10 Pokémon baseados em mitologias do mundo real!
10 Pokémon baseados em mitologias do mundo real!
Eles são inspirados em lendas orientais!
Muitos de nós crescemos conhecendo alguns desses monstrinhos, mas sem fazer ideia de que eles são baseados em criaturas e lendas bem famosas no Japão. Alguns deles são óbvios de reconhecer, enquanto outros temos fortes suspeitas.
Nessa lista, você vai conhecer os mitos por trás dos Pokémon!
Ninetales
Pokémon da primeira geração, Ninetales é evolução de Vulpix quando exposto a uma Pedra do Fogo. Essa grande raposa de nove caudas é baseada no kitsune, uma lenda japonesa popular referente a raposas que podem respirar fogo e que vivem tempo suficiente para se tornarem formas espirituais poderosas.
Ninetales é inspirado especialmente em um Kyūbi no kitsune, um kitsune de mil anos que ao adquirir sua nona cauda tem o tom dos pêlos mudado para branco ou dourado.
Tornadus
Esse Pokémon lendário da quinta geração tem origem em Fujin, o deus do vento japonês. Ele é sempre retratado pela mitologia como um demônio mágico terrível de aparência humanóide que sempre carrega um grande saco de vento nos ombros.
Whiscash
Whiscach é um Pokémon da terceira geração do tipo Água e Terra inspirado num peixe-bagre. Na mitologia japonesa, há uma criatura de nome Namazu, que é nada menos que um bagre gigante que causa terremotos violentos.
Diz a lenda que a origem do Namazu é baseado na ideia de que o bagre pode sentir os pequenos tremores que acontecem antes de muitos terremotos. Supostamente, isso já havia sido observado na Antiguidade e as pessoas passaram a acreditar que os tremores eram resultados de um bagre gigante.
Drowzee
Esse Pokémon psíquico da primeira geração é baseado no mito japonês de baku, criaturas que se alimentam dos pesadelos das pessoas. O termo japonês baku tem dois significados, referindo-se tanto à criatura tradicional devoradora de sonhos quanto à anta malaia, que por sinal, tem duas cores no corpo, exatamente como Drowzee.
Misdreavus
Introduzido na segunda geração, Misdreavus é um Pokémon do tipo fantasma, que se assemelha a várias criaturas mitológicas orientais.
Uma delas é o Nukekubi, um demônio que é basicamente uma cabeça flutuante que bebe o sangue de suas vítimas. Sua origem geralmente é ligada a histórias de mulheres amaldiçoadas que, após serem envergonhadas publicamente, lhes era oferecido o poder de se vingar em troca da sua alma.
Outra inspiração adequada para Misdreavus é banshee, um espírito feminino do folclore gaélico que era conhecido por seus lamentos e gritos aterrorizantes.
Exeggutor
Exeggutor é do tipo Planta e Psíquico, apresentado na primeira geração. Claramente inspirado em um coqueiro, o Pokémon pode ser também baseado no monstro nipônico Jinmenju, uma árvore que cultiva cabeças humanas que estão sempre sorrindo.
Lombre
Lombre é um Pokémon do tipo Água e Planta, introduzido na terceira geração de monstrinhos. Sua aparência é muito similar à criatura mitológica do Japão chamada kappa.
O kappa, por exemplo, tem uma espécie de prato na sua cabeça cheio de água, que é a fonte do seu poder. Lombre tem algo semelhante na cabeça, e utiliza o ataque Rain Dish para se abastecer.
Froslass
Da quarta geração, esse Pokémon do tipo Gelo e Fantasma é inspirado em Yuki-onna, um espírito feminino do folclore japonês. Frequentemente ligada ao frio e ao gelo, Yuki-onna é uma personagem bastante popular, inclusive na literatura, filmes e animações do Japão.
Mawile
Esse Pokémon de aparência perturbadora, do tipo Metal e Fada, é inspirado na lenda japonesa de Futakuchi-onna. As histórias dessa criatura sempre envolvem uma mulher atingida por uma maldição ou doença que possui uma segunda boca localizada atrás da cabeça, sob o cabelo.
O Pokémon apresentado na terceira geração de monstrinhos é claramente uma representação de Futakuchi-onna, que inspirou outros tantos personagens, em mangás, animes, filmes, séries e livros, como Gantz, Power Rangers e O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares.
Ho-Oh
Ok, você deve imaginar que Ho-Oh é inspirado no mito grego da fênix. Eu também achava isso, mas não. O Pokémon lendário desde a primeira geração é, na verdade, baseado na fênix chinesa conhecida como Fenghuang. Um símbolo que representa graças, prosperidade e paz, um verdadeiro ícone recorrente na arte chinesa há 8000 anos.
No Japão, esse mito chinês é conhecido pelo nome Hōō. Pegou a pista, não é mesmo?!