramente fadas antes de evoluir para Florges. Afinal, elas carregam flores em suas mãos como armas, separadas de seus corpos. Mas para a evolução final, as pétalas fazem parte de seu ser, o que mais que justificaria incorporar o tipo planta. Até porque ele aprende muitos de seus golpes.

Imagem de capa do item

Golduck

Talvez essa notícia possa te chocar, mas nem Golduck nem Psyduck são do tipo psíquico. Estranho, né? Não faz tanto sentido que o monstrinho conhecido por suas dores de cabeça que desencadeiam poderas explosões psíquicas seja apenas do tipo Água. Mas piora que, mesmo quando aprende a controlar essa habilidade ao evoluir, ainda não seja considerado parte desse tipo. Mas sabe quem a Pokémon Company decidiu que deveria ser Água/Psíquico? O Starmie! Isso mesmo… Não é para fazer sentido…

Imagem de capa do item

Lugia

O contrário acontece com o famoso Guardião dos Mares, Lugia. Conhecido por liderar um trio de pássaros lendários que comandam os elementos, a grande estrela de Pokémon 2000 não possui o tipo aquático. Lugia é um Pokémon dos tipos Voador e Psíquico. Até existe alguma explicação para essa decisão, especialmente com suas fortes habilidades telepáticas. Mas para uma ave gigante que causa e mora em redemoinhos no oceano, não ter conexão alguma com o Tipo Água é no mínimo peculiar.

Imagem de capa do item

Dhelmise

Qual tipagem você esperaria de um Pokémon inspirado em uma âncora? Tipo Água? Talvez Metal? Bem, nenhum dos dois! Dhelmise é um Pokémon de Alola dos tipos Grama e Fantasma. A explicação da Pokédex é que na verdade essa criatura é a reencarnação da alma de uma alga marinha. Quando esse amontoado de protozoários se uniu com os destroços de um navio, Dhelmise surgiu. Não é uma justificativa que convença muita gente, mas ao menos eles tentaram.

Imagem de capa do item

Charizard

O primeiro choque de um jovem treinador que está começando a conhecer a franquia Pokémon é evoluir o seu Charmeleon e ao conferir as informações de Charizard na Pokédex descobrir que não pertence ao tipo dragão. Ele mantém seu tipo Fogo e incorpora o tipo Voador.

Nem mesmo esse vacilo foi o suficiente para derrubar a popularidade do monstrinho. Charizard segue como um dos favoritos dos fãs e a paciência dos jogadores foi recompensada em Pokémon X, quando ele ganhou enfim o tão almejado tipo com o Mega Charizard X.

Imagem de capa do item

Gyarados

Parece com um dragão, ataca como um dragão, evolui como um dragão… Mas não pertence ao tipo dragão… Essa é a sina do Gyarados, que exibe sem muito orgulho os tipos Água e Voador. O monstro até começou a aparecer voando nos jogos mais recentes, como Pokémon Legends Arceus, para justificar a combinação estranha, mas nada explica o porquê decidiram impedi-lo de ser o dragão que nasceu para se tornar.

Até mesmo quando as Mega Evoluções chegaram, representando uma chance de redenção, Mega Gyarados se tornou tipo Água e Sombrio, frustrando quem ainda tinha alguma esperança de justiça. O Magikarp não merecia passar por isso depois de se esforçar tanto para vencer na vida...

Imagem de capa do item

Flygon

Roubado de uma Mega Evolução, Flygon jamais teve a chance de redenção que seus amigos. Toda a linha evolutiva deste monstrinho de Hoenn tem um visual que engana o público. De uma pequena formiga evolui em uma libélula, mas em nenhum momento de sua vida pertence ao tipo Inseto.

Trapinch evoluiu de um tipo Terrestre puro para incorporar o tipo Voador como Vibrava e enfim o tipo Dragão como Flygon. Porém nunca suas origens insectóides foram respeitadas. Quem sabe em Pokémon Legends Z-A?

Imagem de capa do item

Luxray

Uma grande decepção para quem se aventurou na região de Sinnoh é Luxray. O visual imponente tinha tudo para entregar um Pokémon poderoso, mas os desenvolvedores fizeram de tudo a seu alcance para atrapalhar sua popularidade. Ele já não aprende golpes tão interessantes e ainda não conquista o tipo Sombrio, apesar de seu visual soturno. Uma grande oportunidade perdida que deixou muito fã ressentido até hoje.

Imagem de capa do item

Noctowl

Difícil pensar em corujas sem associar a inteligência. Essa é uma ideia muito difundida na fantasia e Pokémon não foge desse princípio na construção de Noctowl, evolução de Hoothoot. E apesar dessa sagacidade geralmente ser representada com o Tipo Psíquico ao longo da franquia, decidiram que dessa vez não seria necessário.

Na época, a regra era que os pássaros das rotas iniciais permanecessem com os tipos Normal e Voador. E isso só foi ser quebrado em Kalos, com Talonflame. E talvez somente por esse motivo arbitrário que Noctowl não seja Psíquico e Voador.