Os 10 Pokémon mais fortes de Ash Ketchum, ranqueados

Capa da Publicação

Os 10 Pokémon mais fortes de Ash Ketchum, ranqueados

Por Gabriel Mattos

Em sua longa jornada para se tornar um Mestre Pokémon, Ash Ketchum, o treinador da cidade de Pallet, capturou dezenas de Pokémon. Juntos, eles superaram Líderes de Ginásios, Pokémon Lendários e todos os tipos de desafios. Nem sempre saindo vitoriosos, mas sempre dando o seu melhor.

Mas entre as dezenas de criaturas fantásticas, existem aqueles que se destacam por sua força, pelos inimigos que derrotou e por sua quantidade impressionante de vitórias. São Pokémon que fizeram toda a diferença na equipe de Ash Ketchum e conseguiram brilhar, mostrando todo o potencial.

Com o fim da jornada do Campeão Mundial cada vez mais próximo, preparamos uma lista relembrando os 10 Pokémon mais fortes de Ash Ketchum. Esqueça conceitos dos jogos como atributos, movepool e potencial competitivo — o que importa aqui é exatamente o quão forte eles provaram ser no próprio anime. Confiram!

Imagem de capa do item

10 - Incineroar

Alola foi um período bastante peculiar para a jornada de Ash. Mesmo sendo a temporada em que conquistou o título de Campeão, vencendo a Liga Pokémon local, não é uma saga focada em batalhas — sua verdadeira riqueza é em narrativa. Então até seus Pokémon mais poderosos, como Incineroar, não tiveram tantas oportunidades de provar o seu valor.

Na verdade, depois de evoluir, este Pokémon sequer participou de batalhas. Como Terracat, este felino foi absurdamente surpreendente, derrubando criaturas duas vezes maiores que ele sem a menor dificuldade. Dedicado, aperfeiçoou seus golpes com muito treino e ainda tem acesso a um poderoso Movimento Z. Se ele conseguiu fazer tudo isso antes mesmo de evoluir, imagina após se tornar um poderoso Incineroar.

Infelizmente, por enquanto, vai ficar só na imaginação mesmo.

Imagem de capa do item

9 - Krookodile

As temporadas de Unova costumam ser esquecidas entre os fãs por não serem tão empolgantes. Mas se a preguiça dos roteiristas serviu para alguma coisa, foi para encaixar uma dúzia de arcos de torneio sempre que acabavam as ideias — o que era bem frequente. No final, isso rendeu muitas chances de brilhar para os Pokémon que Ash capturou em Unova, especialmente Krookodile.

Usando sempre seus óculos escuros, para mostrar que é tão marrento quanto Squirtle, Krookodile carregou as batalhas mais difíceis de Ash nas costas. Não importa quantos golpes super efetivos os oponentes lançavam, esse crocodilo trevoso sempre resistia para dar o troco. E assim ele venceu inimigos imponentes, como o Dragonite de Iris.

Caso tivesse retornado para mais batalhas em temporadas futuras, muito provavelmente teria uma posição melhor nessa lista.

Imagem de capa do item

8 - Snorlax

Desde que foi capturado, nas Ilhas Laranjas, Snorlax não passou muito tempo na equipe principal de Ash — afinal, ele prefere muito mais comer e dormir. E nem precisou. Essa montanha de músculos adormecidos virou rapidamente a carta na manga de Ash durante sua jornada em Johto, Hoenn e até na Liga Sinnoh. Sempre que era preciso, Snorlax chegava, resolvia as coisas e voltava a seu merecido descanso.

Em Johto, ele deu trabalho para o Kingdra de Clair, a Líder de Ginásio final. Depois, na luta contra Gary, seus hiper-raios devastaram Arcanine e Nidoqueen sem muitos problemas. Mas provavelmente seu momento mais impressionante foi na Batalha da Fronteira, em que ele enfrentou os Pokémon lutadores de Greta, que tem vantagem de tipo contra Snorlax, e saiu vitorioso. Tudo para voltar a dormir o mais rápido possível!

Imagem de capa do item

7 - Gengar

Começamos agora com a inevitável presença dos Pokémon capturados na mais recente temporada do anime: Jornadas. Afinal, a equipe de Ash nessa saga é dividida entre Pokémon da oitava geração, incluídos para divulgar os jogos Pokémon Sword e Shield, e as criaturas mais sonhadas pelos fãs — um puro fan service para comemorar 25 anos de anime. E um desses Pokémon tão aguardados foi o Gengar, o fantasma da primeira geração.

Depois de muitos anos, Ash finalmente adiciona o travesso Pokémon à sua equipe e o resultado não poderia ser mais satisfatório. Apesar de não ser usado tanto quanto deveria, sempre que Gengar entra em batalha é um verdadeiro espetáculo. Derrotou o Raichu de Visquez, a Líder de Ginásio substituta de Vermilion, e também o Grimmsnarl de Marine. Fica ainda mais poderoso após treinar com os Pokémon veteranos de Ash e ao alcançar a forma Gigamax, que usa nas batalhas do Rank Mestre.

Imagem de capa do item

6 - Sceptile

As batalhas das temporadas de Hoenn foram… Criativas, digamos assim. As regras tão bem estabelecidas pelos jogos e pelas temporadas anteriores foram muitas vezes jogadas pela janela pelos roteiristas. Mas um Pokémon que mesmo assim conquistou o respeito dos fãs foi Sceptile de Ash, que apresentou uma força acima do comum mesmo quando ainda era apenas um Grovyle.

Sem se estressar, Sceptile foi aprendendo golpes cada vez mais poderosos e brilhou como ninguém na Batalha da Fronteira. Mas seu maior momento de glória foi a vitória contra o invicto Darkrai de Tobias na Liga Sinnoh. O Pokémon mítico — como chamamos Pokémon mais raros que os próprios Lendários — havia passado por todas as batalhas daquele torneio sem uma derrota, mas deitou para o Sceptile.

Novamente, só do Darkrai estar nesse torneio já demonstra uma intenção suspeita dos roteiristas e é apenas por isso que sua colocação não é ainda maior.

Imagem de capa do item

5 - Infernape

Quando o Infernape está determinado a ganhar, ele vai para a batalha com sangue nos olhos. Normalmente, esse Pokémon já é bastante perigoso. Mas quando ativa sua habilidade Chamas, sua força aumenta tanto que ele perde totalmente o controle. Pode não ser a opção mais confiável na equipe de Ash, porém é imbatível em poder bruto, entre os Pokémon que capturou em Sinnoh.

Seus momentos de maior destaque foram as batalhas contra Paul. O ressentimento pelo treinador que lhe abandonou serviu como um ótimo combustível para dar tudo de si. Durante a Liga de Sinnoh, derrotou metade da equipe de seu antigo mestre, entregando uma batalha inesquecível contra o imponente Electivire. Cada golpe era de perder o fôlego. Realmente épico.

Desde então, Infernape vem treinando com os demais Pokémon de fogo do Ash, como Charizard, só esperando a oportunidade de mostrar como evoluiu.

Imagem de capa do item

4 - Lucario

Lucario derrotou o Garchomp da Campeã Cynthia. Isso é tudo que você precisa saber. Ele é o único Pokémon que foi visto conquistando esse feito no anime, o que prova o tamanho de sua força.

Esta é mais uma adição muito aguardada pelos fãs que foi realizada em Jornadas. Ash tem uma conexão especial com a Aura, então lutar ao lado de um Lucario que é naturalmente sensível a esse poder resulta em uma combinação imbatível. Tanto que não levou muito tempo para conseguir alcançar o estado de Mega Lucario.

Mas mesmo sem recorrer a esse artifício, Lucario conseguiu feitos impressionantes, como derrotar uma série de Pokémon Gigamax. Ele ficou ainda mais poderoso após treinar sua conexão com a Aura com o Greninja e derrotou o Mr. Rime de Leon com apenas um golpe.

Imagem de capa do item

3 - Greninja

Na região de Kalos, Ash parecia estar se sentindo particularmente competitivo, pois foi ao longo dessa temporada que ele reuniu uma das equipes mais impressionantes de sua carreira. E a grande arma secreta com certeza foi seu Greninja, que ficou ainda mais poderoso após despertar a forma Ash-Greninja — um poder único que rivaliza com as Mega Evoluções.

Este poder é único no mundo, sincronizando perfeitamente a mente de treinador e Pokémon. Não preciso dizer como essa conexão inabalável traz uma vantagem absurda nas batalhas. Essa transformação deu trabalho à Mega Gardevoir da Campeã Diantha, ao Mega Abomasnow de Wulfric, ao Mega Sceptile de Sawyer e também ao Mega Charizard X de Allain.

Sua perícia em batalha era tanta que muitos acreditam que ele merecia ter vencido a final da Liga de Kalos, que renderia o primeiro título de Campeão a Ash. Porém, os roteiristas tinham outros planos e eles nunca foram perdoados pelos fãs.

Imagem de capa do item

2 - Charizard

Sempre que o Ash escolhe Charizard para uma batalha é sinal de que as coisas vão esquentar. E nem estou falando exatamente dos golpes de Fogo desse falso dragão, mas simplesmente o Pokémon está envolvido na maioria das batalhas mais emblemáticas do anime.

Para começar, seu poder era tão elevado que ele sequer julgava Ash digno de seu respeito. O próprio treinador precisou suar para chegar a seu nível e quando enfim conseguiu, as coisas decolaram de um jeito esplendoroso. Charizard foi uma peça chave na derrota de Gary na Liga de Johto e impressionou no confronto contra o Blaziken de Harrison. E se isso não fosse impressionante o suficiente, ele ainda derrotou um Articuno no mano-a-mano.

Sempre que o Ash precisou de uma forcinha extra, trouxe de volta Charizard para o seu time, o que só comprova o poder deste ícone.

Imagem de capa do item

1 - Pikachu

Não tem pra ninguém! Pikachu pode não ser grande coisa nos jogos, mas no anime, este é o Pokémon mais poderoso da equipe de Ash.

Ao longo das 25 temporadas, suas conquistas não são poucas. Pikachu é quem mais derrotou Pokémon Lendários e Mega Evoluções em toda a saga, quatro de cada. Ele também é o único Pokémon de Ash que derrotou um ginásio inteiro sozinho — o ginásio de Mauville (sem contar casos em que os Líderes de Ginásio usam apenas um parceiro, claro).

E se isso não fosse o suficiente, por estar sempre acompanhando Ash Ketchum ao longo de várias regiões, Pikachu acabou acumulando truques devastadores. Além de ser capaz de usar um Movimento-Z exclusivo, graças ao Pikashunium Z de Alola, ele também tem acesso à forma Gigamax, da região de Galar. Simplesmente não tem como superar esse Pokémon apelão.