10 personagens dos quadrinhos que são jornalistas!

Capa da Publicação

10 personagens dos quadrinhos que são jornalistas!

Por Chris Rantin

É esse o trabalho de um jornalista, ou ao menos é o que deveria ser na teoria.

No mundo dos super-heróis dos quadrinhos, essa é uma profissão bastante disputada pelos humanos, heróis, vilões e, surpreendentemente, até mesmo Deuses. Para comemorar que hoje, 07 de abril, é o dia do jornalista, separamos 10 personagens dos quadrinhos que são jornalistas!

Imagem de capa do item

Ben Urich

Se você assistiu a primeira temporada de Demolidor, você provavelmente se encantou com o jornalista Ben Urich, uma das poucas pessoas da Cozinha do Inferno que não se venderam ao Rei do Crime e que buscava usar a imprensa como meio de denunciar os crimes da cidade.

Nos quadrinhos, Ben também se meteu em diversas enrascadas, chegando a ser empalado pela Elektra quando investigava o Rei do Crime. Mas, ao contrário de sua versão na série, ele ainda continua vivo e participou de grandes eventos nos quadrinhos como Guerra Civil.

Imagem de capa do item

Cat Grant

Enquanto que na série Supergirl, a jornalista Cat Grant era a “Rainha de todas as mídias”, tendo um império de comunicações aos seus pés e sendo uma personagem bastante importante na construção da heroína, nos quadrinhos Cat é um pouco diferente.

Apesar de ainda ser uma jornalista, Cat trabalha junto de Clark no Planeta Diário, sendo bastante amiga dele - os dois, inclusive, já tiveram um rápido romance. A sedução e o carisma são suas principais armas na hora de conseguir as informações que precisa para suas reportagens.

Imagem de capa do item

J. Jonah Jameson

“Quero fotos do Homem-Aranha na minha mesa!” Sim, não tem como fazer uma lista sobre jornalistas no mundo dos quadrinhos e deixar de fora John Jonah Jameson o dono e editor-chefe do Clarim Diário, responsável por exigir cada vez mais fotos do Cabeça de Teia para o Peter Parker.

Mas mais do que o antagonismo indireto - e os surtos de raiva - que ele proporciona para o Homem-Aranha, J. Jonah Jameson, utilizava tudo que tinha para poder denunciar as ações do crime organizado, não se acovardado nem mesmo quando o Rei do Crime mandou matarem ele.

Imagem de capa do item

Supergirl

Apesar de não se envolver diretamente com o jornalismo nos quadrinhos, Kara Zor-El do Arrowverse escolheu ter a mesma profissão do seu primo e tentar uma carreira como repórter, ao menos quando não está como Supergirl, lutando contra aliens e outras ameaças à Terra.

Kara Danvers, como é conhecida por seus colegas de trabalho, deixa de ser a assistente de Cat Grant e, inspirada tanto por Clark Kent como por sua chefe e mentora, escolhe o jornalismo e passa escrever reportagens que visam inspirar as pessoas e - principalmente - informar de maneira correta sobre os eventos envolvendo extraterrestres.

Imagem de capa do item

Vênus

Até mesmo uma Deusa pode tentar ganhar a vida na Terra através do jornalismo, ao mesmo esse é o caso de Afrodite, também conhecida como Vênus, personagem criada por Stan Lee e Lin Streeter que apareceu pela primeira vez nos quadrinhos na década de 50.

Depois de chegar até a Terra e descobrir que não possuía mais todos os seus poderes divinos, ela acaba sendo encontrada pelo dono de uma revista de beleza e se torna uma repórter que, em pouco tempo, se tornou editora chefe.

Sendo uma Deusa do amor e da beleza, o trabalho foi algo bem tranquilo para Vênus, mas é claro que seu charme e habilidade de sedução e seus poderes - e contatos - divinos ajudaram a Deusa em sua carreira.

Imagem de capa do item

April O’Neil

Fugindo um pouco da Marvel e da DC, temos April O’Neil, uma personagem que faz parte do universo das Tartarugas Ninjas, quadrinhos criados pela editora Mirage Studios.

Apesar de que em sua primeira aparição, April fosse uma programadora de computadores, sua versão na animação a transformou na jornalista de macacão amarelo que conhecemos bem, sendo considerada uma repórter com muita força de vontade. Recentemente quem deu vida à personagem nos cinemas foi Megan Fox.

Imagem de capa do item

Edward Brock

Antes de se envolver com a criatura alienígena e se transformar no violento super-vilão conhecido como Venom, Edward Brock era apenas um jornalista tentando ganhar a vida no Clarim Diário.

Inclusive, é importante lembrar que a razão do ódio de Edward pelo Homem-Aranha é uma reportagem feita pelo rapaz. Brock havia escrito uma biografia sobre um super-vilão, conquistando bastante fama por causa desse trabalho, mas tudo mudou quando o Aranha derrotou o inimigo e provou que tudo que o jornalista havia escrito não passava de fantasias de um doente mental, ridicularizando ele perante toda a imprensa e acabando com sua glória.

Imagem de capa do item

Iris West

Tanto nos quadrinhos como em The Flash, Iris West é uma excelente jornalista, fotojornalista e investigadora, sendo reconhecida pela sua força de vontade, determinação e empenho para conseguir suas reportagens.

Nos quadrinhos seu começo de carreira aconteceu em Gotham na Gazeta de Gotham, onde ela conheceu Barry Allen. Pouco tempo depois ela se mudou para Central City onde continuou a trabalhar como jornalista e acabou se envolvendo com o herói.

Imagem de capa do item

Superman

Talvez esse seja o jornalista mais conhecido da lista. Quando não está salvando Metrópolis e o mundo, o poderoso Homem de Aço está correndo atrás de fonte para suas reportagens e lutando para entregar suas matérias antes do fechamento da edição.

Quando o Multiverso começou a ser explorado pela DC, descobrimos que Clark Kent da Terra 2 conseguiu se tornar editor-chefe do Estrela Diária, o jornal daquela realidade, enquanto que o Clark da Terra 1 continuou apenas com um dos jornalistas do famoso Planeta Diário.

Imagem de capa do item

Lois Lane

Quando se trata de salvar a Terra e ser um super-herói, Clark Kent pode até ser o melhor, mas no jornalismo não tem como ele vencer a Lois Lane, que é simplesmente a melhor repórter do Planeta Diário.

Filha de um general do exército, a repórter é capaz de se virar sozinha na maioria dos casos que encontra, o que garantiu que ela se tornasse reconhecida mundialmente como a excelente jornalista que é.