10 ótimas séries brasileiras para assistir no streaming

Capa da Publicação

10 ótimas séries brasileiras para assistir no streaming

Por Jaqueline Sousa

Ao longo dos últimos anos, a indústria televisiva brasileira vem sendo a responsável por produzir uma grande leva de programas seriados de muita qualidade. Apesar das telenovelas ainda serem carros-chefes do cenário nacional, basta dar uma olhadinha nos serviços de streaming para notar várias produções originais do Brasil bem-sucedidas por aqui e até mesmo na gringa, como aconteceu com Cidade Invisível, por exemplo.

Pensando nisso, selecionamos 10 séries brasileiras para quem quer se aventurar mais pelo setor nacional, que está repleto de séries ótimas para maratonar!

Imagem de capa do item

Os Outros

Onde assistir: Globoplay.

Os Outros é uma série original do Globoplay que causou um grande burburinho entre o público brasileiro quando chegou ao serviço de streaming, em maio deste ano. Estrelada por Adriana Esteves (Avenida Brasil), a produção fez um sucesso tão grande na plataforma que não demorou muito para que uma segunda temporada fosse encomendada.

Na trama, vamos acompanhando como uma sociedade polarizada pode gerar conflitos aterrorizantes a partir de um confronto entre dois casais vizinhos que, após a briga de seus filhos, enfrentam consequências absurdas.

Com um enredo envolvente, Os Outros usa a violência como artifício para tratar de temas contemporâneos, o que a coloca diretamente no hall de melhores produções nacionais dos últimos anos.

Imagem de capa do item

De Volta aos 15

Onde assistir: Netflix.

Inspirada nos livros de Bruna Vieira, a série De Volta aos 15 trouxe de volta toda a nostalgia dos anos 2000 para contar a história de Anita (Maísa/Camila Queiroz), uma mulher insatisfeita com sua vida que, certo dia, viaja no tempo e ganha a oportunidade de reviver seus 15 anos. Com a chance de reescrever a própria vida, a jovem aprende que nada é tão fácil quanto parece – e que mexer no tempo pode provocar consequências nem um pouco agradáveis.

Com duas temporadas na bagagem e uma terceira em desenvolvimento, De Volta aos 15 conquistou o público brasileiro com todo o carisma de Maísa, assim como a trama divertida e nostálgica que faz com que todo mundo que cresceu nos anos 2000 se identifique rapidamente.

Imagem de capa do item

Os Normais

Onde assistir: Globoplay.

Uma das séries brasileiras mais icônicas de todos os tempos, Os Normais foi um grande sucesso da TV Globo no começo dos anos 2000. Criada e roteirizada por Fernanda Young e Alexandre Machado, o programa estrelado por Fernanda Torres (Tapas e Beijos) e Luiz Fernando Guimarães (TV Pirata) foi um marco da televisão brasileira e até ganhou dois filmes após o término do programa, que conta com três temporadas.

Os Normais conta a história de Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luiz Fernando Guimarães), um casal de noivos de longa data que apenas adia o momento do casório. Com cenas de ciúmes, brincadeiras e conflitos de relacionamento, os dois tentam sobreviver a situações absurdas, mesmo acreditando que são perfeitamente normais.

Imagem de capa do item

A Vida Pela Frente

Onde assistir: Globoplay.

A Vida Pela Frente é outra produção nacional que também chamou atenção do público por sua qualidade. Produzida pelo Globoplay em parceria com a Daza Filmes e a GNT, a série foi criada pela atriz Leandra Leal (O Lobo Atrás da Porta, Cheias de Charme) e trata de temáticas recorrentes em produções que falam sobre o período da juventude.

Na trama de A Vida Pela Frente, o fim da adolescência de um grupo de amigos vira de cabeça para baixo quando um dos integrantes morre na noite da formatura. É a partir disso que suas vidas tomam um novo rumo, enquanto os jovens tentam lidar com as consequências da tragédia.

Imagem de capa do item

Irmandade

Onde assistir: Netflix.

Estrelada por Seu Jorge (Marighella), a série Irmandade é uma produção original da Netflix em parceria com a O2 Filmes que tem atualmente duas temporadas. O programa é um drama policial que conta a história de dois irmãos separados por um dilema moral quando a advogada Cristina (Naruna Costa) recebe a missão de se infiltrar na gangue do irmão, o líder de uma perigosa facção criminosa, tornando-se uma informante da polícia. É ali que ela acaba entrando em uma jornada repleta de traições e violência que testa todos os seus limites.

Imagem de capa do item

Rota 66: A Polícia que Mata

Onde assistir: Globoplay.

Inspirada em um dos livros-reportagens mais importantes do jornalismo brasileiro, a série Rota 66: A Polícia que Mata usa a obra do repórter Caco Barcellos para contar a história da investigação do assassinato de dois jovens paulistanos que levou o jornalista a descobrir um grupo das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, popularmente conhecida como ROTA, que operava como avais da justiça militar, matando jovens que, em sua maioria, faziam parte de locações mais pobres da cidade.

Na série do Globoplay, quem vive Caco Barcellos é o ator Humberto Carrão (Todas as Flores). Ambientada entre as décadas de 1970 e 1990, a trama acompanha a jornada do repórter durante suas descobertas acerca das violentas ações da Polícia Militar na época contra a população mais pobre, escancarando problemáticas como racismo, a própria violência policial e o descaso vindo das autoridades.

Imagem de capa do item

Sob Pressão

Onde assistir: Globoplay.

Quem gosta de Grey’s Anatomy, ou qualquer produção ambientada em corredores de hospitais, vai encontrar uma atmosfera bem parecida na série Sob Pressão. Produzido pela Conspiração Filmes e exibida pela TV Globo, o programa tem cinco temporadas e, ao longo dos anos, acabou conquistando o público brasileiro por sua alta qualidade.

Estrelada por Marjorie Estiano (As Boas Maneiras) e Júlio Andrade (Não Pare na Pista), a série Sob Pressão acompanha os dramas vividos por uma equipe de emergência de um hospital público. Ali, o foco vai para a relação improvável entre dois médicos que precisam superar todos os seus limites para manter os pacientes vivos em condições precárias.

Imagem de capa do item

Sessão de Terapia

Onde assistir: Globoplay.

Originalmente exibida pelo GNT, a série Sessão de Terapia é mais um sucesso da televisão brasileira que, caso você ainda não tenha dado uma chance, esse pode ser o sinal que faltava. Como o título já indica, a produção acompanha sessões de terapia em um consultório de psicanálise, mostrando os dois lados da moeda – paciente e terapeuta.

Com tramas únicas a cada episódio, Sessão de Terapia aborda diversas temáticas referentes ao comportamento humano. No elenco, já passaram nomes como Zé Carlos Machado (Vai na Fé) e Selma Egrei (Querida Mamãe), assim como os atores Selton Mello (O Auto da Compadecida) e Morena Baccarin (Deadpool), os destaques do programa após a quarta temporada.

Imagem de capa do item

Justiça

Onde assistir: Globoplay.

Justiça é uma minissérie produzida pela TV Globo que também merece atenção. Lançada em 2016, o programa conta quatro histórias distintas que estão interligadas por crimes cometidos em uma mesma noite, em Recife.

Com abordagens que tratam de valores morais e fazem reflexões sobre a vida humana, Justiça é uma boa sugestão para quem está procurando tramas envolventes e que trazem discussões pertinentes à sociedade atual.

Imagem de capa do item

Onde Está Meu Coração

Onde assistir: Globoplay.

Com Fábio Assunção (Totalmente Demais, O Rei do Gado), Letícia Colin (Todas as Flores) e Daniel de Oliveira (Cazuza: O Tempo Não Para) no elenco, a série Onde Está Meu Coração é uma produção original do Globoplay lançada em 2021. O grande destaque do programa fica para a performance da atriz Letícia Colin, indicada ao Emmy Internacional por seu trabalho como Amanda, uma médica que acaba caindo no mundo das drogas como uma maneira de tentar enfrentar seus demônios pessoais.