10 personagens dos quadrinhos cujos pais são divindades!

Capa da Publicação

10 personagens dos quadrinhos cujos pais são divindades!

Por Gus Fiaux

A religião e a divindade sempre foram elementos peculiares nas HQs, inseridos aos poucos ao longo das décadas. Na Marvel e na DC Comics, passamos a conhecer uma série de personagens de origem divina, sendo deuses, semideuses ou apenas fiéis em suas espiritualidades. Contudo, há também quem se relaciona com tudo isso.

Nesta lista, reunimos os 10 personagens mais importantes das duas editoras, que são filhos de divindades. Eles mesmos podem ser considerados deuses, mas quem importa aqui são seus pais e mães, que adquiriram um status inalcançável. Para isso, estamos considerando tanto “deuses do mundo real” – como Zeus ou Odin – como também algumas divindades fictícias.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Hércules

Começamos esta lista com um dos nomes mais óbvios que vem a nossa cabeça: Hércules, o filho de Zeus. O semideus grego está presente em várias narrativas mitológicas e fictícias, e temos aqui em destaque sua presença na Marvel Comics, onde ele surgiu originalmente como um rival do Thor, o Deus do Trovão.

Hércules teve várias histórias atreladas à sua origem na mitologia greco-romana, e já lutou com divindades e semidivindades de outras mitologias, enquanto provava-se digno do título de Leão do Olimpo. Em suas viagens, ele se tornou um ser humano mais humilde e compassivo, ao mesmo tempo em que seu heroísmo ficou mais altruísta e genuíno.

Imagem de capa do item

Hellstorm

Engana-se quem acha que todas as divindades são boas. Aqui, temos Daimon Hellstrom, conhecido pelo codinome Hellstorm. E ele não é chamado de Filho de Satã à toa. Ele é filho de Marduk Kurios, uma das principais entidades demoníacas e Lordes do Inferno da Marvel, costumeiramente descrito como a personificação do Diabo.

Inicialmente, Hellstorm foi fruto do relacionamento de Satã com uma humana, apenas para servir como receptáculo do pai na Terra. Eventualmente, Daimon se libertou deste domínio e se tornou quase um super-herói, auxiliando diversos benfeitores a derrotarem o reinado de trevas de Marduk. O mesmo, no entanto, não pode ser dito sobre sua irmã, Satana, que foi totalmente corrompida por sua linhagem profana.

Imagem de capa do item

Ravena

Assim como Hellstorm, a integrante mais sombria dos Jovens Titãs, conhecida como Ravena, também teve sua origem graças a um grande demônio interdimensional disposto a tudo para governar a Terra, inclusive depositar uma semente nela pelo qual poderia entrar e destruir o mundo à sua vontade. Nesse caso, o nome do demônio é Trigon.

Ravena teve de lutar duramente para conseguir se salvar de sua origem maligna, e tenta constantemente manter seu lado sombrio contido, ainda que isso seja o que mais dá força aos seus poderes e habilidades. Certa vez, ela confrontou seu pai cara-a-cara, se sacrificando para impedi-lo de dominá-la, e renascendo logo em seguida, livre de seu domínio.

Imagem de capa do item

Senhor Milagre

Os Novos Deuses têm uma das histórias mais complexas e trágicas dos quadrinhos, e com sorte, isso será bem transportado aos cinemas. Nesse caso, o Senhor Milagre foi alvo de uma grande barganha entre o Pai Celestial de Nova Gênese e o Darkseid de Apokolips. A partir daí, ele foi criado nos infernais orfanatos da Vovó Bondade.

Com diversas habilidades, desde a imortalidade até a capacidade de fugir de qualquer prisão, o herói - alter-ego de Scott Free - se tornou um dos maiores representantes do Quarto Mundo. Ele infelizmente não acabou tendo uma relação muito longa com seu pai, mas sabe ser um herdeiro digno e certamente merece o posto de divindade.

Imagem de capa do item

Hela

Na mitologia nórdica, vários personagens são filhos de outras divindades. Uma dessas figuras é Hela, a deusa do submundo dos mortos, e que comanda legiões de guerreiros caídos em mortes desonrosas. Ela é filha de ninguém menos que Loki, o Deus da Trapaça e filho adotivo de Odin. Durante muito tempo, Hela foi parceira de seu pai, ainda que saiba que não pode confiar em sua língua traiçoeira.

Ela é uma figura de moralidade bem ambígua, e que já lutou contra e a favor dos heróis e de Asgard, conforme isso a beneficia. Nos cinemas, a personagem passou por uma grande modificação, e se tornou filha primogênita de Odin - o que, querendo ou não, não lhe arranca o posto de prole de um deus.

Imagem de capa do item

Noturno

Embora sua parente mais conhecida seja sua mãe, a vilã Mística, o Noturno também é filho de uma divindade do submundo: o maléfico Azazel, que é um mutante-demônio, de uma raça ancestral e que precede a existência da humanidade. Por conta disso, ele ganhou a pele azul de sua mãe, mas a aparência diabólica e os poderes de teletransporte de seu pai.

Apesar de possuir duas figuras tão más como pais, ele se tornou o completo oposto disso, e é um católico fervoroso que salva o mundo nas horas vagas, ao lado de seus amigos, os X-Men. Criado em um circo após ter sido deixado para morrer, ele superou todas as adversidades para se transformar em um herói único e exemplar.

Imagem de capa do item

Hellboy

Anung Un Rama é seu nome. Mas você o conhece melhor como Hellboy. Ele pode parecer um diabão, mas é um dos heróis mais bravos e honrados da Terra, lutando ao lado do B.P.R.D. para salvar o mundo de ameaças sobrenaturais e paranormais. Contudo, sua origem é bem mais sombria que sua aparência, já que ele é filho de uma bruxa com o demônio Azzael.

Azzael, o principal duque do inferno, conquistou a bruxa em seu leito de morte e fez com que ela parisse seu filho diabólico, que seria um herdeiro para o futuro de caos e danação. Ao ver seu pai ser derrotado, a criança foi invocada para a Terra no meio da Segunda Guerra Mundial, por um místico com a ajuda de nazistas. Desde então, ele se livrou de sua linhagem e seus captores, para se tornar um verdadeiro herói.

Imagem de capa do item

Darkseid

Já falamos dos Novos Deuses anteriormente, e aqui temos mais um exemplo, dessa vez do lado cruel e mal da moeda. Darkseid, o poderoso titã de Apokolips, ensandecido em sua contínua busca pela Equação Anti-Vida é, na verdade, o Príncipe Uxas, que por sua vez, é filho do rei Yuga Khan com a rainha Heggra.

Tendo conseguido os poderes da Força Ômega quando jovem, ele logo se tornou o governante de seu planeta infernal, trazendo caos para todo o universo, até mesmo para a Terra e seus heróis. Nos cinemas, sabemos que ele é uma força motriz por trás das ações do Lobo da Estepe e das Caixas Maternas, mas ainda não o vimos em carne e osso (e CGI).

Imagem de capa do item

Thor

Embora ele próprio seja considerado o Deus do Trovão, Thor não deixa de ser filho de divindades ainda mais poderosas: Odin, o Pai-de-Todos da mitologia nórdica, e Gaia, a manifestação personificada da própria natureza. Ele ocupa um dos postos mais elevados no panteão dos deuses nórdicos.

Ainda que tenha crescido como um jovem imaturo e arrogante, Thor Odinson acabou ganhando responsabilidade com o passar dos anos, se tornando um homem justo e honrado. Ele já governou a própria Asgard, e é sempre muito fiel ao seu povo, mesmo que isso signifique bater de frente com seu próprio pai, que por sua vez, apesar de muito poderoso, é também muito indômito.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Finalizando esta lista, chegamos à maior heroína das histórias em quadrinhos: Diana Prince, também conhecida pelo título de Mulher-Maravilha. Ela teve várias origens, que sempre foram mudadas através de retcons e reboots. Mas em uma das linhas alternativas da DC Comics, conhecida como Novos 52, ela ganhou sua origem definitiva, como filha de Zeus.

Além de seu pai ser o grande deus da mitologia greco-romana, ela também recebeu seus poderes e habilidades graças às mais diversas divindades, como Afrodite, Ártemis, Atena, Hermes, Deméter e Héstia. Cheia de poder e bondade em seu coração, ela partiu da ilha secreta de Temíscira e foi para o mundo dos homens, salvá-los da destruição iminente, seja sozinha ou ao lado de seus companheiros da Liga da Justiça.