10 perguntas que Pantera Negra deixa para o futuro dos filmes da Marvel!
10 perguntas que Pantera Negra deixa para o futuro dos filmes da Marvel!
O Rei de Wakanda veio para abrir uma nova miríade de possibilidades!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Mesmo antes de seu lançamento, não se fala de outra coisa na cultura pop que não seja Pantera Negra. O filme está quebrando barreiras, despedaçando recordes e já se provou um dos melhores capítulos na história do Universo Cinematográfico da Marvel – se não o melhor.
E apesar de trazer uma história muito mais fechada e sem tantas conexões com os filmes da Marvel Studios, o longa solo do Rei T’Challa abre várias possibilidades para suas continuações e para as próximas aparições do herói no UCM… Sem contar a boa dose de perguntas deixadas em aberto!
Créditos: Divulgação
Wakanda vai compartilhar seu vibranium?
Ao fim do filme, T'Challa vê que é hora de Wakanda abrir seus horizontes, oferecendo mais ajuda para países necessitados, enquanto instala novas sedes diplomáticas e cria embaixadas tecnológicas de sua nação em outros países. Mas ainda assim, há algo que nos deixa com uma interrogação na cabeça.
Sabemos que Wakanda vai compartilhar seus conhecimentos tecnológicos e suas invenções - mas será que o país também vai partilhar o vibranium com seus adversários? É possível que não, uma vez que boa parte dos países poderia utilizar o metal para construir armas perigosas, mas só saberemos ao certo no futuro.
Como será a relação de outros países com a nação?
Aliás, já que estamos falando no intercâmbio científico e cultural que Wakanda passará a fazer com outras nações, não podemos deixar de nos perguntar qual será a reação das grandes potências mundiais quando finalmente descobrirem todo o potencial do país africano - ainda mais levando em conta como Pantera Negra tem uma grande carga geopolítica.
Por conta disso, seria muito interessante abordar em uma continuação as repercussões da revelação de Wakanda para o mundo. Quem sabe, será possível inclusive tratar questões referentes a imperialismo, disputa territorial e a ameaça estrangeira, já que o primeiro filme tangencia de forma bem introdutória nesses temas.
Qual será o destino de W'Kabi?
No filme, somos apresentados a W'Kabi, o líder do exército da fronteira e amigo próximo de T'Challa - que acaba traindo seu rei ao ficar ao lado de Killmonger quando esse vem para reclamar o trono da nação. A partir daí, ele se volta contra seus amigos e causa uma grande guerra, enfrentando até mesmo sua parceira, a líder das Dora Milaje, Okoye.
Ao fim do filme, não sabemos qual foi o destino do personagem, exceto que ele se rendeu e pôs um fim à guerra. Não temos certeza de qual é a punição para quem trai a coroa, e se T'Challa irá ter piedade com seu antigo amigo. Alguns teorizam que ele pode ser preso e voltar como um inimigo mais central em alguma continuação.
As tribos finalmente ficarão em paz?
Ao longo da trama, descobrimos que Wakanda é uma nação unida, com exceção da tribo Jabari, liderada por M'Baku. Conforme Killmonger usurpa o trono de T'Challa, é justamente a facção dos adoradores do Deus Gorila que salvam o legítimo rei e finalmente o auxiliam durante o confronto final.
Ainda assim, não sabemos ao certo como estão os termos diplomáticos entre as diversas tribos, ou se o surgimento de Killmonger veio para causar alguma cisão política mais profunda no reino do Pantera Negra. Contudo, considerando que todos estarão aliados em Guerra Infinita, é de se esperar que tudo esteja mais pacífico na nação... ou seria apenas o efeito da ameaça de guerra iminente?
Qual será a relação entre Shuri e Bucky?
Na última cena pós-créditos do filme, temos o retorno de um querido personagem aos holofotes do Universo Cinematográfico da Marvel. Trata-se de Bucky Barnes, o Soldado Invernal, que acorda em alguma vila de Wakanda e conversa com Shuri, em tom carinhoso.
A cena em si já demonstra um pouco do que está por vir, já que ela deve desenvolver outro braço biônico para o anti-herói. Mas não sabemos ao certo o que isso pode simbolizar na vida pessoal dos dois, já que há um tom de romance subentendido no ar - ou talvez, eles se tornem apenas grandes amigos.
T'Challa e Nakia vão se casar?
Falando em romance, o filme não poupa T'Challa de um amor e faz isso ao resgatar uma das grandes paixões de seu passado - Nakia, uma espiã de Wakanda que foge do relacionamento com o Pantera Negra por não querer se comprometer com os deveres de Rainha de Wakanda.
Mesmo assim, o final deixa uma porta de esperança para o casal, já que mostra que ainda há muito sentimento recíproco entre os dois. Considerando o porte de Lupita Nyong'o como atriz, é de se esperar que ela esteja nas continuações e tenha cada vez mais destaque, o que possibilitaria um Casamento Real em alguma das sequências...
O que o futuro reserva para Shuri?
Sem a menor sombra de dúvidas, uma das personagens que caiu no gosto do público é Shuri, a genial irmã mais nova de T'Challa. Ao longo do filme, ela é responsável por criar tecnologias importantes para batalhas e para a vida em Wakanda. E no fim, é levada aos Estados Unidos, onde pode liderar o centro tecnológico de seu país.
Contudo, a personagem tem um potencial ainda mais brilhante no futuro. Na trama, vemos ela própria usando suas invenções durante o combate contra Killmonger - e vale lembrar que, nos quadrinhos, ela já assumiu o manto do Pantera Negra por um tempo. Alguns já estão especulando que ela será a adaptação cinematográfica de Riri Williams, a heroína que trajou a armadura do Homem de Ferro recentemente nas HQs.
A nova armadura do Homem de Ferro tem alguma relação com o novo traje do Pantera Negra?
E por falar em Shuri e Homem de Ferro, vários fãs estão traçando uma série de teorias na internet que pode ligar as invenções da jovem cientista com o mais recente traje tecnológico de Tony Stark, visto pela primeira vez no trailer de Vingadores: Guerra Infinita.
Inspirado em uma armadura recente das HQs do herói, podemos ver o traje se formando ao redor de Stark graças à nanotecnologia, de forma muito similar ao que o uniforme do Pantera Negra construído por Shuri faz no filme solo do herói. É possível que ela também esteja por trás dessa invenção, auxiliando os heróis durante a Guerra Infinita?
O que causará a invasão de Wakanda em Guerra Infinita?
Por mais que esta não seja uma pergunta diretamente relacionada ao filme solo do herói, é algo que certamente terá uma ponte. No primeiro trailer de Vingadores: Guerra Infinita, vemos uma grande batalha em Wakanda, com T'Challa liderando as Dora Milaje e suas tribos contra o exército de Thanos. Mas afinal... o que motivou essa invasão?
Muitos ainda especulam que o país pode abrigar, no meio de sua montanha de vibranium, a Joia da Alma, a última relíquia que o Titã Louco precisará em sua Manopla do Infinito. Já outros - como eu - temem que o vilão atacará o país por ser o foco de distribuição de tecnologia e de armas durante a invasão no planeta.
Tempestade vai aparecer em alguma continuação?
Por mais que o acordo da Fox com a Disney ainda nem esteja concretizado, muitos fãs já estão ansiosos pela possibilidade de ver a Tempestade ao lado do Pantera Negra no futuro, já que eles formaram um dos casais mais icônicos e respeitados do planeta. Infelizmente, não há sinal de Ororo Munroe aqui... mas há pistas.
Muitos têm teorizado que a heroína mutante pode vir da mesma tribo da Rainha Ramonda, mãe de T'Challa, devido às semelhanças físicas, como os cabelos brancos. Ainda assim, com o futuro de T'Challa e Nakia incerto, precisamos esperar para ver se o Rei de Wakanda irá encontrar-se nos braços da Deusa do Quênia.