10 motivos pelos quais você precisa jogar a franquia Marvel Ultimate Alliance!

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10 motivos pelos quais você precisa jogar a franquia Marvel Ultimate Alliance!

Por Gus Fiaux
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Tecnologia e jogabilidade

Apesar de serem jogos da década passada, os dois foram elogiados pela forma como utilizavam os gráficos e mecânicas da época de forma a construir uma jogabilidade fluida e nada complicada - o que por si só já os diferencia bastante de outros games da Marvel.

Mesmo sendo restrito pelas limitações e por ter gráficos datados, o jogo permanece atual em sua construção... e se você não se importa com isso, eles têm todo um charme oldschool das gerações anteriores.

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Cenários e localidades

Os dois games são conhecidos pela forma com a qual a história dialoga com os lugares por onde ela passa. Em decorrência disso, temos grandes cenários que não correm o risco de se tornarem repetitivos, justamente pela forma como a história se desenrola em várias localidades diferentes.

Além disso, fãs de quadrinhos devem se alegrar por conseguirem estar em diversas áreas retratadas nas HQs. Desde Atlântida, até a Latvéria, passando pelo Inferno de Mefisto, Asgard e a Prisão 42.

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O tamanho da aventura

Quem não gosta de jogos curtos e facilmente resolvidos tem um prato cheio aqui. A aventura do primeiro jogo tem nada menos que 13 horas jogáveis (isso sem contar os extras). O segundo tem "apenas" 9 horas, mas não deve em nada ao primeiro.

Além disso, as histórias dos dois jogos são divididas em atos, o que faz com que cada capítulo possua missões específicas em lugares diferentes... ainda que seja possível voltar para os cenários e missões anteriores quando você quiser.

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Minigames

Como se não bastasse uma grande campanha principal, os dois jogos ainda são recheados de material extra e minigames. Um modo bem interessante dos dois jogos é o de treinamento, que é liberado conforme se acham discos espalhados pelo mapa.

As missões individuais garantes uniformes alternativos para vários personagens, além de aumentar a experiência e liberar extras como artes conceituais e vídeos dos bastidores.

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Formando equipes

O jogo lhe dá várias opções de formar equipes. Você pode se tornar apenas um herói e enfrentar os mais diversos inimigos sozinho, como também pode juntar uma equipe de até quatro personagens.

Esse recurso é interessante porque permite com que o jogador aumente sua equipe com o tempo, formando membros reservas e também criando uma sinergia entre seus membros.

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Trabalho em grupo

Ainda no campo das equipes, é bom observar como o jogo faz com que os diversos heróis interajam de forma que só conseguimos ver nos filmes e quadrinhos. Trabalho em grupo é fundamental, principalmente no multiplayer.

Os poderes formam combinações especiais e cada equipe tem particularidades. Uma funcionalidade adicionada no segundo jogo são as Fusões, que permitem com que os heróis combinem seus poderes máximos, gerando golpes arrasadores.

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Condução da história

Uma coisa bem interessante de Marvel Ultimate Alliance e sua sequência é que ela insere um modo de jogabilidade que foi sendo aprimorado nos últimos anos em jogos como Until Dawn, por exemplo. Embora a história seja fixa, certos acontecimentos podem ser alterados conforme as escolhas dos jogadores, provocando resultados diferentes em cada campanha.

O segundo jogo, por exemplo, tem toda a trama da Guerra Civil, que permite com que o jogador escolha seu lado e mantenha-se nele até a conclusão da história, criando formas de jogabilidade bem diferentes.

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Vilões e desafios

Se você espera um jogo fácil e sem afrontas, está procurando no lugar errado. Os dois games possuem uma vasta quantidade de vilões e adversários. No primeiro, você enfrenta os Mestres do Terror enquanto busca dar fim ao plano maligno do Doutor Destino - e no caminho, chega até mesmo a encontrar Galactus, o Devorador de Mundos.

Já no segundo, a trama é mais pessoal, e o jogador é levado a enfrentar outros heróis e antigos aliados no clima nada amistoso da Guerra Civil.

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Adaptações

Talvez, um dos grandes diferenciais de Marvel Ultimate Alliance seja a forma como eles conseguiram adaptar algumas histórias e arcos das HQs numa época que isso ainda era inédito nos games. O primeiro possui menos adaptações diretas, mas toda a formação dos Mestres do Terror é bem familiar para quem conhece as histórias do grupo nas HQs.

Já o segundo logo de cara não adapta apenas a maior saga da Marvel da década passada - Guerra Civil - como também traz uma adaptação breve da Guerra Secreta de Nick Fury e da formação dos Thunderbolts.

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Personagens

O maior mérito de Marvel Ultimate Alliance é a forma como o jogo conseguiu introduzir uma variedade tremenda de personagens do Universo Marvel. Vários vilões e NPCs retirados diretamente das páginas das HQs, o que nem de longe tira o brilho das duas dezenas de personagens jogáveis e exclusivos para diversos consoles.

O destaque aqui é pela forma como o jogo não privilegia grupos específicos. Não é um game solo dos Vingadores ou dos X-Men. É uma aliança suprema do Universo Marvel contra um mal em comum.