10 personagens do universo de filmes da Marvel que podem retornar como vilões!
10 personagens do universo de filmes da Marvel que podem retornar como vilões!
Explorando possibilidades!
Depois de tantos anos e tantos filmes no universo cinematográfico da Marvel (UCM), muitos personagens apareceram, marcaram e/ou ficaram. E essa regra não se aplica apenas aos mocinhos e coadjuvantes, mas principalmente aos vilões também.
E há ainda aqueles que são candidatos a vilões num futuro próximo. Afinal, o UCM está cheio de personagens que aparecem brevemente ou são apenas citados em algum cantinho da galáxia, deixando, assim, aquela ponta solta que pode ser explorada, ou não.
Então, reunimos aqui 10 personagens que já desempenharam algum papel antes, por mínimo que seja, e que podem eventualmente, retornar como grandes vilões da franquia.
Antes de prosseguir, porém, vale ressaltar que aqui falaremos de personagens que já apareceram e/ou foram mencionados nos filmes apenas. Isso significa que as séries de TV ficarão de fora desta lista, pelo menos nesta primeira parte. Certo?
Então vamos ao que interessa!
Abominável
Depois de aparecer em “O Incrível Hulk” como Emil Blonsky, o ator Tim Roth já expressou em entrevistas por aí que gostaria de retornar ao universo cinematográfico da Marvel na pele do vilão em questão.
Vale considerá-lo aqui na lista, já que o filme é canônico, mesmo tendo tido o problema de troca de atores no papel principal – Edward Norton era o Bruce Banner / Hulk nesse filme, mas, nos longas seguintes, quem assumiu o manto foi Mark Ruffalo, e assim permanece até os dias de hoje.
No filme, Blonsky é derrotado após se transformar no Abominável e acredita-se que ele está encarcerado. Quem sabe a Marvel Studios não o traz de volta, assim como fez com o General Thunderbolt Ross?
Colecionador
Esse personagem, interpretado por Benicio del Toro apareceu, pela primeira vez, em Thor: Mundo Sombrio e, depois, no primeiro Guardiões da Galáxia. Entregou momentos cheios de easter eggs para deleites dos fãs, e claro, algumas informações soltas, mas precisas, sobre as Joias do Infinito.
Ele sempre trouxe um clima vilanesco em suas aparições e, quem lê os quadrinhos, sabe que ele é na verdade um dos Anciões do Universo, que são criaturas poderosíssimas e, como o próprio nome diz, antiquíssimas do universo da Marvel.
Ele aparece brevemente em Vingadores: Guerra Infinita, em uma projeção criada por Thanos quando os heróis visitam o planeta Knowhere para deter o Titã Louco de conseguir uma das Joias do Infinito que estava em posse do Colecionador. Então, por ter sido apenas parte de uma encenação, não sabemos o que de fato aconteceu com ele.
Existem até mesmo teorias de que ele e outro dos Anciões, o Grão-Mestre, é que estão por trás de tudo, como os grandes vilões da jogada, manipulando Thanos para que o Titã Louco faça todo o trabalho sujo. Será que isso é verdade?
Grão-Mestre
Por falar em Anciões do Universo, vale citar também o Grão-Mestre, irmão do Colecionador. O personagem de Jeff Goldblum apareceu recentemente no UCM, tendo estreado em Thor: Ragnarok.
O Grão-Mestre foi um dos antagonistas na primeira parte do filme, mas não necessariamente um vilão. E então, após toda a fuga e confusão em Sakaar, sabemos que ele ainda está lá, a mercê dos sobreviventes do planeta.
Dada a sua origem, ele não deve ter problemas em conseguir se esquivar e triunfar novamente. E pode retornar como um verdadeiro vilão para os Vingadores, além de se vingar de Thor, Loki, Valquíria e Hulk.
Barão Mordo
Barão Karl Amadeus Mordo, personagem interpretado por Chiwetel Ejiofor, aparece pela primeira vez em Doutor Estranho, como havia de ser. Mas, surpreendentemente, ele é aliado do feiticeiro supremo até o final do filme.
No término do longa, é mostrado que os dois claramente não compartilham uma visão parecida e, portanto, seguem caminhos diferentes. A cena pós-créditos ainda dá a entender que Mordo poderá ter um papel relevante no futuro do UCM, apesar de um novo filme do Doutor Estranho não ter sido cogitado, ainda.
De toda forma, o personagem tem muito potencial para trazer problemas para o grupo de heróis futuramente e, um reencontro de Stephen Strange e Mordo, desta vez em lados opostos do tabuleiro, seria deveras interessante!
Escorpião
Esse é praticamente uma questão de quando e não de como vai aparecer. Afinal, Homem-Aranha: De Volta ao Lar não apresentou apenas o Abutre (Michael Keaton) e o Shocker (Bokeem Woodbine), mas também o Escorpião. O vilão em questão aparece em cenas muito breves do filme, interpretado por Michael Mando.
Primeiro o vilão (também conhecido pela alcunha de Mac Gargan) aparece em uma balsa, tentando vender equipamento alienígena e, depois de ter sido capturado pelas autoridades, obviamente ressurge no final do filme, na prisão.
Apesar de não o vermos fantasiado em nenhum momento como o Escorpião, o que entrega que ele poderá assumir essa identidade em algum momento, é entregue por um detalhe que poucos percebem: a tatuagem do animal em seu pescoço.
Agora resta esperar para ver quando ele virará o icônico vilão do Homem-Aranha.
I.M.A.
A I.M.A., sigla em português de Ideias Mecânicas Avançadas (ou em inglês como A.I.M., que significa Advanced Idea Mechanics), apareceu pela primeira vez em Homem de Ferro 3. A organização em questão era liderada por Aldrich Killian e deu algum trabalho para Tony Stark ao longo do filme.
Desde o desfecho de Killian, porém, nada mais é dito sobre a I.M.A. Isso não impede, o grupo de reaparecer em outro momento, afinal, a organização é um grupo poderoso e importante do mundo do crime nos quadrinhos da Marvel. Além disso, o time de super-cientistas não possui um líder específico, então eles podem sempre retornar.
Mandarim
E, já que que estamos falando de Aldrich Killian (interpretado por Guy Pearce), vamos falar do Mandarim também. Em Homem de Ferro 3, o vilão aparece como fundador e diretor executivo da I.M.A., desenvolvendo o Extremis, que foi aplicado em um grupo de super soldados sob seu comando.
Killian usou uma espécie de farsante para disfarçar suas atividades ilegais, contratando um ator para se passar pelo Mandarim. Porém, o verdadeiro Mandarim, isto é, Killian, é quem era o líder da organização terrorista internacional 10 Anéis... Ou assim ele fez todos pensarem.
Acontece que nem o ator britânico (interpretado por Ben Kingsley) e nem Killian eram o verdadeiro Mandarim. A identidade desta figura permanece um mistério ainda hoje, então, chutaria que esse caso é também mais uma questão de quando do que como ele vai ressurgir como vilão no universo cinematográfico da Marvel.
Caveira Vermelha
Depois de ter sido o vilão de Capitão América: O Primeiro Vingador, o Caveira Vermelha (interpretado por Hugo Weaving e depois por Ross Marquand) simplesmente desapareceu ao final do filme e muitos questionavam o que havia acontecido a ele. Teria sido transportado? Teria morrido de vez?
As respostas só chegaram em Vingadores: Guerra Infinita, quando reencontramos o Caveira Vermelha em Vormir. Ele foi, de fato, teletransportado para o planeta em questão e lá, se tornou o guardião do local onde repousa a Joia da Alma. Ele conta que foi condenado a essa maldição e aceitou seu destino. Mas será mesmo?
Ele pode muito bem se rebelar após o estalar de dedos de Thanos e retornar para a Terra, ressurgindo posteriormente como um grande vilão.
Hulk Vermelho
Nos quadrinhos, Thaddeus “Thunderbolt” Ross (William Hurt), um ex-tenente-general do exército dos Estados Unidos, também passa por alguns testes com o soro de super-soldado que utiliza raios gama. Em determinado momento, ele se transforma no Hulk Vermelho, uma versão ainda mais violenta do Hulk que conhecemos.
No atual UCM, ele virou Secretário de Estado dos Estados Unidos e teve um papel importante em todos os filmes que apareceu, inclusive no arco do Acordo de Sokovia, que pretendia controlar as ações dos Vingadores.
Ele também apareceu em Vingadores: Guerra Civil, mesmo que brevemente e, por conta da urgência da situação internacional (galáctica na realidade), foi deixado momentaneamente de lado e seu destino permanece incerto após o estalar de dedos de Thanos.
De toda forma, acredita-se que ele ainda irá retornar, e isso deverá acarretar em um grande problema para os heróis. Não apenas porque suas ordens foram desacatadas e muitos dos Vingadores foragidos continuam livres; mas especialmente porque ele ainda pode ter questões a resolver com Bruce Banner, dado o relacionamento dos dois.
Com um cargo político e militar tão importante e uma promessa de assumir o manto de Hulk Vermelho, Ross é um forte candidato a vilão no futuro da franquia.
Magus
Adam Warlock foi criado em Guardiões da Galáxia: Volume 2 por Ayesha, a Alta Sacerdotisa d’Os Soberanos. Ela o criou para que derrotasse os Guardiões da Galáxia e assim, conseguisse se vingar pela afronta do grupo de heróis intergalácticos. Porém, nos quadrinhos, o personagem é um dos membros do time, além de portador da Joia da Alma.
A questão é que, com a criação de Adam Warlock, o ser perfeito, uma contraparte dele também pode aparece junto, ou futuramente: Magus. O personagem é gerado a partir dos conflitos internos de sua versão original, o que acabou enlouquecendo-o, resultando no nascimento de uma parte maligna.
Ainda não vimos a estreia de Warlock nos filmes, apesar de seu casulo de criação ter sido mostrado e seu nome citado.
Se o Adam Warlock dos filmes seguir a linha dos quadrinhos e acabar se juntando aos Guardiões da Galáxia, sua contraparte, Magus, seria mais do que bem-vindo como uma ameaça intergaláctica para o grupo.