10 ótimas parcerias entre super-heróis e super-vilões nas HQs!

Capa da Publicação

10 ótimas parcerias entre super-heróis e super-vilões nas HQs!

Por Márcio Jangarélli

Nem sempre os quadrinhos são tão bem divididos entre o lado bom e o lado ruim da situação – muitas vezes, alguns males afetam inclusive alguns vilões e eles acabam se juntando aos heróis para defender seus interesses.

Aqui nós separamos 10 ótimas parcerias entre super-heróis e super-vilões nas HQs! Porque mesmo quando vocês são rivais de longa data, às vezes, seus objetivos se cruzam e não tem muito o que se fazer além de aceitar a ajuda.

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Adam Warlock e o Thanos

Guardiões vol.2 mostrou a chegada de um personagem MUITO importante para as histórias cósmicas da Marvel: Adam Warlock. Ele e o Thanos lutaram de lados opostos por vários, vários anos, mas isso não impediu a dupla de trabalhar em conjunto algumas vezes.

Uma coisa interessante sobre o Adam é que seu principal inimigo é ele mesmo. Literalmente. O Magus, a parte maligna do Warlock, é um dos seres mais destrutivos do Universo Marvel e, quando ele mesmo não podia lidar com a contraparte, chegou o Titã Louco.

Era do interesse do Thanos parar o Magus da mesma forma que era do Adam. Com a ajuda do Titã Louco, o Warlock conseguiu conter sua parte maligna. MAS, com o Thanos fraco, o jogo virou e ele também acabou morrendo na época.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia e o Thanos

Falando no Titã Louco e nos Guardiões, eles também já trabalharam juntos. Em “O Imperativo de Thanos”, a equipe se junta ao vilão para combater uma ameaça ainda maior que ele próprio: o Cancerverso.

Essa realidade nada mais é que o maior pesadelo do Thanos e dos Guardiões: um lugar onde a própria Morte foi derrotada e toda a dimensão foi transformada em uma coisa distorcida, que ameaçava todo o Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Lex e Clark

Uma relação complicada a do Clark com o Lex. Não foi apenas uma vez que os dois se juntaram nos quadrinhos; na verdade, em algumas histórias, eles são mostrados como melhores amigos.

Dessas vezes, uma bem bacana e cheia de reviravoltas está em "Action Comics #510-512", quando o Luthor está para matar o Superman, mas para quando vê o herói salvando Angela Blake. No fim, o vilão se vê apaixonado por Angela, se torna melhor amigo do Clark e seu rival se torna até seu padrinho de casamento!

Só que não. Era tudo uma armadilha do Luthor para o Homem de Aço para aprisioná-lo em uma prisão dimensional. Pois é.

Imagem de capa do item

Bats e Coringa

Vocês imaginam o Batman e o Coringa trabalhando lado a lado? Uma situação complexa, não? Mas em "Brave and the Bold #111", isso aconteceu. Nessa história, o Coringa é INCRIMINADO de um assassinato por um criminoso de Gotham.

Assim, o Batman trabalha com o Coringa – de forma distante, claro – para capturar o vilão. Mas tem um porém aí, meus caros. No fim, quem estava trabalhando em conjunto mesmo era o Palhaço e o assassino, Burt Slade, para finalmente derrotarem o Morcego.

Imagem de capa do item

Quarteto e Doom

O relacionamento entre o Quarteto Fantástico e o Doutor Destino é difícil. O Destino, em si, é um personagem que vai muito além das caixinhas de herói e vilão. Mas, essa foi uma situação peculiar.

Simplesmente porque o Victor ajudou a dar à luz à filha do Reed e da Sue, Valeria Richards. Quando os poderes da menina estavam ameaçando a vida da mãe e sua própria, ainda no útero, a solução final foi buscar a ajuda do Destino, que conseguiu fazer o parto, mas pediu algo em retorno: ele é quem dá o nome da menina – por motivações próprias, claro.

Imagem de capa do item

Aquaman e Mestre do Oceano

Muitos acreditam que o Arraia Negra é o arqui-inimigo do Aquaman, mas quem ocupa o posto é o Mestre do Oceano. Na Era de Prata, os dois eram inimigos mortais.

Ainda que rápida, em "Aquaman #37" os dois fizeram uma parceria para salvar os oceanos – e poderem continuar lutando depois. Eles foram interrompidos em uma batalha quando descobrem que o Necrófago criou um dispositivo que destruiria os mares.

Com o perigo iminente, os dois se juntam contra o vilão. Isso só não durou mais porque, no meio da coisa toda, o Mestre do Oceano tentou derrubar o próprio Aquaman junto do Necrófago.

Imagem de capa do item

Os Mutantes

Quantas vezes os X-Men e seus inimigos mutantes já se juntaram? Perdemos as contas. O Magneto, por exemplo, foi herói e vilão da equipe tantas vezes que nem sei mais contar.

Mas, para dar um exemplo, durante a Era de Prata, vários mutantes criminosos se juntaram aos X-Men para lutar contra o Fator Três. O vilão se colocava contra os mutantes em uma época de Guerra Fria, quando dizia que se eles se juntassem, poderiam formar um terceiro partido na batalha ideológica que complicaria ainda mais as coisas.

Não houve reviravolta aqui, os criminosos não tentaram nada contra os X-Men no caminho; foi tudo por um bem maior.

Imagem de capa do item

Kang e os Vingadores

Kang, o Conquistador, é um dos personagens mais poderosos e difíceis de explicar da Marvel. Entre os vilões mais insanamente destrutivos dos Vingadores, no século 40, ele foi desafiado pela princesa Ravonna a trazer a equipe para o futuro e derrota-los, assim ganharia seu trono.

Ele fez isso e ganhou o direito ao governo. Porém, os conselheiros queriam que ele matasse a Ravonna para destrona-la e o Kang se recusa. Assim, ele liberta os Vingadores para ajudá-lo salvar a Ravonna.

Imagem de capa do item

Todos contra o Homem de Aço!

E quando o maior super-herói de todos os tempos se torna um tirano? Em Injustice, esse é o caso, quando o Coringa, em sua cartada final, consegue corromper o Superman.

Assim, as linhas entre vilões e heróis se diluem e vários ex-inimigos lutam ao lado do Batman contra o dominador Kriptnoniano da Terra.

Imagem de capa do item

Todos contra o fim do Multiverso!

Por fim, se é para falar de reunião de heróis e vilões, não podemos deixar de citar a grandiosa Crise nas Infinitas Terras!

Quando um ser, mais poderoso do que todos os já enfrentados, ameaça destruir todo o Multiverso, não existem heróis e vilões. Todos são convocados para lutar pela existência – mesmo que vários ainda mantenham suas próprias motivações escondidas.