10 personagens que você não sabia que fizeram parte dos Defensores!

Capa da Publicação

10 personagens que você não sabia que fizeram parte dos Defensores!

Por Gus Fiaux

No final da semana, chega à Netflix a mais nova série da Marvel: Os Defensores, que reunirá os heróis suburbanos da editora para lutar contra o Tentáculo. Nos quadrinhos, a equipe teve diversas formações e uma origem bem diferente até chegar a uma versão mais próxima da série.

Nessa lista, reunimos dez personagens que você sequer fazia ideia que já participaram dos Defensores, incluindo membros efetivos do grupo e outros que já se aliaram brevemente a eles!

Créditos: Marvel Comics
Imagem de capa do item

Howard, o Pato

Vamos começar essa lista inusitada com um herói inusitado. Howard é muito mais que um pato antropomórfico com piadas ácidas e o pavio curto. O personagem ganhou notoriedade ao concorrer ao cargo de presidente dos Estados Unidos em um partido muito pequeno.

Isso fez com que ele fosse alvo de diversos vilões prontos para matá-lo. Nessa época, ele se juntou aos Defensores para enfrentar seus inimigos políticos, ainda que não tivesse conseguido vencer nas eleições. Vez ou outra, ele serve como consultor para os membros da equipe.

Imagem de capa do item

Mulher-Hulk Vermelha

Hulks em todos os gêneros e todas as cores. Curiosamente, a Mulher-Hulk Vermelha, que é a identidade heroica de Betty Ross, ex-namorada do Hulk original, também já integrou uma versão dos Defensores ao lado de outros heróis como o Punho de Ferro e o Surfista Prateado.

A anti-heroína serviu como uma forte e violenta aliada da equipe, substituindo o papel do Hulk na formação original. Com o tempo, a personagem foi sendo esquecida pela própria Marvel e sua participação na equipe se tornou menos frequente.

Imagem de capa do item

Colossus

Na época da Guerra Civil super-humana, alguns heróis foram forçados a se registrar para continuarem agindo em prol da justiça. Esses heróis, então, foram submetidos a uma grande empreitada do governo norte-americano: a Iniciativa, que reunia grupos para atuarem nos 50 estados.

O Colossus foi um desses heróis, se juntando aos outros Defensores que eram constituídos integralmente por membros da Iniciativa. Ele lutou ao lado da Mulher-Hulk, Krang, Paladino e Hellstorm, defendendo a cidade de Nova Jersey.

Imagem de capa do item

Falcão

Entre tantos outros heróis, o Falcão chegou a se juntar aos Defensores de uma forma muito breve. Na realidade, ele só chegou a ser membro da equipe por um dia, ajudando o grupo a enfrentar uma equipe de super-vilões que também se denominava "Os Defensores".

Uma das melhores coisas de sua curta participação na equipe é a relação formada com o Falcão Noturno, outro herói aviário da Marvel. De início, os dois começam a se desprezar, mas conforme se aliam para derrotar seus inimigos, formam uma amizade bem peculiar.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Em suas origens, os Defensores eram um grupo relacionado diretamente a ameaças cósmicas ou místicas, contando com o Doutor Estranho com seu principal fundador. Posteriormente, outra importante personagem mística da equipe se juntou ao grupo: Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate.

A heroína esteve ao lado dos Defensores Secretos por um tempo, tentando repelir a incursão de uma entidade extra-dimensional na Terra. Infelizmente, a heroína não durou muito tempo na equipe, mas foi uma poderosa aliada graças aos seus poderes de alteração da realidade.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro

Após deixar os Vingadores durante um tempo, para se curar de um coração partido, o Gavião Arqueiro acabou se reunindo com o Hulk em uma formação dos Defensores. Durante seu - curto - período na equipe, o herói procurou enfrentar Attuma, um poderoso vilão atlante.

Durante seu tempo na equipe, ele chegou a nutrir um flerte não-correspondido com a Valquíria. Lá, ele se provou um grande herói, embora não tenha durado muito tempo entre a formação do grupo, eventualmente retornando para os Heróis Mais Poderosos da Terra.

Imagem de capa do item

Coisa

Como os outros membros do Quarteto Fantástico, o Coisa também teve uma breve passagem pelos Defensores Secretos, juntamente com o Homem-Aranha. Mas de todos os membros da equipe, ele se tornou o mais próximo ao grupo formado pelo Doutor Estranho.

Apesar de não ter participado de tantas missões dos Defensores, Benjamin Grimm logo se tornou um importante sócio da equipe, sendo constantemente chamado para eventos importantes ao lado dos outros Defensores. O herói não tem contato com a formação atual da equipe, mesmo sendo amigo de Luke Cage e do Punho de Ferro.

Imagem de capa do item

Capitão América

Na década de 90, o Capitão América preferiu deixar seu cargo junto aos Vingadores para atuar ao lado dos Defensores Secretos, auxiliando a equipe que era composta por, entre outros heróis, a Feiticeira Escarlate e o Wolverine.

Na história, o herói acaba tendo um desentendimento com o Doutor Estranho, mas ainda assim retorna para salvar toda a equipe da incursão da entidade mística Xandu, se provando mais uma vez um dos maiores heróis que já caminhou pelo Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

O Homem-Aranha é um dos personagens mais icônicos da Marvel Comics e, por conta disso, já esteve presente nas formações de diversas equipes da editora. Os Defensores são uma delas. O herói se juntou ao grupo ao lado dos membros do Quarteto Fantástico e sua primeira missão foi encontrar e enfrentar o Doutor Destino.

O herói passou um tempo relativamente curto ao lado do grupo. Ele se encaixaria muito bem na nova formação da equipe, que é composta por heróis urbanos de Nova York e poderia inclusive fazer uma participação na série da Netflix, nem que fosse apenas mencionado.

Imagem de capa do item

Thanos

Por mais incrível que pareça, Thanos não foi apenas o membro de uma formação dos Defensores, mas também o co-fundador de sua própria versão da equipe, que conta com outros personagens como Rhino, Nitro, Homem de Titânio e Super-Skrull, entre outros vilões.

Nessa equipe, o Titã pretende derrotar um profeta ancestral que pretende trazer uma guerra santa a todo o universo. E embora pareça que o vilão dessa vez esteja fazendo o bem de uma forma altruísta, não demora até que o público descubra que ele, na realidade, estava motivado pela sua própria fome de poder.