10 personagens da Marvel que já governaram uma nação!
10 personagens da Marvel que já governaram uma nação!
E o que eu quero mais é ser rei!
Ser um super-herói é uma tarefa difícil, uma vez que você precisa se doar a uma causa de corpo e alma. O mesmo vale para se tornar um super-vilão. Contudo, ser um rei é um desafio ainda mais complexo, pois envolve governar uma nação, sem se dobrar aos inimigos e dando tudo de si ao povo.
Ainda assim, na Marvel Comics, temos bons exemplos de personagens que já conseguiram conquistar todo um país para si. E a maior parte deles foi extremamente competente em suas tarefas, trazendo os deveres reais a um nível mais heroico – ou vilanesco. E aqui, você pode conferir 10 personagens da Casa das Ideias que também são ou foram reis!
Créditos: Marvel Comics
"Capitão América"
Império Secreto pode ter sido uma saga extremamente controversa, mas foi essencial na representação de um país dominado por um tirano. Na revista, vemos o Capitão América da HIDRA se voltando contra seus "aliados" e conquistando todos os Estados Unidos, que foram transformados em sua própria nação e base da organização nazi-terrorista.
Embora esse não fosse o "verdadeiro" Capitão América - que apareceu ao final para dar uma surra no "impostor" -, ainda trouxe uma história intrigante, onde vemos como uma nação pode se dobrar e quebrar nas mãos de um governo totalitário - algo que reflete a realidade do planeta até os dias atuais.
Emma Frost
Ainda falando em Império Secreto, temos uma vilã formidável que também conseguiu estabelecer sua própria nação, graças a um acordo com o "Capitão América" e outros líderes da HIDRA. Claro que estamos falando de Emma Frost, que voltou às suas raízes malignas desde Inumanos vs X-Men, quando ela se voltou contra a raça Inumana.
Ela passou a comandar Nova Tian, um país destinado aos mutantes, para que eles vivessem isolados e afastados da humanidade preconceituosa, enquanto a Rainha Branca traçava uma trégua e um acordo de não-intervenção com o governo fascista americano.
Medusa
Embora seu marido seja muito mais reconhecido - e ele já tem seu lugar firme nesta lista -, a Medusa merece crédito por ter governado os Inumanos em um período de extrema dificuldade. Durante a saga Infinito, foi detonada uma Bomba Terrígena sobre a Terra, conforme a cidade lunar de Attilan despencou sobre o Rio Hudson.
Aproveitando o lugar para fundar a cidade soberana de Nova Attilan, a rainha Medusa passou a responder por sua raça, enquanto tentava lidar com os inimigos do trono e o desaparecimento do Raio Negro. Mesmo após o retorno de seu marido, ela manteve-se como governante da cidade, e foi fundamental na guerra entre Inumanos e X-Men.
Magneto
Magneto pode ser considerado muitas coisas, e sempre anda na linha tênue entre heroísmo e vilania. Ainda assim, ele sempre fez tudo ao seu alcance para conquistar espaço para os mutantes em uma sociedade extremamente intolerante e preconceituosa. Assim sendo, ele já foi o líder de não apenas uma, mas duas nações estritamente "mutantes".
A primeira foi o Asteroide M, uma "cidade" espacial localizada em um... asteroide. Posteriormente, ele também se tornou o regente de Genosha, uma ilha que tinha histórico de perseguição com os mutantes, e que posteriormente se tornou o lar de todos os perseguidos e odiados no mundo... até ser devastada por um ataque brutal de Cassandra Nova.
Ciclope
Falando em mutantes, nenhum líder foi tão próspero para os Homo Superior quanto Scott Summers, o Ciclope. O herói finalmente conseguiu realizar o sonho de Charles Xavier, ao transferir todos os mutantes que sobraram após a Dizimação para a ilha de Utopia, que se tornou uma nação soberana, localizada próxima da baía de São Francisco.
Em Utopia, a raça conseguiu sobreviver sem interferência humana, até que vários ataques acabaram desgraçando os habitantes. Depois do Segundo Advento e do Cisma, todos os mutantes ficaram divididos, e alguns decidiram seguir o Wolverine, que migraria novamente para Nova York. Após a guerra de Vingadores vs X-Men, a ilha foi abandonada.
Raio Negro
Os Inumanos sempre tiveram uma grande carga de "*Game of Thrones* no espaço", devido às eternas intrigas da Família Real e os jogos pelo poder. E no meio de tudo isso, Raio Negro** (quase) sempre se manteve inabalável perante as ameaças ao seu trono.
O Rei Silencioso é descendente direto de uma grande linha de reis de Attilan - a cidade dos Inumanos -, e sua nação sempre esteve à frente de qualquer coisa. Nem podemos considerar Raio Negro exatamente como um herói, já que toda sua vida foi dedicada à construção e firmeza de seu reino, independente das provocações de Maximus, o seu irmão louco e déspota.
Thor
Toda a história de Thor nos quadrinhos levou o Deus do Trovão a perceber que valoriza muito a Terra e que não desistiria de ser um herói para assumir o trono do Reino Dourado. Ainda assim, o herói chegou a tomar o posto de rei de Asgard algumas vezes, especialmente quando seu pai, Odin, estava incapacitado ou morto.
Embora não seja o mais brilhante dos reis, e seus irmãos Balder e Heimdall provem-se governantes muito melhores, Odinson já conseguiu provar diversas vezes sua dignidade. Talvez o melhor exemplo disso tenha acontecido após a versão mais recente do Ragnarok, quando ele trouxe Asgard à Terra e enquanto tentava governar o Reino Dourado, buscava por outros asgardianos escondidos em meio à população do planeta.
Namor
Imperius Rex. Criado durante a Segunda Guerra Mundial, e representando um poderoso aliado do Capitão América, o atlante Namor não era conhecido como Príncipe Submarino à toa, já que pertencia à família real de Atlantis. Durante muito tempo, ele perdeu suas memórias e passou a vagar pela superfície, até ter sido despertado pelo Tocha Humana.
Retornando à sua nação submersa, Namor descobriu um lar devastado pela poluição e pelos incontáveis testes nucleares, e jurou guerra ao planeta. Ele conseguiu não apenas convocar todo seu povo, como também fundar uma nova Atlantis para que todos pudessem viver - e estabeleceu um dos exércitos mais poderosos de todo o Universo Marvel.
Doutor Destino
Em segundo lugar, não podíamos deixar de mencionar Victor Von Doom, o super-vilão conhecido pela alcunha de Doutor Destino. E se ele é um grande inimigo do Quarteto Fantástico e de outros heróis norte-americanos, ele também é visto como um herói pelo povo da Latvéria, o pequeno país do Leste Europeu onde nasceu.
Victor foi responsável por eliminar todo um regime tirânico no país, e instaurou um novo status quo, oferecendo segurança e prosperidade para a população. Ainda que seja um líder extremamente autoritário, ele nunca foi visto pelo seu povo como tirano, e desde que deixou o comando da nação, a Latvéria começou a ruir.
Pantera Negra
Em primeiro lugar da lista, não podíamos esquecer do icônico T'Challa, cujo filme solo está atualmente em cartaz nos cinemas. Nos quadrinhos, o Pantera Negra sempre foi um personagem muito intrigante, uma vez que, além de ser um super-herói ao lado dos Vingadores, também tinha toda responsabilidade como rei da nação afro-futurista de Wakanda.
Mais de uma vez, T'Challa se provou ser um rei excelente. Ainda assim, boa parte de suas histórias lidavam com os desafios de assumir o trono, e ele já foi odiado por sua população - principalmente na fase pós-Vingadores vs X-Men, onde não conseguiu defender Wakanda de um ataque de Namor. Mas mesmo quando substituído por sua irmã Shuri, ele permanece um dos líderes mais memoráveis de seu país.