10 personagens do Universo Cinematográfico da Marvel que tiveram seu potencial desperdiçado!
10 personagens do Universo Cinematográfico da Marvel que tiveram seu potencial desperdiçado!
Embora seja muito elogiado pelas adaptações dos quadrinhos, o Universo Cinematográfico da Marvel já deu alguns deslizes ao trazer todo o potencial das HQs para o cinema. Certos heróis e vilões tiveram sua importância e história diminuídos no cinema, seja através de histórias não muito boas, mortes desnecessárias ou decisões comerciais duvidosas… e aqui conferimos dez personagens mais desperdiçados no cinema!
Líder
Apresentado em O Incrível Hulk, temos uma história de origem bem interessante para o Líder, que é um dos inimigos mais importantes do Gigante Esmeralda. Contudo, em momento algum vemos Samuel Sterns após a transformação no personagem.
Embora isso ainda possa mudar no futuro - o que é improvável, devido à questões comerciais que serão discutidas depois -, é triste ver um personagem sendo apresentado de uma forma tão curiosa apenas para vê-lo ser "colocado na geladeira" por anos.
Caveira Vermelha
O grande vilão de Capitão América: O Primeiro Vingador ainda pode retornar no futuro, o que faz com que ele não esteja no topo dessa lista. Ainda assim, mesmo considerando sua breve aparição no primeiro filme do Sentinela da Liberdade, é meio desapontador saber que o personagem foi também colocado de lado com tão pouco tempo.
Nos quadrinhos, o Caveira Vermelha é a antítese de tudo que o Capitão América representa. No filme do herói, ele serve como um bom vilão, mas não chega aos pés de ser cruel e visceral como nas HQs. Ainda assim, caso retorne em um futuro próximo ou não, o personagem pode ser mais bem desenvolvido e abraçar todo seu potencial.
Barão Strucker
Agora, passando para outro grande líder da HIDRA que foi morto cedo demais, podemos lembrar do Barão Strucker, apresentado na cena pós-créditos de Capitão América: O Soldado Invernal e depois, mais "desenvolvido" em Vingadores: Era de Ultron.
No filme da equipe, o vilão aparece pouco em cena, não sendo suficiente para criar o grande senso de ameaça que ele representa nos quadrinhos. Além disso, seus poderes e habilidades foram aparentemente deixados de lado em prol de uma versão mais "realista". E antes mesmo da metade do filme, ele é assassinado por Ultron apenas como forma de "mandar uma mensagem" aos Vingadores.
Ossos Cruzados
Quando Brock Rumlow aparece pela primeira vez, em Capitão América: O Soldado Invernal, temos uma espécie de "história de origem" do vilão. Ao final, o vemos ser dilacerado pela queda de um aeroporta-aviões. Anos depois, o personagem volta em Capitão América: Guerra Civil e, dessa vez, infelizmente, a participação do personagem é bem mais limitada do que deveria ser.
Aqui, vemos o Ossos Cruzados apenas como um vilão banal que serve a um único propósito narrativo da história. Isso diminui o potencial do personagem que, nos quadrinhos, foi responsável pela trágica morte do Sentinela da Liberdade.
Ronan
Interpretado por Lee Pace em Guardiões da Galáxia, Ronan, o Acusador é um grande vilão do Universo Marvel dos quadrinhos, mas cuja história acaba criando uma série de repercussões, ao ponto do personagem virar um grande general do povo Kree, servindo mais como um anti-herói do que como vilão.
No cinema, ele é retratado de uma forma bem interessante, quase como um fanático religioso. Contudo, o personagem é desenvolvido de forma muito unidimensional e, ao final do filme, é morto sem deixar pistas de um retorno melhor no futuro.
Graviton
O único personagem de Agents of S.H.I.E.L.D. na lista, Graviton já foi confirmado para retornar no novo arco da quarta temporada. Contudo, ainda assim, o personagem não está sendo aproveitado da forma que deveria. Nos quadrinhos, os poderes do vilão tornam ele uma ameaça perigosa até mesmo para os Vingadores unidos.
Aqui, no entanto, vimos apenas sua história de origem. Porém, o fato de ele estar em S.H.I.E.L.D. mostra o como o personagem ficará restrito demais nesse núcleo do MCU e não será levado ao cinema.
Mercúrio
Quando Mercúrio aparece pela primeira vez em Capitão América: O Soldado Invernal, muitos fãs ficaram ansiosos para vê-lo em Vingadores: Era de Ultron e ver como seria a dinâmica do personagem com sua irmã, a Feiticeira Escarlate. Porém, o resultado final acabou sendo um pouco decepcionante.
O herói velocista foi desenvolvido de uma forma muito diferente dos quadrinhos, sem ter o menor traço do Pietro egoísta, arrogante e impaciente do impresso. Além disso, seus poderes foram bem diminuídos para a versão cinematográfica. Por fim, o personagem se sacrificou e acabou morrendo alvejado por Ultron, em uma cena muito controversa do filme.
Malekith
Nos quadrinhos, o elfo negro Malekith é um dos vilões mais interessantes do Thor. Um mago perverso, ele é o líder de seu povo e conduz exércitos em prol de seus propósitos diabólicos. Isso gerou um grande interesse dos fãs, ainda mais quando o ator Christopher Eccleston foi anunciado no papel.
Contudo, a versão cinematográfica do personagem se provou um grande desapontamento. Além de não ter nada referente à magia, o vilão se tornou apenas um ser unidimensional movido pela trama das Joias do Infinito, como uma "escadinha" para a trama central de Thanos. E assim como boa parte dos outros da lista, já está morto.
Odin
Embora este esteja vivo, Odin é um personagem que sempre será criticado ao ser comparado com sua versão nos quadrinhos. Lá, o Pai Supremo é uma das entidades mais poderosas do Universo Marvel, enfrentando seres como Galactus sem pestanejar.
Porém, nos cinemas, o personagem, apesar de poderoso, não chega nem aos pés de sua contraparte das HQs. Em momento algum ele demonstra capacidade de combater seres imponentes e, embora seja interpretado por ninguém menos que Anthony Hopkins, aparece pouco demais para ser desenvolvido da forma que deveria.
Hulk
Você deve estar se perguntando como um personagem famoso e importante no MCU como o Incrível Hulk teria seu potencial desperdiçado nos cinemas. E a resposta tem a ver com questões de direitos de adaptação e marketing. Como eles são compartilhados entre a Marvel Studios e a Universal, a Disney prefere não fazer filmes próprios do Gigante Esmeralda para não ter de se preocupar com os lucros compartilhados.
Contudo, isso acaba deixando o personagem como uma sombra de outros heróis e equipes. Até agora, não vimos grande desenvolvimento de personagem do herói em Os Vingadores e sua continuação, e um de seus arcos mais famosos das HQs, Planeta Hulk, parece estar sendo mutilado para se encaixar na trama de Thor: Ragnarök. Caso tivesse seu próprio espaço, o peso-pesado poderia ser um astro central forte para o estúdio e o Universo Cinematográfico da Marvel.