10 motivos pelos quais “X-Men: A Série Animada” é a melhor adaptação da equipe!
10 motivos pelos quais “X-Men: A Série Animada” é a melhor adaptação da equipe!
E é por isso que a queremos de volta!
Dentre as várias séries e adaptações animadas de super-heróis que foram lançadas ao longo das últimas décadas, uma se destaca com grande carinho entre os fãs da Marvel Comics: X-Men – A Série Animada. E, pelo visto, podemos ter uma “continuação” da trama em breve.
Embora sua animação seja datada pelos padrões atuais, a série sempre nos presenteou com ótimos arcos dramáticos e uma excelente construção de personagens. E é por isso que resolvemos listar 10 motivos pelos quais X-Men: A Série Animada é a melhor adaptação dos Filhos do Átomo fora dos quadrinhos!
Créditos: Divulgação
A formação mais adorada da equipe
Antes de qualquer coisa, precisamos falar sobre a formação que abrilhantou a série, tornando-se uma das mais amadas da história da equipe. Encabeçando o time, tínhamos Wolverine, Ciclope, Jean Grey e Tempestade. Eles eram os "líderes" da equipe, logo abaixo do Professor X.
Além deles, tivemos também o Fera, Gambit e Vampira. Um personagem mais desconhecido, chamado Morfo, também participa e possui seu próprio arco. Mas o destaque mesmo fica com Jubileu, que por sua vez funciona como os "olhos do público" e é uma personagem extremamente divertida e inteligente.
Conexões incríveis
Por mais que X-Men: Evolution tenha tido a participação especial do Capitão América e mencionasse alguns personagens clássicos da Marvel Comics, só A Série Animada realmente parecia algo completamente integrado ao universo da Casa das Ideias, embora os personagens estivessem em um núcleo mais "isolado".
A série conta com diversas participações especiais, cameos e menções honrosas. Heróis como os Vingadores, a Miss Marvel, Nick Fury e Doutor Estranho aparecem ao longo da série - e suas participações geralmente são bem divertidas, mostrando como a equipe mutante é tratada em meio a esse mundo de super-heróis.
Participações mais do que especiais
E não pense que apenas heróis "de fora" marcam presença ao longo da série. Vários episódios contam com a participação de mutantes clássicos dos quadrinhos, sempre inseridos em meio a situações muito inteligentes ou em adaptações de sagas clássicas. Para os fãs dos X-Men, a série é um prato cheio.
Entre os heróis que vemos, podemos citar Noturno, Anjo, Bishop, Psylocke, Banshee, Longshot, Cristal e diversos outros heróis que integram a mitologia da equipe. Cada temporada nos apresentava dezenas de novos personagens, e todos eles possuíam sua relevância dentro da trama de cada arco.
Nada de pontas soltas!
Uma das coisas que X-Men: A Série Animada fez melhor foi estabelecer pistas em suas temporadas que seriam recuperadas nos anos seguintes. Talvez o melhor exemplo disso seja o desenvolvimento de Jean Grey, que é tratado na forma de easter-eggs até a adaptação da Saga da Fênix Negra e sua posterior ressurreição.
Cada trama estabelecia uma série de elementos que seriam explorados nos episódios seguintes, traçando um jogo de causa e consequência que sempre deixava os fãs investidos e instigados. Talvez, a única temporada que tenha deixado as coisas mais "em aberto" tenha sido a última, devido ao seu cancelamento.
Vilões bem estruturados
Os filmes acostumaram os fãs com a ideia de que o único grande vilão dos X-Men é Magneto. No entanto, a série animada - quase uma década antes do surgimento dos mutantes nos cinemas - sabia explorar muito bem o rol de personagens dos quadrinhos, trazendo os principais vilões da equipe.
Ao longo de suas cinco temporadas, conhecemos todo tipo de inimigo. Desde Magneto e sua Irmandade de Mutantes a Apocalipse. Ou os Sentinelas - que retornam na adaptação de Dias de um Futuro Esquecido. Até mesmo vilões mais bizarros da equipe, como Mojo, dão as caras aqui.
Todo mundo tinha espaço para brilhar
Um problema testemunhado em todos os filmes e séries animados que vieram após o lançamento d'A Série Animada foi a centralização do foco em alguns personagens específicos - especialmente o Wolverine, que sempre foi o grande protagonista de todas as franquias produzidas com o selo da equipe.
No entanto, não espere isso aqui. Na série animada, todos os X-Men possuem sua chance de brilhar - até mesmo aqueles que não fazem parte da formação central. Se você quer um exemplo, basta pensar no Anjo, que ganha todo um desenvolvimento até ser transformado em Arcanjo - e sequer fazia parte do "elenco" principal.
Arcos de personagens complexos
Outro elementos muito interessante que ajudou os personagens a terem seus momentos de glória é o desenvolvimento de arcos individuais para cada membro da equipe. Em vez de deixar os personagens "secundários" como bucha de canhão para as cenas de ação, todos tiveram suas próprias histórias.
O Gambit e a Vampira talvez sejam o melhor exemplo disso. Embora os dois personagens sejam amados por seus poderes e personalidades marcantes, ambos possuem tramas muito poderosas e trágicas. O mesmo vale para todos os outros membros - até os que aparecem pouco, como o Fera.
Histórias consagradas
Se você preza por fidelidade e por materiais que sejam bem próximos aos quadrinhos, X-Men: A Série Animada é perfeita para você. O grande louro da série - e que fez com que muitos fãs se apaixonassem instantaneamente por sua trama - foi a adaptação das sagas clássicas da equipe.
Aqui, temos uma mistura de várias tramas consagradas, como A Saga da Fênix Negra, Dias de um Futuro Esquecido, Arma X e até mesmo a saga do Vírus Legado. Além disso, todos os episódios exploravam, de forma direta ou indireta, algumas histórias dos quadrinhos, mesmo que de maneira original e facilmente identificável com o público leigo.
Personagens carismáticos
Não é difícil entender porque o público ama os X-Men nos quadrinhos. Com diversos heróis em suas fileiras, compondo dezenas de formações diferentes, sempre temos personagens com os quais podemos nos identificar, o que faz com que a saga, além de todo seu comentário social, seja de fácil acesso a qualquer um disposto a conhecer essas figuras icônicas.
E a Série Animada faz isso com maestria. Absolutamente todos os personagens são carismáticos e chamativos, o que gera uma conexão direta com o público. Mesmo figuras mais sérias, como o Ciclope, possuem elementos humanizantes, que os tornam menos "ícones inalcançáveis" e mais "heróis do cotidiano".
A única adaptação que realmente capturou o espírito dos X-Men
Por fim, temos o elemento primordial que difere X-Men: A Série Animada de qualquer adaptação da equipe para mídias audiovisuais. É a única série que respeita fielmente a essência do grupo e de suas histórias, trazendo fidelidade e ainda assim se mostrando aberta para fãs que nunca pegaram um quadrinho dos Filhos do Átomo na vida.
Se a Fox nos apresentou, em seus filmes, uma equipe mais "pé-no-chão", ou X-Men: Evolution nos presenteou com uma reimaginação completa da equipe - enquanto Wolverine e os X-Men não teve tempo de realmente desenvolver seus personagens, X-Men: A Série Animada é a única que se prova uma adaptação fiel e, ao mesmo tempo, inovadora.