10 personagens importantes do universo de Star Wars que não estão nos filmes!

Capa da Publicação

10 personagens importantes do universo de Star Wars que não estão nos filmes!

Por Gus Fiaux

O Universo de Star Wars é um dos mais ricos da cultura pop, alastrando-se não apenas pelos (atuais) nove filmes da saga, como também inúmeros spin-offs televisivos, quadrinhos, games e materiais diversos. Inclusive, o Universo Expandido da saga consegue ser absurdamente gigantesco, revelando detalhes que nunca conhecemos no cinema.

Em matéria de personagens, não há do que reclamar, conforme os Jedi, Sith e várias pessoas dentro e fora desse meio protagonizam diversas dessas mídias. Porém, para relembrar alguns que não tem o devido reconhecimento, juntamos os 10 personagens mais importantes que não estão nos filmes!

Esta lista foi sugerida pelo fã @rafa1gomes em nosso Instagram!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Doutora Aphra

Classificada como uma "Lara Croft no espaço", a Doutora Arpha é uma arqueologista e aventureira, enquanto também faz uns bicos como caçadora de recompensas. E entre sua clientela, está ninguém menos que o próprio Darth Vader. Ela foi inicialmente apresentada na HQ solo do vilão, e logo ganhou um título próprio.

Embora tente sempre se manter à parte das maquinações políticas e da guerra entre Império e Rebeldes, Aphra acaba se metendo em algumas intrigar, e precisa se salvar - junto com seus droides, 0-0-0 e BT-1 (que são basicamente a versão masoquista e diabólica de R2-D2 e C-3PO) -, enquanto age como uma Han Solo muito mais descolada e inteligente.

Imagem de capa do item

Darth Bane

Criado pela primeira vez para o livro Darth Bane: Path of Destruction, o vilão homônimo se tornou um dos Lordes Sith mais celebrados de toda a franquia, e mudou as regras não apenas para um dos lados, mas também para o universo como um todo. Ele foi um dos poucos sobreviventes da grande guerra entre Jedi e Sith, que aconteceu milhares de anos antes das Guerras Clônicas.

Por ser o último sobrevivente dos Lordes principais, ele acabou estabelecendo novas regras para que os Sith pudessem prosperar e finalmente derrotar seus inimigos. Dentre essas regras, destaca-se a Regra de Dois, que dita que apenas deve haver um mestre e um aprendiz Sith em toda galáxia. No cânone atual da franquia, ele já participou de Star Wars: The Clone Wars.

Imagem de capa do item

Cade Skywalker

A partir daqui, falaremos em sequência de três personagens que, infelizmente, "não existem" mais no cânone atual de Star Wars. Desde a compra da Lucasfilm pela Disney, boa parte do Universo Expandido foi jogado para o selo Legends - de forma que eles podem ou não existir na nova linha do tempo da saga.

O primeiro deles é Cade Skywalker, o tataraneto de Luke, e que continuou a tradição da Família Skywalker, sendo um personagem cheio de dúvidas e demônios internos. Caminhando na linha tênue entre o Lado Luminoso e o Lado Sombrio da Força, ele tem toda sua jornada de redenção detalhada na HQ Star Wars Legacy.

Imagem de capa do item

Darth Krayt

Tocando no item anterior, precisamos lembrar de Darth Krayt, o maior vilão da série Star Wars Legacy, e que foi, durante um bom tempo, o grande Lorde Sith dominante na era pós-O Retorno de Jedi, antes da criação do selo Legends. Ele foi um Jedi durante as Guerras Clônicas, e após um breve período como Caçador de Recompensas, foi treinado pelos Sith.

Além disso, sua armadura merece uma menção à parte, uma vez que além de ser completamente badass, ela é composta por um organismo vivo. O parasita criado pelos Yuuzhan Vong lhe garantia um poder e uma força incomensurável, ao mesmo tempo em que consumia seu corpo e ameaçava tomar conta de toda sua vontade.

Imagem de capa do item

Mara Jade

Finalizando o núcleo desses personagens do universo Legends, temos a maravilhosa Mara Jade. Ela era uma serva direta do Imperador, cuja última ordem foi matar Luke Skywalker. Contudo, ao recusar sua missão, ela partiu em busca de seus próprios interesses, e anos depois casou-se com o Jedi, dando luz a seu filho, Ben Skywalker.

Ela teve grande importância no Universo Expandido da saga antes da compra da Lucasfilm pela Disney, e um de seus momentos mais marcantes se deu quando ela foi morta pelas mãos de seu próprio sobrinho, Jacen Solo - o filho de Han e Leia, que estava começando sua caminhada para o Lado Sombrio da Força.

Imagem de capa do item

Iden Versio

Talvez a personagem mais recente da lista, Iden Versio apareceu pela primeira vez em Star Wars Battlefront II, o mais novo game da saga. Aqui, descobrimos toda sua afiliação ao Império Galáctico, e como ela era uma fiel serva de toda sua ideologia. Contudo, conforme o tempo se passou, ela percebeu as maquinações diabólicas da instituição, e se voltou contra ela.

Aliada de seu parceiro, Del Meeko, ela testemunhou toda a mudança de status quo na Galáxia, ao mesmo tempo em que tentou salvar e redimir seu pai das manipulações imperiais. Ela inclusive tem uma participação indireta na explosão da Base Starkiller, já que ela participava do Esquadrão Inferno, que atacou o planeta-arma.

Imagem de capa do item

Starkiller

Outro personagem dos jogos extremamente marcante para esse universo é Galen Marek - mais conhecido por seu codinome de batalha, Starkiller. Anos após a Ordem 66, onde Palpatine ordena a execução de todos os Jedi da República, o próprio Darth Vader conseguiu pôr as mãos em um sobrevivente... mas em vez de matá-lo, decidiu treiná-lo.

Criado como um aprendiz secreto de Vader, escondido até mesmo do Imperador, Starkiller era uma máquina de matar, até perceber as diversas traições de seu mestre. A partir daí, ele se rebelou e jurou nunca mais servir ao Lado Sombrio, enquanto, sem perceber, fundava as bases da Aliança Rebelde. Isso tudo foi retratado nos jogos da franquia The Force Unleashed.

Imagem de capa do item

Cad Bane

No que diz respeito a Caçadores de Recompensa, você pode imediatamente lembrar de Jango e Boba Fett, ou até mesmo de personagens menores, como Greedo. No entanto, quando Star Wars: The Clone Wars veio à tona, a série nos apresentou um fora-da-lei inacreditável: Cad Bane.

Todo banhado em sua glória de cowboy espacial, ele é altamente treinado - podendo dar trabalho para os Jedi, em combate - e traiçoeiro, servindo para os vilões enquanto causava um verdadeiro furor para a República. Nos quadrinhos, ele também apareceu na recente minissérie do Darth Maul, onde ajuda o Sith a sequestrar um jovem Padawan.

Imagem de capa do item

Grande Almirante Thrawn

Uma das figuras mais importantes de todo o Império Galáctico, ele surgiu em uma trilogia de livros, todos escritos por Timothy Zahn. Aqui, ele se provava uma grande figura militar, desafiando as ordens conservadoras do Império e se tornando o primeiro Grande Almirante não-humano. Obstinado, ele se tornou uma grande ameaça para a Nova República.

O equivalente ao Sun Tzu do universo de Star Wars, Thrawn é um estrategista nato, tendo liderado uma das últimas frotas de batalha antes da grande derrocado do Império. Felizmente, ele foi uma das figuras do selo Legends resgatado no novo cânone da saga, tendo aparecido na série animada Star Wars Rebels.

Imagem de capa do item

Ahsoka Tano

Sem dúvida nenhuma, a personagem mais querida de todo o universo expandido de Stars Wars nos últimos anos não é outra senão Ahsoka Tano, criada para Star Wars: The Clone Wars e incorporada em alguns livros e outras séries animadas, como Forces of Destiny e Star Wars Rebels

Ela foi a primeira Padawan de Anakin Skywalker, e posteriormente se tornou uma das agentes mais especiais da Aliança Rebelde. Ela basicamente é a protagonista de The Clone Wars, e é tão interessante que até mesmo a atriz Rosario Dawson - a Claire das séries da Marvel na Netflix - já disse que gostaria de interpretá-la em alguma adaptação em live-action.