10 personagens das HQs ligados à mitologia egípcia!

Capa da Publicação

10 personagens das HQs ligados à mitologia egípcia!

Por Márcio Jangarélli

Todo o panteão egípcio guia os quadrinhos e a cultura pop há tempos. Desde coisas mais óbvias, como o Apocalipse da Marvel, até pequenos toques, como as inspirações do Ozymandias de Watchmen.

Nessa lista, separamos alguns dos personagens mais legais ligados ao Egito e seu mundo mítico. Que durante os dias Hórus olhe por nós e, nas noites, Khonshu guie nosso caminho.

Se faltou seu herói ou vilão favorito, não esqueça de comentar!

Sugestão do Cícero Knight!
Imagem de capa do item

Mulher-Gavião e Gavião Negro

Antes de serem transformados em aliens, a história da Mulher-Gavião e do Gavião Negro envolvia “apenas” mitologia egípcia. Se você viu Legends of Tomorrow, toda aquela trama da primeira temporada é bem fiel à concepção original dos heróis.

A Mulher-Gavião, Shiera Sanders, é a reencarnação da princesa egípcia Chay-Ara, enquanto o Gavião Negro, Carter Hall, é a nova vida do príncipe Khufu.

No Egito antigo, os dois foram mortos pelo sacerdote Hath-Set com uma lâmina de metal Nth - que, junto da força do amor dos dois, gerou as reencarnações.

Imagem de capa do item

Cavaleiro da Lua

Sem reencarnações na história do Marc Spector, mas ele entrou em contato direto com o Deus egípcio da Lua, Khonshu. Servindo como mercenário pelas bandas do Egito, o rapaz acaba quase morto aos pés de uma estátua da divindade.

Khonshu, então, surge para Spector e lhe oferece uma segunda chance em vida ao custo de servir como seu avatar na Terra. Assim nasce o Cavaleiro da Lua, “protegendo” a noite da sua forma, seguindo os preceitos do Deus da Lua e dos viajantes.

Imagem de capa do item

Adão Negro

Enquanto o Shazam possui um panteão de divindades gregas e romanas para lhe fornecer poderes, seu maior inimigo, o Adão Negro, tem sua origem nas terras egípcias.

Thet-Adam é filho do faraó Ramsés II. Ele impressionou o Mago Shazam e recebeu como dádiva os poderes de Shu, Hórus, Amon, Zehuti(Thot), Aton e Mehen*, tornando-se o Poderoso Adam.

Tempos mais tarde, Adam foi corrompido pelo poder e, como consequência, o Mago o baniu para outra dimensão - ou para uma estrela distante, ou selou seus poderes em um colar, depende de qual origem você foi buscar - até que ele retorna, no século XX.

Imagem de capa do item

Apocalipse

Nem precisa de muita explicação né? En Sabah Nur, o Apocalipse, é um dos vilões mais icônicos dos X-Men, sendo um dos mutantes mais poderosos da Terra- por algum tempo, até acreditava-se que ele era o primeiro.

A história do Apocalipse data de 5000 anos atrás, quando ele nasce em uma pequena tribo egípcia, deformado e quase morto. Ele sobrevive - mais de uma vez - para erguer seu poder sobre o mundo até acabar na nave Celestial (onde ganhou mais poderes ainda) e viajar pela história até o tempo dos X-Men.

Imagem de capa do item

Senhor Destino

Se conectando um pouco com a história dos Gaviões e do Adão Negro, o Senhor Destino também tem um pezinho no Egito. Passando por várias identidades ao longo da história, inclusive pelas mãos de Hector Hall, filho do Carter e da Shiera, os poderes do herói vêm do mago Nabu, o Sábio.

Na verdade, o Nabu é um mito real e não exatamente egípcio - ele é mais antigo, datando da época mesopotâmica, mas ainda era cultuado na época dos faraós.

No Universo DC, ele é um dos Lordes da Ordem, junto do Mago Shazam - ainda que também sirva como uma entidade de balança entre Ordem e Caos.

Imagem de capa do item

Bast

Uma menos conhecida e menos óbvia, a Lady Bast está no Universo DC, mais proeminente nas histórias do Sandman.

Ela é a versão quadrinesca da Deusa egípcia Bast, senhora da Lua, dos gatos, das mulheres e dos segredos.

Tudo indica que ela teve um pequeno affair com o Senhor dos Sonhos - mas nada tão dramático quanto os romances gerais do Morfeu.

Imagem de capa do item

Ozymandias

Ainda na DC, mas em outro canto dos quadrinhos, em Watchmen, o grande vilão por trás de tudo retirou seu codinome de um faraó egípcio.

Se inspirando nos mais altos marcos de grandeza humanos, Adrian Veidt adotou o apelido de Ozymandias, referenciando o maior faraó egípcio, Ramsés II.

Isso sem contar que o personagem tem vários “toques egípcios” em sua construção, seja no seu próprio visual, seu "bichinho" de estimação ou seu esconderijo.

Imagem de capa do item

Sakhmet

Saindo um pouco da linha Marvel-DC, em “The Wicked + The Divine” a representante egípcia no panteão moderno da história é a Sakhmet, a Deusa egípcia da vingança, da medicina e da guerra.

Nos quadrinhos, ela ganha um visual inspirado na Rihanna - afinal, são todos popstars - e traços felinos, referentes ao seu mito.

Imagem de capa do item

Lying Cat

Seguindo em um caminho alternativo, em "Saga", quadrinho da Image Comics, temos a Lying Cat - Gata da Mentira - a companheira d’O Querer, o caçador de recompensas.

Ela é uma das personagens mais legais da história, quando é uma gata gigante, que lembra a raça Sphynx, com vários traços egípcios em seu design, que pode detectar mentiras.

Imagem de capa do item

Metamorfo e Mulher-Elemento

Para finalizar, o casal elemental da DC Comics. O Metamorfo, Rex Mason, recebeu seus poderes de um meteorito radioativo guardado dentro de uma pirâmide - que serviu de material para a criação do artefato "Orb de Rá".

Tempos mais tarde, Urania Blackwell recebe os mesmos poderes do Metamorfo através do Orb, tornando-se a Mulher-Elemento. Ela, porém, não permaneceu nos quadrinhos por muito tempo e encontrou seu fim nas histórias de Sandman.