10 heróis da Marvel que tiveram mudanças drásticas de identidade!
10 heróis da Marvel que tiveram mudanças drásticas de identidade!
Uma mudança de ares é (quase) sempre bem-vinda!
Nos quadrinhos, é comum vermos personagens – tanto heróis quanto vilões – trocando seus alter-egos, assumindo novas identidades na luta contra ou pelo crime. No caso da Marvel, isso já está sendo incorporado aos cinemas, uma vez que o Gavião Arqueiro pode vir a se tornar o Ronin em Vingadores 4 – falamos mais disso aqui!
Por lembrar disso, separamos dez personagens da Casa das Ideias que passaram por mudanças drásticas em suas identidades heroicas. Para isso, contamos apenas heróis e vilões que assumiram novas identidades, e não personagens que assumiram o legado de outros heróis, como Sam Wilson se tornando Capitão América ou Carol Danvers virando a Capitã Marvel.
Créditos: Marvel Comics
Gavião Arqueiro - Ronin
De início, podemos citar o responsável pela própria ideia da matéria. Nos quadrinhos, Clint Barton passou a maior parte de sua carreira heroica como Gavião Arqueiro, excetuando um breve período onde ele assumiu o título de Golias depois de Hank Pym. Porém, na década passada, após a grande Guerra Civil, ele precisou mudar sua identidade para fugir da Lei do Registro.
Com isso, nasceu o Ronin, um membro dos Novos Vingadores. Por mais que Eco já tivesse usado esse manto brevemente, Clint o transformou em algo completamente novo e por isso não podemos julgar muito como uma "passagem de legado".
Homem-Aranha - Ricochete, Vespa, Sombra e Prodígio
Todo mundo passa por uma Crise de Identidade na vida. No caso do Homem-Aranha, tudo começou quando Norman Osborn o incriminou pela morte de um famoso bandido de Nova York. Esse evento o tornou procurado pela polícia da cidade e ele precisou assumir um novo manto para ser deixado em paz.
Mas Peter Parker acabou exagerando na dose, e nessa época, surgiram quatro novas identidades secretas: o mercenário Ricochete, o inteligente Vespa, o misterioso Sombra e o divertido Prodígio. Através dos quatro, ele conseguiu reunir provas para se livrar da prisão e retornou ao posto de Amigão da Vizinhança.
Anjo - Morte/Arcanjo
Warren Worthington III já foi um valoroso X-Men, tendo inclusive pertencido à formação original da equipe. Anos depois, ele partiria para outros grupos, como os Campeões, antes de voltar aos holofotes mutantes no X-Factor. E aí, ele perdeu suas asas em um confronto com os Carrascos, e posteriormente elas foram restauradas por Apocalipse.
Mas Apocalipse não apenas restaurou os poderes do Anjo, como também o deu uma nova identidade. O Arcanjo, que servia como seu Cavaleiro da Morte, era uma personalidade muito mais violenta e irrefreável, além de possuir novos poderes e asas feitas de metal. Infelizmente, as cicatrizes desse passado marcam Warren até hoje, mesmo que vez ou outra ele controle a fera.
Mestres do Terror - Thunderbolts
Um caso único em toda a lista, temos aqui um grupo inteiro de personagens que mudaram suas identidades, com um propósito maligno em mente. Os Mestres do Terror eram grandes inimigos dos Vingadores, e quando os Heróis Mais Poderosos da Terra sumiram graças a Heróis Renascem, eles pensaram que seria uma ótima ideia se transformarem em heróis, para continuarem cometendo crimes, ainda que "disfarçados".
Nasciam assim os Thunderbolts. O Barão Zemo virou Cidadão-V, o Armador virou Tecno, o Besouro assumiria a armadura de MACH-1, Atlas e Meteorito passariam a ser Golias e Rocha Lunar, e a icônica Columbina se chamaria Soprano, todos adotando novos visuais e até mesmo novos poderes.
Bucky Barnes - Soldado Invernal
Bucky Barnes um dia foi um grande exemplo para todos os jovens norte-americanos, ao lutar lado a lado com o Capitão América no auge da Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, na última missão de Steve Rogers durante o conflito, ele foi dado como morto - mas na verdade, tinha sido sequestrado e usado como arma pelos soviéticos.
Assim morria Bucky e nascia o Soldado Invernal, uma máquina mortífera especializada em assassinatos sigilosos, usado diversas vezes pela KGB e por outros serviços secretos para dar fim aos seus inimigos. Evidentemente que ele conseguiu se livrar desse domínio e posteriormente chegou a se tornar um Capitão América, mas hoje se mantém um anti-herói com seu nome de guerra soviético.
Jean Grey - Fênix
Fogo, vida e morte encarnadas. Jean Grey começou sua carreira nos X-Men, usando o título de Garota Marvel. Na época, ela nem sequer era consciente de seus dons telepáticos e mal usava sua telecinese. Porém, os anos se passaram e, em uma das missões da equipe, ela foi completamente consumida pela Força Fênix, tornando-se a heroína conhecida como Fênix.
A Fênix era intensamente mais poderosa que a Garota Marvel, podendo utilizar dons psiônicos e manipular energia e matéria em níveis estruturais. Infelizmente, tamanha dose de poder acabou afetando a mente de Jean, que perdeu o controle e se tornou a Fênix Negra, trazendo perdas irreparáveis para o universo.
Cavaleiro da Lua - Sr. da Lua e Khonshu
Temos aqui um caso em especial que é bem peculiar. Marc Spector está mais do que familiarizado com a troca constante de identidades, uma vez que ele possui transtorno de múltipla personalidade e costuma ter mais de um alter-ego. Contudo, nos últimos anos, isso afetou também sua vida heroica.
Além de ser o Cavaleiro da Lua, Spector acabou, inconscientemente, criando duas novas personalidades: o pacato Sr. da Lua e Khonshu, que é quase uma personificação da divindade egípcia que lhe deu poderes. Ele usa essas identidades junto com a do próprio Cavaleiro, cada uma designada para missões diferentes, de forma que pode usar uma específica para resolver problemas distintos.
Speedball - Suplício
A Guerra Civil foi um momento mais do que traumático para os super-heróis do mundo inteiro. E tudo começou quando os Novos Guerreiros enfrentaram vilões que não conseguiriam derrotar, resultando na morte de centenas de crianças, após a explosão do vilão Nitro. Dos sobreviventes da equipe, restou Robbie Baldwin, o Speedball.
Sofrendo pela perda dos amigos e pelas mortes causadas indiretamente por ele, o herói assumiu o posto de Suplício e usou uma armadura com diversos espinhos que o lembrariam exatamente da dor que ele teria de sofrer para sempre. Ainda assim, ele acabou retornando como Speedball anos depois, já livre do peso na consciência.
Capitão América - Nômade
A prova mais que perfeita de que nem toda mudança é muito positiva, houve uma época em que Steve Rogers estava completamente desiludido com o governo norte-americano e, sentindo que não estava mais fazendo jus ao uniforme, pendurou o traje azul, vermelho e branco para se transformar no Nômade.
Embora as histórias da época fossem boas, o visual do personagem era desastroso. Ainda assim, Steve permaneceu sendo o mesmo de sempre, lutando contra o crime em favor da população e da moral dos EUA. Com sorte, ele retornou ao posto de Capitão América para enfrentar o Caveira Vermelha, ainda que posteriormente ele tenha largado mais uma vez o título para agir apenas como "O Capitão".
Homem-Formiga - Golias, Gigante e Jaqueta Amarela
Por fim, nenhum super-herói da editora mudou de identidade tantas vezes quanto Hank Pym. Quando ele surgiu, o cientista usava as Partículas Pym para encolher, se transformando no Homem-Formiga. Posteriormente, ele descobriu que elas também podiam ser usadas para aumentá-lo, e assim nasceria o Golias e o Gigante.
Mas a mudança mais radical em sua identidade veio anos depois, quando ele foi exposto a tóxicos e acabou perdendo a cabeça. O Jaqueta Amarela então surgiu, revelando ter "matado" Pym - o que, de fato, não era totalmente mentira. Com o tempo, ele se livrou da influência do Jaqueta e ainda herdou o manto da Vespa. Atualmente, ele se mesclou ao seu "filho" e usa o nome de Ultron.