As 10 piores decisões que o Goku já tomou em Dragon Ball!
As 10 piores decisões que o Goku já tomou em Dragon Ball!
Todos os fãs de Dragon Ball sabem que, nem sempre, o protagonista da história tem as melhores ideias do mundo, né?
Galera, o Goku já fez tantas decisões questionáveis em todo seu caminho como Guerreiro Z que ficou até difícil escolher só 10. Mas esse foi um bom desafio, então aqui estão as 10 piores decisões que o Goku já tomou em Dragon Ball!
Não esqueçam de comentar as que deixamos de fora ou que vocês não concordam – sempre com educação, ou os Zen-Oh’s que não acharam as coisas legais vão te caçar.
Só um adendo: consideramos só o protagonista adulto; ele criança dá pra dar um desconto, né?
Imagens: Divulgação
Cair na do Raditz
Seu irmão alienígena maligno surge no planeta, promete matar todos os habitantes da Terra e vendê-la depois, sequestra seu filho, surra você, seu ex-inimigo e… quando você consegue uma única chance de derrotá-lo sem precisar se matar por isso, você cai no conto do cão arrependido. Sério?
Quando o Goku agarra a cauda do Raditz e estava com a vitória literalmente na palma das mãos, mas solta por ser enganado pelo inimigo se fazendo de arrependido, bom, podemos considerar esse o caso inaugural das decisões terríveis que o guerreiro já tomou na trama.
Isso só o levou para o ataque suicida, onde o Piccolo mata tanto o Raditz, quanto o Goku com seu Makankosappo.
Não tomar o remédio do Trunks
Pulando lá para a Saga do Cell, o Trunks do Futuro chega e é bem categórico em dizer: Goku, você vai morrer de uma doença no coração muito em breve. Toma esse remédio aqui para você se curar e ser capaz de lutar contra as grandes ameaças que estão por vir.
Resultado? Doença no coração? Por favor! Ele só foi levar o aviso a sério quando começou sofrer e quase morreu, ficando incapacitado durante boa parte da luta contra os Androides e as primeiras fases do Cell.
Deixar o Dr Gero criar os Androides
Na mesma oportunidade, o Trunks avisa sobre os Androides e o Dr Gero, que atacariam o planeta em breve. Uma pessoa sensata, como a Bulma, sugeriria, então, procurar o esconderijo desse cientista e prevenir o ataque antes de tudo acontecer, certo?
Mas estamos falando de um Saiyajin viciado em batalha. No lugar, ele diz para todos usarem o tempo para treinar e que o Dr Gero crie mesmo os Androides, porque eles estarão lá esperando para a batalha. ¯(ツ)/¯
Dar uma Senzu pro Cell
Ainda na Saga do Cell, um momento que fez todo mundo, tanto no anime, quanto os espectadores, darem um facepalm gigante: depois de lutar contra o Cell como “demonstração” para o Gohan”, o Goku está tão confiante na força do filho que ele dá uma Senzu para o vilão.
Ele literalmente ajuda o Cell recuperar todas as suas forças para lutar contra o Gohan, no lugar de facilitar as coisas. Estamos falando do cara que absorveu metade do planeta e estava mais forte que Goku e Vegeta naquele momento.
Deixar a ChiChi amolecer o Gohan
E depois de tanto acreditar no Gohan como o grande guerreiro, que superaria ele próprio, o Goku deixou a ChiChi impedir que o rapaz desenvolvesse todo o seu potencial.
Vejam bem: o próprio Gohan queria estudar, mas treinar e estudar não são coisas que se excluem uma da outra, né?
Não resolver seus problemas com o Vegeta e acabar revivendo o Boo
Passando agora para a Saga do Boo, vale lembrar que parte do motivo pelo qual o Boo ressuscitou é culpa do Goku e do Vegeta. Se os dois tivessem se resolvido antes de entrar naquela bendita nave do Babidi, o vilão continuar aprisionado em seu ovo.
Mas, além de alimentar a sede de batalha do Vegeta, o protagonista não viu o quanto isso estava levando o rival para um lugar sombrio e, bom, vocês viram o resultado.
Ser um pai e um marido ausente
Nenhuma dessas coisas se compara, porém, ao relacionamento bizarro que o protagonista tem com o Goten.
Como se com o Gohan ele já não tivesse sido um pai um tantinho ausente e irresponsável demais - ele quase matou o menino com um kamehameha uma vez - no caso do Goten, ele nem viu a criança nascer.
Preferiu continuar morto e só voltou para a Terra por um Torneio de Artes Marciais, sem nem saber que o filho existia. E ainda tem quem reclame do Vegeta com o Trunks.
Levar a história do Freeza longe demais
Goku e Freeza é uma história complexa e muito errada. Se o Saiyajin tivesse terminado as coisas com o vilão do jeito que deveria, talvez nem veríamos o Freeza mais e seu ódio seria menor do que é hoje.
Mas o simples fato de ele ter poupado o Imperador do Mal trouxe o Freeza robô e, depois, o Freeza Dourado - que, literalmente, explodiu a Terra (que só continuou inteira graças ao Whis).
Esse é mais um caso do Goku fascinado pelo poder de batalha de alguém, por mais maligno que esse alguém seja, querendo lutar até a exaustão e além.
Incitar o ódio do Zamasu
Se destruir a Terra não for o suficiente, ele também é o responsável pela destruição do Universo do Trunks do Futuro. No final da saga, o Zamasu fica jogando toda a culpa nas costas do Trunks por conta das viagens no tempo e tudo mais, mas quem foi lá e irritou de vez o quase-Kaioshin foi o Goku.
Se não fosse a sede de batalha do protagonista, que quis de toda forma testar as habilidades do Zamasu em seu primeiro encontro, boa parte do que aconteceria a partir dali seria diferente. No fim das contas, ele deu motivos para ter seu próprio corpo roubado.
Subestimar todos os inimigos
Mas a pior decisão do Goku, que ele comete em todas as sagas, com todos os adversários, é subestimar as pessoas com quem luta e nunca começar uma batalha a sério.
É sempre a mesma fórmula, que acaba do mesmo jeito - ele apanha pra caramba, causa muita destruição e percebe que precisa usar seu máximo contra o inimigo, mesmo que agora já esteja machucado e cansado.
Nem vem com a história do Saiyajin que fica mais forte apanhando, a gente sabe disso. Não é por isso também que você precisa virar um saco de pancadas.
Bônus: Amizade com o Zen-Oh
E um bônus: Goku se tornou amigo dos seres mais poderosos de TODO o Multiverso: os Zen-Oh’s. Mais que isso, ele possui certa influência sobre eles e isso fez todas as outras dimensões se virarem contra o Universo 7 no Torneio de Poder.
Se conseguir a inimizade do Multiverso todo não for o suficiente, os Zen-Oh’s são seres bem peculiares, infantis e impulsivos, uma combinação nem um pouco legal misturada com o maior poder de todos e uma ligação com o protagonista. Isso tem tudo pra dar errado - e é provável que dê. Fiquemos atentos.