10 personagens de Harry Potter que foram mal-adaptados nos filmes!

Capa da Publicação

10 personagens de Harry Potter que foram mal-adaptados nos filmes!

Por Gus Fiaux

Uma das franquias literárias mais consagradas da história, Harry Potter fez um estrondoso sucesso nos cinemas, com oito filmes e uma nova franquia de spin-offs. Contudo, por conta do tempo de duração e de decisões narrativas, alguns personagens foram bem modificados nos cinemas.

Nesta lista, reunimos dez bruxos (e talvez alguns trouxas) desse universo que foram mal-adaptados nos filmes, seja na saga do Menino que Sobreviveu ou até mesmo na recém-criada franquia Animais Fantásticos. Não são personagens que foram necessariamente mal representados, mas que tiveram sua história dos livros bem modificada, de forma negativa.

Créditos: Warner Bros.
Imagem de capa do item

Neville Longbottom

Embora ainda seja um personagem extremamente adorável e importante da franquia nos cinemas, Neville Longbottom abre esta lista por ter perdido um dos elementos mais cruciais para sua construção nos filmes: a história de seus pais e como ele poderia ter sido o "Menino Que Sobreviveu". A partir do livro de A Ordem da Fênix conhecemos mais do passado do jovem atrapalhado.

Nisso, Harry passa a saber sobre seus pais, que foram torturados em uma investida dos Comensais da Morte, por desafiarem Voldemort. Há uma cena muito tocante nos livros, onde Harry, Rony e Hermione encontram os pais do bruxo em um hospital mágico e isso acrescentaria muito mais ao personagem, apesar dele já ter sido representado de uma forma minimamente decente.

Imagem de capa do item

Gerardo Grindelwald

Este item pode ser um tanto quanto controverso com alguns fãs, mas a maior parte dos leitores concorda que a escolha de Johnny Depp para interpretar Gerardo Grindelwald nas telas foi uma decisão bem equivocada por parte do estúdio. Polêmicas pessoais à parte, o ator já mostrou que tem um leque de atuação bem limitado e que seus personagens se resumem, basicamente, a trejeitos caricatos e maquiagem pesada.

E infelizmente, do pouco que vimos dele em Animais Fantásticos e Onde Habitam, ele fará exatamente o mesmo tipo de papel na franquia. Isso sem contar a grande violação de cronologia que foi a gritante mudança no visual do personagem, em relação às suas versões jovem e idosa que já deram as caras no cinema em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2. Com sorte, ele ainda pode nos provar errados e fazer um ótimo bruxo das trevas.

Imagem de capa do item

Gui Weasley

Primogênito da Família Weasley, o simpático Gui foi introduzido bem tardiamente na série. Já tínhamos um conhecimento do personagem desde O Cálice de Fogo, quando ele aparece para a Copa Mundial de Quadribol. Ali, descobrimos um rapaz risonho, rebelde e com um espírito vivaz. Porém, os filmes nos entregaram algo bem diferente disso, com um personagem tão certinho que poderia facilmente se passar por Percy.

Além disso, os filmes deixaram de lado uma trama essencial para a construção do personagem: o ataque de Fenrir Greyback, que por pouco não o transformou em um lobisomem. Além disso ser deixado de lado e prejudicar o próprio personagem, acabou interferindo negativamente na construção de outra bruxa: Fleur Delacour, com quem ele casa e cria alguns atritos com a Sra. Weasley.

Imagem de capa do item

Remo Lupin

Qualquer pessoa que tenha assistido Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban sabe que Remo Lupin é um dos melhores professores que já lecionou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Até aí, ele é muito bem representado. Infelizmente, ficamos sabendo pouco de seu passado, já que toda a subtrama dos Marotos acabou sendo removida do filme, ainda que todo seu lado lupino tenha sido mantido.

Porém, a partir dos outros filmes em que ele aparece - de Ordem da Fênix até Relíquias da Morte - Parte 2 - o personagem perdeu todo seu significado. Muito de sua personalidade foi descartada e sua trama central acabou sendo deixada de lado, o que é uma pena, uma vez que ele tem todo um arco dramático no que diz respeito ao nascimento de seu filho, Ted Lupin e alguns desentendimentos com Harry.

Imagem de capa do item

Ninfadora Tonks

E se Lupin foi prejudicado pela adaptação, algo ainda pior foi feito com sua esposa, Tonks. A personagem, que aparece de forma bem fiel em Ordem da Fênix, também acabou sendo deixada de lado nas continuações e perdeu um momento bem especial com Harry em Enigma do Príncipe, uma vez que a cena que seria protagonizada por ela acabou sendo estrelada por Luna Lovegood.

Apesar de ser uma personagem bem secundária, Tonks teve um arco bem interessante na saga de livros, tornando-a uma bruxa extremamente fascinante e querida pelos fãs. É uma pena que seu relacionamento com Lupin não tenha saído do campo implícito e não tenhamos conhecido seus pais e nem as tramas envolvendo sua mudança física e seu patrono alterado.

Imagem de capa do item

Petúnia Dursley

À primeira vista, a tia trouxa de Harry Potter pode ser encarada como uma personagem desprezível e cruel. E embora ela realmente seja isso nos livros, há muito mais por baixo da superfície. Apesar de não parecer, Petúnia realmente se importa com Harry e não deixava de amar sua irmã, por mais que fosse totalmente preconceituosa com o mundo bruxo - um preconceito, na verdade, nascido da inveja.

Em A Ordem da Fênix e, principalmente, Relíquias da Morte, somos apresentados a um lado muito mais humano de Petúnia. Ela não deixa de ter sido uma pessoa horrível, mas é mais fácil para o público sentir empatia e até mesmo compaixão por sua história. Nos cinemas, sua representação sempre foi caricata, e mesmo sua cena mais dramática - a despedida em Relíquias da Morte - Parte 1 - foi mutilada no corte final do filme.

Imagem de capa do item

Dobby

Sei que estarei atraindo o ódio de muitos fãs nesse momento. Mas uma coisa precisa ser dita: o Dobby dos filmes é um personagem muito sem graça. E não porque ele não é legal ou não tem potencial. Ele é sem graça por não ter tido o mínimo de desenvolvimento que vimos nos livros. No cinema, ele aparece apenas em dois filmes, quando nos livros, ele está presente em toda a série exceto o primeiro e o terceiro livro.

Não conhecemos o Elfo Doméstico após sua libertação em A Câmara Secreta. Não vemos ele trabalhando em Hogwarts e incitando uma verdadeira revolução entre os membros de sua raça. Ele é um personagem que some durante toda a franquia e volta apenas no penúltimo filme, para protagonizar um momento ex-machina extremamente forçado e que só serviu para fazer os fãs saudosistas chorarem.

Imagem de capa do item

Ariana Dumbledore

E se a falta de participação de Dobby é um problema grave, nem sequer podemos começar a definir a presença de Ariana Dumbledore no filme. Irmã mais nova de Alvo, ela teve uma história muito triste. Desde cedo, após o ataque de um grupo de meninos trouxas, seus poderes se manifestaram de forma cruel, assassinando sua mãe Kendra e irrompendo em surtos de raiva.

Ela foi a principal razão pela qual Alvo precisou largar seus sonhos para cuidar da família e sua morte foi um ponto de virada essencial na vida do genial bruxo e de seu irmão, Aberforth. Nos cinemas, ela apenas é vista como um quadro, sem nem mesmo ter uma explicação profunda. Com sorte, os fãs acreditam que ela seja um Obsucurus e isso talvez possa ser aprofundado nos próximos filmes da franquia Animais Fantásticos.

Imagem de capa do item

Tom Riddle

Eu sei, eu sei. Você deve ter visto Lord Voldemort na capa da lista e já veio pronto para xingar com paus e pedras. E embora o vilão em si não seja um personagem ruim, sua construção nos cinemas foi muito problemática, especialmente no que se refere aos seus anos como Tom Servolo Riddle. Em Enigma do Príncipe, o personagem tem um desenvolvimento importantíssimo através das lembranças vistas por Harry na Penseira.

Entretanto, na adaptação cinematográfica do livro, toda sua história foi decepada, restando apenas alguns momentos que o pintaram como um personagem puramente frio e calculista. Faltou mostrar ao público os motivos que transformaram Riddle em Voldemort e especialmente a história de sua mãe, Mérope e sua família. Da forma como foi construído nos cinemas, Voldemort é um vilão muito mais unidimensional do que o descrito por J.K. Rowling.

Imagem de capa do item

Gina Weasley

Por fim, resta falar da personagem mais arruinada nos cinemas. Caçula da Família Weasley, a jovem Gina é uma personagem que tem um amadurecimento muito grande na franquia. Ela começa como uma menina bobinha apaixonada por Harry, mas com o passar dos anos demonstra uma perseverança e uma altivez impressionantes e inspiradoras, sendo uma das melhores alunas da Grifinória.

Gina é popular, inteligente, esperta, amável, tem grandes habilidades no Quadribol e, nos filmes, ela é apenas... chata. Nada da personagem cria interesse no público e é fácil compreender a quantidade de fãs dos filmes que a desprezam. Infelizmente, detalhes cruciais dela foram removidos da franquia, como seus diálogos com Rony e com o próprio Harry e sua participação imprescindível para a criação da Armada de Dumbledore.